Com o suor dos fazedores de cultura da periferia de Belém, o Festival Outros Nativos (FON) chega à sua quarta edição neste finalzinho de 2024. Adaptando-se à realidade política de nossa cidade e dando um grito de resistência, esta edição será totalmente dedicada ao funk, ao rap e à música pop eletrônica da periferia.
O Festival que premiará com a produção de um videoclipe e um single, além de prêmios em dinheiro, as melhores performances está com inscrições abertas até dia 9 de novembro no site outrosnativos.com.br.
Podem participar artistas desses gêneros musicais. “A intenção é fortalecer, assim como o nosso movimento sociocultural, a cena do hip hop, de quem faz música eletrônica cantada hoje na periferia da Região Metropolitana de Belém”, afirma Taisse Naiade, uma das fundadoras da Associação Sociocultural Outros Nativos (Ason), realizadora do projeto.
Entre os inscritos, 20 artistas serão selecionados para votação online, que ficará aberta ao público entre os dias 12 e 20 de novembro. Os dez mais votados irão à grande final, que ocorrerá presencialmente, com shows de artistas convidados (Mostra Nativa). Será no dia 24 de novembro na Praça Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta.
O Festival Outros Nativos abre vagas para candidatos compositores que atuem entre os gêneros do rap, trap, funk, R&B e música pop eletrônica com letras. Poderão se inscrever artistas entre 18 e 35 anos, conforme o regulamento que está disponível no site.
O primeiro lugar ganhará quinhentos reais em dinheiro e terá um single e um videoclipe produzido pela equipe da Associação realizadora do Festival. “Uma grande oportunidade para os artistas da periferia”, garante Moraes MV, ganhador do FON na edição de 2021 e hoje um dos produtores desta edição.
O Festival tem um formato diferente e híbrido. A mostra competitiva é chamada de Mostra AlterNativa. E os convidados a se apresentarem no dia da final formam a Mostra Nativa. Em breve o FON vai anunciar as atrações convidadas para o dia da final.
O projeto tem patrocínio do Governo Federal e Governo do Pará, por meio da Lei Paulo Gustavo, edital Nº 11/2023; e da empresa Suzano, por meio do Edital de Boas Práticas Comunitárias, destinado a associações dos bairros do Barreiro, Telégrafo e Sacramenta.
Os parceiros da Associação na realização deste evento são o Instituto Ambient, a Associação de Moradores da Área Dois (Amad), o Grupo Mulheres Empreendedoras da Sacramenta e a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis das Águas Lindas (Cootaral).
SERVIÇO:
Inscrições para o Festival Outros Nativos 04
Até dia 9 de novembro
No site www.outrosnativos.com.br
Informações:outrosnativos@gmail.comou (91) 98168 7474
Comments