top of page

Festival Outros Nativos 2025 abre inscrições e anuncia atrações internacionais

Reconhecido por criar um espaço de encontro e formação entre artistas e comunidades de Belém, mais especificamente no conhecido bairro da Sacramenta, o FON (Festival Outros Nativos) se tornou, no contexto da COP30, um evento internacional.

Além de oferecer uma única vaga para uma residência artística na periferia da capital paraense, durante a Conferência da ONU, o FON também abre inscrições para a Mostra Alternativa Pará, para cantores e compositores paraenses inscreverem músicas.

Na mostra competitiva, os candidatos concorrem a R$ 5.000,00 (Cinco mil reais), gravação de clipes e gravação de singles dentro dos projetos da Associação Sociocultural Outros Nativos (Ason).


ree

Foi graças às conexões promovidas pelos projetos da Ason que o cantor e compositor americano Gregg Kofi Brown tomou contato com o trabalho de Fartura Flame e juntos produziram duas músicas.

“Esse encontro tão bem-sucedido entre o afrobeat de Londres, onde o Gregg está radicado hoje, e a Sacramenta, de onde o Fartura Flame vem, mostra que o paraense está mesmo na vanguarda em muitos gêneros musicais. Daí a importância de festivais que valorizam, como nós, a força dos artistas da periferia”, explica Nicobates, coordenador do Festival.

Para os produtores e artistas que compõem a Ason, mais que os prêmios, o Festival oferece oportunidades de discutir a real sustentabilidade de projetos musicais na periferia. “Pense que essa conexão pode significar uma real possibilidade de intercâmbio comercial. O que é menos poluente do que a indústria criativa? Música é isso. É o que deveríamos discutir na COP também”, explica.

A abordagem sociocultural da Ason está no contexto do racismo ambiental e da justiça climática, conceitos que chegaram pela COP30. Depois de figurar em uma publicação sobre abordagens sustentáveis em projetos culturais, produzido pela Secretaria de Cultura do Pará (Secult) e pela Ong inglesa Julie’s Bicycle, o FON foi premiado em um edital do British Council juntamente com outros festivais da América Latina.

“Foi assim que nos tornamos internacionais. A gente só queria resolver os problemas da nossa comunidade e os meninos queriam poder fazer rap, rock e música regional, ter qualidade de vida e quem sabe viver de arte, sem ter lixo na rua..., ter um emprego justo. Nunca foi minha intenção ser ‘ambientalista’, mas descobri que racismo ambiental é um conceito que representa uma realidade bem presente na nossa comunidade”, diz Nicobates.


ree

Atrações - Entre as atrações convidadas já confirmadas para o Festival, está também o jovem cantor londrino de origem nigeriana Akin Soul, convidado de Gregg Kofi Brown, que é americano mas está radicado em Londres onde já cantou e compôs com artistas como Ed Sheeran, Sting e Stanley Jordan, entre outros.

“Gregg Koffi Brown é fundador da lendária Osibisa, banda pioneira na música africana pelo mundo. No ano passado quando veio passar férias em Belém conheceu o trabalho do Fartura Flame e agora, no Festival, vamos lançar o single com o feat entre eles, chama-se ‘Make a Change’”, informa Nicobates.

Outras atrações paraense serão divulgadas em breve. As inscrições estão abertas até o dia 23 de outubro, e o regulamento completo pode ser acessado pelo link disponível na bio do perfil do instagram @fon.festival ou diretamente no site www.outrosnativos.com.br

O calendário de fases e etapas do Festival inclui votação online e programações paralelas a outros projetos internacionais que devem ocupar o Teatro Gasômetro do Parque da Residência em Belém, com apresentações presenciais no dias 15 e 16 de novembro.

O Festival Outros Nativos 2025 é uma realização do ponto de cultura da Associação Sociocultural Outros Nativos e faz parte da programação do ano cultural Brasil/Reino Unido, vencedor do edital Cultura Circular 2025. O patrocínio é do British Council e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Governo do Pará, Ministério da Cultura e Governo Federal. A produção é da produtora Uka Uka Arte e Cultura.

 

SERVIÇO:

Inscrições para o Festival Outros Nativos V

Até dia 23 de setembro no site da Ason

Informações: outrosnativos@gmail.com / @outronativos

(91) 981687474 

 
 
 

Comentários


bottom of page