Festival Latinidade chega à quarta edição no sábado, 09 de agosto
- blognewschristian
- 2 de ago.
- 4 min de leitura
No sábado, 09 de agosto, será realizada a quarta edição do Festival Latinidade, projeto de valorização e divulgação da música latino-amazônica da região. Nesta quarta edição, o Festival volta a ocorrer em espaço público, oferecendo entretenimento gratuito e fomentando a cena cultural de Belém, trazendo atrações que dialogam com a cultura e sonoridade latino-amazônica.

A programação terá shows e oficina de dança no Boulevard da Gastronomia, centro histórico da capital, a partir das 18 horas. Bruno Benitez e Mundo Mambo, Félix Robatto, Batucada Misteriosa com participação de Mestre Nego Ray e Íris da Selva são as atrações musicais. O projeto é viabilizado com recursos da lei federal Aldir Blanc, via edital organizado pela Secult-PA.

O Festival Latinidade surgiu com o objetivo de destacar a identidade musical latino-amazônica existente no estado do Pará, representada pela mistura de ritmos latinos e amazônicos como a Cumbia, Merengue, Carimbó, Zouk, Lambada, Guitarrada e outros. Já são três edições realizadas (2017, 2018 e 2023), cada uma ocupando diferentes espaços, como casas de show, teatros e espaços públicos, levando aos palcos dezenas de artistas.
“Ao longo dessas edições, o Festival Latinidade se firma como um importante palco de valorização da cena local e de projetos autorais. A quarta edição marca o retorno do evento a espaço público, e misturando artistas de diferentes recortes da sonoridade latino-amazônica”, detalha Bruno Benitez, idealizador do projeto.

A programação abre com o show de Félix Robatto e seu Conjunto com seu repertório dançante, repleto de Lambada, Guitarrada, Cumbia, Merengue, Brega e Carimbó, levando pro festival a atmosfera da festa Lambateria, que ocorre há 11 anos na capital paraense.
Na sequência, Bruno Benitez sobe ao palco com a banda Mundo Mambo, uma das primeiras bandas de Salsa do Pará, criada em 2002 por Bruno, a banda hoje se reúne pontualmente para shows especiais, o que não ocorria desde 2019. Para este reencontro o repertório promete muita Salsa, Cumbia e Merengue para os bailadores de plantão.

Fechando a noite, mais um encontro de gigantes da cultura popular paraense: Batucada Misteriosa convida Mestre Nego Ray e Íris da Selva, trazendo a força dos tambores ancestrais e da poesia amazônica, fortalecendo a concepção do festival, que percebe a Amazônia como parte integrante do território latino-americano.
Além dos shows musicais, o professor, coreógrafo e pesquisador Joe Chaves, sua parceira Jasmini Lindsay e outros profissionais da dança estarão promovendo oficinas de ritmos latinos interativas durante os shows, promovendo uma imersão na cultura latino-americana.

A 4ª edição do Festival Latinidade é um projeto viabilizado com recursos da lei federal Aldir Blanc, via edital organizado pela Secult-PA.
Release e fotos aqui: IMPRENSA - 4ª Festival Latinidade.
Atrações:
Félix Robatto
Bruno Benitez + Mundo Mambo
Batucada Misteriosa convida Mestre Nego Ray + Íris da Selva
Oficinas interativas de ritmos latinos com Joe Chaves
Serviço:
| O quê |: Festival Latinidade 4ª Edição
| Quando |: 09 de agosto de 2025 (sábado) a partir das 18 horas
| Onde |: Boulevard da Gastronomia (Blvd. Castilhos França - Campina, Belém - PA - 66010-080).
| Atrações |: Félix Robatto, Bruno Benitez + Mundo Mambo, Batucada Misteriosa e Mestre Ray + Íris da Selva
| Entrada |: Evento gratuito
| Informações |: +55 91 98190-8453.
| Realização |: Lei Federal Aldir Blanc, via edital organizado pela Secult-PA.
Sobre os artistas:
Bruno Benitez: Representante da música latino-amazônica feita em Belém-PA, Bruno Benitez mistura a latinidade da Cúmbia, Salsa e Merengue com os gêneros amazônicos como o Carimbó, Lambada e o Marabaixo. Bruno traz nos genes uma herança multicultural, com raízes no Pará e no Uruguai, transitando pelos idiomas e sonoridades destas matrizes culturais.
Batucada Misteriosa: Conjunto de carimbó formado no Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci, Belém, Pará. Lançado oficialmente em 11 de dezembro de 2016, tem como objetivo fortalecer as identidades caboclas, pretas e indígenas, usando a música para despertar a cidade com ritmo e encantamento.
Félix Robatto: Guitarrista, percussionista, produtor e pesquisador musical paraense, criador da Lambateria, do Clube da Guitarrada e projeto Lambadeiros do Trovão. Tem três álbuns solo e está a frente do Pupuña Estúdio, referência em produção de música latino-amazônica. É diretor musical do álbum “Gaby canta Tecnoshow”, vencedor do Grammy Latino de Música Raízes em Língua Portuguesa 2023..
Íris da Selva: Íris da Selva é um artista da Amazônia, conhecido por suas músicas que exploram a sonoridade da cultura popular e a relação com a natureza. Suas letras refletem o cotidiano e a poética da paisagem amazônica, com canções que expressam um profundo sentimento pela Mãe Natureza.
Mestre Ray: Importante figura da cultura do Carimbó, conhecido por sua habilidade como tocador, compositor e fazedor de instrumentos, sendo também um importante agente cultural, que promove e difunde a cultura do carimbó através do Espaço Cultural Coisas de Negro, compartilhando saberes e formando gerações de tocadores.
Mundo Mambo: Criada em 2002 por Bruno Benitez, é a primeira banda de Salsa do Pará e foi importante divulgadora da música latina em Belém. A banda hoje se reúne pontualmente para shows especiais, o que não ocorria desde 2019.
Comentários