Festival Pan-Amazônico de Cinema recebe inscrições para mostra de videoclipes da Amazônia


Com linguagem voltada para potencializar a narrativa de uma obra musical, os videoclipes são campos férteis para criatividade e imaginação. Por essa natureza, o Festival Pan-Amazônico de Cinema - Amazônia FIDOC realizará exibição especial do gênero na programação de 2022, em novembro, no formato competitivo. As inscrições para esta mostra estão abertas até 14 de outubro, gratuitamente, via formulário online. O regulamento completo pode ser acessado em www.amazoniadoc.com.br

Podem se inscrever para a iniciativa artistas solo ou bandas, de qualquer estilo musical, dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. É preciso que as obras audiovisuais tenham sido finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2020, com definição mínima FULLHD (1920 x 1080 pixels), na horizontal; e indica-se que o videoclipe tenha entre dois e cinco minutos.



Algumas questões técnicas também precisam ser observadas: o arquivo do vídeo deve ser enviado com link para download do arquivo em vídeo, com a senha (caso exista). Não serão aceitas obras físicas para as inscrições e não há limite de inscrições de videoclipes. De acordo com a idealizadora e diretora geral do Festival, Zienhe Castro, uma curadoria formada por artistas e profissionais do mercado audiovisual e musical fará a seleção das obras a serem exibidas na mostra competitiva, a serem divulgadas até 20 de outubro pelo site e redes sociais do AmazôniaFiDOC.

Serão premiados o melhor videoclipe pelo Júri oficial e o melhor videoclipe pelo voto popular, podendo o Júri Oficial atribuir Menções Honrosas também. O voto para o Júri Popular será feito exclusivamente através da plataforma de exibição, seja na AmazoniaFLIX (www.amazoniaflix.com.br)ou no canal do Amazônia FIDOC no Youtube (www.youtube.com/amazoniadoc). As obras selecionadas ficarão em exibição nas plataformas durante o período do Festival, e serão exibidas nos dias 19 e 20 de novembro de 2022, dentro das atividades da Mostra Competitiva Videoclipes Amazônia Legal.

A realização é do Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parceria: Fundação Cultural do Pará e Cine Líbero Luxardo. Apoio cultural: Instituto Goethe, Casa de Estudos Germânicos (CEG) e Distribuidora Estrela do Norte. Apoio institucional: Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT-PA) e Curso de Cinema da Universidade Federal do Pará (UFPA) Produção: ZFilmes e Instituto Culta da Amazônia.


Programação 2022


O Festival AmazôniaFIDOC 2022 será realizado em Belém, de 10 a 20 de novembro, com a mostra competitiva de filmes (ficção e documentários), além de discussões sobre o cinema na região Amazônica. A programação terá duas exibições principais: a “Mostra Competitiva Pan-Amazônica”, com filmes produzidos ou coproduzidos por autores de quaisquer dos nove países da região, e a “Mostra Competitiva Amazônia Legal”, direcionada a filmes produzidos nos estados brasileiros que compõem o território amazônico no Brasil.

"Também faremos exibições dos filmes com jovens na 2ª edicão do 'Curta Escolas' e outras atividades paralelas, com oficinas e vivências em audiovisual, além de painéis e debates no 1º Fórum de Cinema das Amazônias. Todas as atividades serão realizadas na Praça do Artista da Fundação Cultural do Pará, na sala do Cine Líbero Luxardo e ainda teremos exibições e pré estreia no Cine Estação - Teatro Maria Sylvia Nunes", completa Zienhe Castro.



Marajó


E como parte da descentralização do projeto, a equipe do Festival realizou em setembro oficinas, uma Mostra Itinerante e o 1º Programa de Residência Artística Útero (“Residência Útero”) - que ofertou bolsas para três artistas mulheres amazônidas: Mariines (PA), Malu Teodoro (RO) e Melissandra (PA) - em Soure e Salvaterra, na Ilha do Marajó. Em parceria com a Comunidade Quilombola Bairro Alto (ARQBA) e com a Associação de Moradores do Bairro do Pacoval (AMPAC), foram exibidos curtas-metragens de cineastas paraenses e oficinas de educação audiovisual destinada aos jovens marajoaras.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square