top of page

Festival Rio Ouricuri lança 5ª edição na Semana do Dia da Amazônia

Música, arte e sustentabilidade. Essa é a síntese do festival que leva o nome do rio que corta a cidade de Capanema no nordeste paraense e tem início nos dias 8 e 9 de setembro na praça da bíblia. Bandas autorais de Capanema e região, djs, workshop de dança e batalhas de break e b-boy compõem os dois de atrações em ações que incentivam o fomento à produção cultural da Amazônia do interior, que chega a sua 5ª edição com uma edição totalmente gratuita. Estamos muito empolgados com esse lançamento, pois será a primeira vez que teremos uma edição pós-pandemia que coincide com o amadurecimento e profissionalização do festival, diz Geovane Máximo coordenador geral do Festival.



A programação do dia 8, sexta-feira, tem apresentação de bandas autorais, djs e exposição de arte. Já no sábado, dia 9, ocorrerá a 3ª edição da Batalha CSC, iniciando às 10 horas com Workshop de Breaking com o atleta da seleção brasileira de breaking e B-Boy Leony, seguindo às 18 horas na Praça da Bíblia com batalhas nas categorias RAP e Breaking masculino e feminino, com 3 mil reais em premiações divididos entre as três categorias.

O evento de lançamento também marca o início das inscrições para as seletivas de atrações musicais que desejam apresentar seu trabalho autoral durante o evento de culminância do festival, programado para ocorrer nos dias 1 e 2 de dezembro. Através da seletiva serão escolhidas 8 atrações de diferentes gêneros e estilos musicais que receberão R$ 1.500,00 cada uma, como uma forma de incentivar e divulgar a produção musical autoral do Pará, com reserva de no mínimo três vagas para artistas da Região Caeté. Entre o evento de lançamento do festival em setembro e a sua culminância no início de dezembro, o festival promoverá também diversas programações ecopedagógicas e culturais nos meses de outubro e novembro.

Sobre o Festival

O Festival Rio Ouricuri traz em seu nome uma referência ao principal rio que cruza a cidade de Capanema e guarda íntima relação com a memória da população, mas que infelizmente enfrenta a poluição, resultado da urbanização. O projeto nasceu em 2017 para incentivar e valorizar a produção musical e artística de Capanema e região Rio Caeté, com a preocupação de estimular hábitos e práticas sustentáveis, agindo localmente sem deixar de pensar no impacto das ações a nível global. Este ano o festival foi contemplado com patrocínio do Governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Pará – FCP através do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023 na categoria Artes Musicais, sendo o único da Região Caeté premiado nessa categoria. A iniciativa também conta com apoio da empresa PHS da Mata do Grupo Pedro da Mata e da produtora cultural Silvaneia Montelo.

Este projeto que se apresenta como uma solução criativa para superar a carência de iniciativas que promovam a economia criativa, a sustentabilidade e novos talentos musicais autorais no interior do Estado do Pará. Promovendo a diversidade cultural sem distinção e fomentando público para as cenas musicais Rock, Rap, Regional, MPB e Samba, que apesar do pouco espaço no calendário dos municípios, tem o maior volume de produção musical autoral na região. Desse modo, é uma iniciativa que contribui com a democratização do acesso gratuito à arte e cultura e com a organização e desenvolvimento da cadeia produtiva da economia criativa e solidária na Região Caeté.

Gostou? Para mais informações siga as redes sociais do Festival Rio Ouricuri no Instagram, Facebook e Youtube e fique por dentro da programação e das oportunidades.

SERVIÇO:

Evento: 5º Festival Rio Ouricuri – Música, Arte e Sustentabilidade

Município: Capanema – PA

Período: 8 de setembro a 2 de dezembro de 2023

Primeira atividade: Evento de lançamento do 5º Festival Rio Ouricuri

Local: Praça da Bíblia, Capanema – PA

Data: 8 e 9 de setembro de 2023

Horário: 18 horas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page