Festival Psica confirma edição presencial em 2021

O avanço da vacinação contra a Covid-19 em Belém, que está aplicando a segunda dose na população adulta, trouxe a segurança para anunciar que o Festival Psica terá edição presencial ainda em 2021. Seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde, das entidades de saúde do Estado do Pará e do Município de Belém, o evento será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, com shows de artistas paraenses e de outros estados. É o primeiro festival de médio porte a confirmar realização na capital paraense depois da crise do coronavírus, reunindo os fãs saudosos de shows e de eventos ao vivo. Será o 9º Festival Psica, a primeira edição com o patrocínio da Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear).


Os dois dias de evento serão preenchidos com a marca da curadoria Psica: uma mistura inusitada de sonoridades regionais, artistas representantes da nova música brasileira e nomes do underground. Além dos shows, montados em Belém, o Festival oferece uma programação formativa que, pela primeira vez, será itinerante, levando conhecimentos sobre produção cultural e de eventos para outras regiões paraenses. A confirmação do Festival traz esperança de uma nova fase para a arte periférica na cidade e para os artistas do cenário independente, que ainda sofrem com falta de incentivos e baixa procura por apresentações ao vivo.



“Além de servir como um incentivo à vacinação, a volta dos shows é muito importante para a cadeia produtiva do estado, que sofreu um baque enorme com a pandemia. É preciso voltar ao trabalho, mas com muita cautela e respeitando todos os protocolos de prevenção e combate ao covid. Vai ser incrível entregar esse evento em comemoração a uma Belém 100% vacinada. Estamos muito otimistas e cheios de confiança que vai dar tudo certo”, prospera o diretor do festival, Jeft Dias.


As vendas para o Festival Psica 2021 serão abertas nesta quarta-feira, 25 de agosto, e são destinadas aos fãs que quiserem garantir um passe para toda a programação, divulgada nos próximos meses. Quem garantir o ingresso agora, no lote “às cegas”, paga um valor em conta e ainda ajuda o festival, depois da crise de saúde que afetou toda a cadeia cultural no Brasil e no mundo. “A ideia é criar uma rede de consumidores fiéis do festival que confiam plenamente no nosso trabalho e por isso compram antes de todo mundo, sem nem ao menos saber o que vem pela frente”, explica Gerson Junior, diretor do evento.


MAPEAMENTO E MANIFESTO


Junto do lançamento do festival, a Psica Produções também apresenta um site que tem objetivo de mapear a produção musical independente e periférica no Pará e na Amazônia, além de apresentar as produções realizadas pela equipe formada por pessoas pretas e periféricas. Em seu manifesto “neocabano”, assinado por Byxa do Mato, artista paraense, eles se apresentam como “de todos os cantos da floresta: do rio e do canal > do quilombo da baixada e dos conjuntos> das universidades e palafitas> do movimento social das rodas de carimbó e rap> das festas de aparelhagem e dos terreiros> somos agricultoras e marisqueiras, aqui o saber e a cultura popular compõem a paisagem urbana”, afirma trecho do documento disponível na íntegra no site psica.com.br.


Lá também é possível acessar a biblioteca de lançamentos musicais e audiovisuais, eventos e artistas que formam a produtora Psica, além de navegar por um mapa que demarca onde esses artistas estão localizados: do nordeste paraense, passando pelo sudeste do estado, até chegar no Baixo Amazonas. Em breve, outros artistas poderão adicionar suas informações ao mapa, no objetivo de montar um grande levantamento da produção preta e periférica criada na Amazônia.


“O mapeamento e concentração da produção dos artistas e produtores locais é muito importante para que as pessoas vejam a revolução cultural que está acontecendo aqui no Pará, e para que vejam a qualidade e o potencial de tudo que se produz nas periferias do estado. Inicialmente o psica.com.br vem pra dar visibilidade para os artistas Psica e para os projetos executados pela Psica produções. Em seguida, a ideia é expandir a plataforma, tornando-a aberta para que outros artistas e produtores culturais apresentem seus projetos”, detalha Jeft Dias.


FESTIVAL PSICA CONFIRMA EDIÇÃO PRESENCIAL EM 2021

O festival será realizado em dezembro, nos dias 17 e 18, cumprindo todas as orientações dos órgãos de saúde


Ingressos às cegas: vendas a partir da quarta-feira, 25 de agosto | Valor: R$60,00


Mais informações: Instagram @psicaproducoes

Posts Em Destaque
Posts Recentes