top of page

Festival Interativo de Música e Arquitetura retorna à Belém, para homenagear o Theatro da Paz

Depois de homenagear diferentes monumentos arquitetônicos no estado do Rio de Janeiro (1ª edição) e contemplar importantes palácios e museus Brasil afora (2ª edição), o FIMA - Festival Interativo de Música e Arquitetura, em sua terceira edição, se dedica a homenagear os teatros históricos do Brasil, promovendo uma convergência lúdica entre música e arquitetura em alguns dos mais importantes templos da arte e da cultura brasileira. Desta vez, os eventos acontecerão, até março de 2024, nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Paraíba, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, e Pernambuco, oferecendo concertos presenciais e virtuais, podcast, websérie, conteúdos interativos, aulas magnas e ações educativas para escolas. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, todas as apresentações do FIMA têm entrada gratuita. Em Belém, a homenagem ao Theatro da Paz será nesta quinta-feira, dia 16, às 20h, com entrada franca.



A nova temporada – que se iniciou, em outubro, em Manaus e em Niterói (RJ), com passagem em João Pessoa no último dia 3 de novembro – retorna à Belém. O FIMA, em sua edição anterior, homenageou o Palácio Lauro Sodré, e agora saúda outra joia arquitetônica da cidade, o Theatro da Paz, que reflete toda a riqueza do ciclo da borracha no Brasil, exibindo em sua fachada o esplendor de sua arquitetura neoclássica, colunas imponentes e detalhes ornamentais - que evocam a grandiosidade das casas de ópera e antigos teatros do velho continente. O 4º concerto da nova edição do FIMA terá a apresentação de um repertório musical especialmente pensado para dialogar com os 145 anos da arquitetura, da arte decorativa e da história deste espaço único, testemunho vivo da história cultural e social de Belém e do Brasil. Os guias nessa jornada musical serão a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência de Miguel Campos Neto, a soprano Thaina Souza, a mezzosoprano Carolina Faria, o tenor Marcio Carvalho e o violinista Justo Gutierrez. Já os comentários sobre o Theatro da Paz ficarão a cargo do historiador Aldrin Moura de Figueiredo.



Em Belém, ocorrerá uma etapa educacional do projeto, com a realização do FIMA na Escola, composto por atividades de capacitação de professores da rede pública de ensino da cidade de Belém e Estado do Pará. Através do projeto, os educadores terão contato com um conteúdo especialmente desenvolvido para eles, envolvendo temas relacionados ao patrimônio histórico, com um aprofundamento sobre as diferentes características e contextualizações históricas do Theatro da Paz, além de uma proposta de sensibilização musical acerca do repertório apresentado no concerto. O educadores irão multiplicar esses conteúdos em sala de aula e alguns dos alunos terão a oportunidade de assistir ao ensaio aberto do concerto, no próprio dia da apresentação. Por fim, a cidade de Belém receberá também a etapa intitulada de FIMA Aulas Magnas, com a realização de aulas de música oferecidas de forma gratuita para estudantes de música que poderão se inscrever previamente para participar do projeto. Na ocasião, as atividades serão ministradas pelas cantoras líricas Thaina Souza (Soprano) e Carolina Faria (Mezzosoprano).

“Um dos principais objetivos do FIMA é estabelecer uma conexão afetiva do público com importantes patrimônios históricos brasileiros. Nesta nova edição do Festival, alguns dos mais importantes teatros históricos brasileiros serão celebrados. Edifícios que ao longo do tempo testemunharam importantes capítulos da trajetória artística do país. Através da música e da arquitetura, seremos transportados a diferentes momentos de nossa história, criando uma experiência multisensorial que unirá passado, presente e futuro. Uma jornada de reconhecimento e apreciação da rica tapeçaria que compõe a identidade cultural brasileira." afirma Pablo Castellar, Idealizador, Curador e Diretor Artístico do FIMA.


Dia 16 de novembro de 2023, quinta-feira

Local: Theatro da Paz - Belém do Pará

Horário: 20h

Entrada franca com distribuição de senhas no site www.ticketfacil.com.br e uma hora antes do evento. Limitado a dois ingressos por pessoa.

Avenida da Paz, Praça da República, S/N - Campina, Belém - PA

Comments


bottom of page