top of page

Festival Experimental de Danças Paraense abre inscrições para oficinas e batalhas de dança

O Festival Experimental de Danças Paraense – FEDAPA – chega à sua terceira edição com uma proposta ousada: valorizar as expressões corporais amazônicas por meio da dança, promovendo encontros entre tradições e experimentações. Neste ano, o evento amplia seu alcance para o município de Ananindeua, consolidando sua atuação nos territórios periféricos da Região Metropolitana de Belém.



A programação será realizada em duas datas: no dia 9 de maio de 2025, em Ananindeua, das 14h às 21h; e no dia 17 de maio de 2025, na Usipaz do Benguí, em Belém, das 14h às 21h30.

Gratuito e aberto ao público, o FEDAPA 2025 contará com mostras artísticas, palestras, oficinas formativas e batalhas de dança, com foco nas manifestações e experimentações das danças paraenses.



“A nossa 3ª edição tem várias novidades e representa diversas conquistas do nosso grupo que organiza o FEDAPA. Agora somos o Ponto de Cultura Dance e Recrie o Mundo, certificado pela Secult-PA. Isso demonstra o amadurecimento da equipe que cria e produz o festival”, comenta Maya Lima, produtora executiva do FEDAPA.

“A cada ano do evento, nos sentimos mais seguros em propor que as danças paraenses sejam o foco principal do nosso festival. Esta edição também representa a transmissão das nossas danças e dos nossos patrimônios imateriais, com o propósito de contribuir para a manutenção da nossa cultura e das identidades amazônicas.” 




Oficinas Gratuitas

A programação formativa inclui oficinas que misturam danças urbanas com tecnobrega, carimbó com dança afro-brasileira, tecnobrega com bregafunk, brega da saudade, lundu e fusões contemporâneas. O objetivo é promover o intercâmbio de saberes, estimular a criatividade e incentivar a valorização das danças de origem popular e periférica. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line neste link.

As oficinas gratuitas do FEDAPA são voltadas às danças paraenses, mas com o diferencial de experimentar com outras danças do Brasil e do mundo, ressaltando a inovação e versatilidade da dança paraense. Afinal, nossos ritmos são atuais e base para estudos, festivais e diversos encontros artísticos.



Batalhas de Dança Experimental Paraense

Um dos momentos mais aguardados do festival são as Batalhas de Danças Experimentais, que ocorrerão em duas categorias:

  • Casal/Dupla: destinada a pessoas ligadas a fã-clubes de tecnobrega, com domínio de ritmos como Tecnobrega, Merengue, Melody, Baile da Saudade, entre outros.

  • Solo/Individual: voltada à experimentação livre, onde dançarinos e dançarinas combinam elementos das danças paraenses com outros estilos e ritmos do Brasil e do mundo, valorizando a identidade coreográfica da Amazônia.

Os critérios de avaliação incluem fluidez, criatividade, composição coreográfica e identidade paraense. Os participantes poderão acessar previamente a playlist das batalhas e o regulamento completo, disponíveis no ato da inscrição. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 14 de abril a 5 de maio, no mesmo formulário de inscrição. 



Premiação

A premiação contempla apenas o primeiro lugar em cada modalidade, em ambas as cidades:

  • Categoria Casal: R$ 2.000

  • Categoria Solo: R$ 1.000

“A premiação acaba motivando as pessoas a participarem da batalha, mas, ao longo do processo, outras questões são vivenciadas, como a valorização da nossa cultura, o enaltecimento das nossas identidades e a transmissão das nossas danças. O intuito é valorizar os artistas que se debruçam sobre as danças paraenses em suas carreiras”, comenta Maya Lima.



Fomento e Apoio

O FEDAPA é uma realização do Coletivo Dance e Recrie o Mundo, iniciativa criada em 2016 por jovens moradores de bairros periféricos da Grande Belém e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA). O festival busca democratizar o acesso à arte e valorizar os saberes e fazeres da juventude amazônida.

“Experimentar, para nós, significa praticar, transmitir e criar. O foco do FEDAPA é gerar experimentações coreográficas com base na dança paraense, conectando-a com outras danças do Brasil e do mundo.”

O evento conta com apoio de políticas públicas de fomento à cultura, como: Lei Paulo Gustavo – Edital Pontos e Pontões e Lei Aldir Blanc 2024, PNAB – Programa Nacional Aldir Blanc Belém – Edital Multilinguagens, além da Prefeitura de Belém.

Para mais informações, inscrições e programação detalhada, acompanhe os canais oficiais do FEDAPA e do Coletivo Dance e Recrie o Mundo.



SERVIÇO

3ª edição do FEDAPA - Festival Experimental de Danças ParaenseInscrições para participar das oficinas e da batalha de dança: de 14 de abril a 5 de maioLink de inscrição: https://forms.gle/giubebBW8DQ8BWre7

Programação presencial09 de maio de 2025 – em Ananindeua (Local à confirmar) | 14h às 21h17 de maio de 2025 – Usipaz do Benguí, Belém | 14h às 21h30


 
 
 

Comments


bottom of page