Filme “Primavera”, com Ana Paula Arósio, Marília Gabriela e Ruth de Souza estreia mês que vem

Com grande repercussão nos festivais nacionais e internacionais (veja lista abaixo), "Primavera", distribuído pela O2 Play, chega aos cinemas no próximo dia 17 de fevereiro. Protagonizado por Ana Paula Arósio (trabalho ainda inédito da atriz), Marília Gabriela (ganhadora do prêmio de Melhor Atriz no Festival Brasil de Cinema Internacional ao interpretar uma estátua que ganha vida) e pela grande atriz do cinema negro, Ruth de Souza, falecida em julho de 2019, o filme conta também com participação de Wernner Schunneman, Carlos Casagrande e Ruth Escobar (em sua derradeira atuação). A narração é de Caco Ciocler. O longa apresenta a história de uma família através de memórias que são transmitidas para o filho, momentos antes da morte do pai. A narrativa se inicia com o primeiro ancestral, um inglês que viveu no final do século XVIII, e segue até seus herdeiros brasileiros. Veja o trailer aqui.

Roteirizado e dirigido por Carlos Porto de Andrade Jr., "Primavera" é um projeto pessoal do diretor que optou em construí-lo como um mosaico cinematográfico onde as imagens filmadas se mesclam a imagens de diversos arquivos que vão desde cenas guardadas no Museu do Índio até o Acervo Humberto Mauro. “É um privilégio trabalhar com este meu elenco de ‘Primavera’. São pessoas absolutamente generosas com quem passei alguns dos melhores dias da minha vida. Ruth de Souza, Ana Paula Arósio e Ruth Escobar são mais que atrizes, são poemas de Cecília Meireles que inspiram qualquer diretor. São únicas e deslizam como poucas no Olimpo das atrizes nacionais. Tudo nelas é fácil, sereno e perfeito. Eu as amo. Carlos Casagrande, um ator absolutamente dedicado como poucas vezes já trabalhei e que saltou no escuro e fez um tour de force levando a sensibilidade extrema e a técnica lado a lado”, conta o diretor.


20 anos de produção

Produzido pela Notábile Filmes, a obra experimental foi feita ao longo de 20 anos por meio de Leis de Incentivo (Audiovisual e Proac-ICMS), co-produções e recursos próprios. “Seria simples dizer que a demora foi apenas por uma questão financeira, já que quando filmamos, não tínhamos a verba integral da etapa de finalização, mas a verdade é que “Primavera” é artesanal, tem, literalmente, milhares de imagens de arquivo. É isso que dá a linguagem do filme e cada uma dessas imagens teve que ter uma negociação, uma autorização e, depois, tudo precisa ser editado, é um trabalho insano”, diz Ricardo Homuth, produtor de “Primavera”.

Com montagem de Emerson Brandt (“O Grilo Feliz” de 2001) e trilha sonora original de Eduardo Queiroz (“Bellini e a Esfinge" de 2001, “Bellini e o Demônio” de 2008, “Cabeça a Prêmio” de 2009), o longa ainda conta com a interpretação da cantora portuguesa Eugênia Melo e Castro na canção de encerramento.

“Nossa equipe técnica é sensacional. A belíssima fotografia do mestre Rinaldo Martinutti, a cenografia inteligente e competente de Aby Cohen, a música primorosa de Eduardo Queiroz que tanto compreende minha alma. Devo também agradecer minha diretora assistente Helena da Cunha Bueno com seu olhar instigante e sugestões sempre bem vindas. Meu produtor executivo, meu irmão, Ricardo Homuth por nunca duvidar do impossível, e o talentosíssimo editor Emerson Brandt”, celebra o diretor do longa-metragem.

Ruth de Souza em longa-metragem inédito que estreia dia 17 de fevereiro nos cinemas

Festivais

“Primavera” participou nos últimos anos de diversos festivais. Veja a lista:

Premiações:

Festival Brasil de Cinema Internacional - 2018 - Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Marília Gabriela), com Menção Honrosa para Ruth de Souza.

México International FF 2018 - Best Drama ;

Los Angeles FF/April 2018 - Best Feature All Genre;

Only The Best FF (EUA) 2021 - Best Experimental Film;

Aasha International FF (India) 2021 - Best Feature Film;

Mosaik Bridging The Borders Award 2021 - Ramsgate FF(UK) - Best Feature.

Finalista:

Las Vegas International FF - EUA 2019 - (finalista - Best Film);

Ouchy Film Awards - Suíça 2021 - (finalista -Best Film);

ABQ International FF - EUA 2021 - (finalista - Best Edition);

Artic FF - Noruega 2021 - (finalista - Best Feature Film).

Aporia International Village 2021 - (Korea) - Best Film.

Seleções Oficiais

Firenze Film Festival - Itália - 2018

FESTin - Lisboa - Portugal 2018

Portland Film Festival - EUA - 2018

Portuguese Language Film Fest- Budapest - Budapeste - 2019

First Time Filmmakers Sessions - UK - Inglaterra - 2020

Future Archives Film Series - Arlington - EUA - 2021

Ramsgate International Film Festival - UK - Inglaterra - 2021

LetWorks Am Latino Film Festival - RockVille - EUA - 2021

Ciclo Independiente - La Plata - Argentina - 2021

SonderBlu Film Festival - New York - EUA - 2021

Paradise Film Festival - Budapeste - 2021

Festival Mundial Cine Vera Cruz - México - 2021

Lift -Off Global Network - First time Filmmaker Sessions - 2020

Semana Del Cine Latinoamericano (La Plata - Argentina) - 2021

Marília Gabriela em cena de “Primavera” dirigido por Carlos Porto de Andrade Jr.

Sinopse

Momentos antes de sua morte, um pai revela ao filho as memórias da família a qual pertencem. Tudo o que resta são evidências fragmentadas, fotos destruídas e eventos contraditórios, descritos em um livro perdido no tempo. A narrativa se desenvolve em uma atmosfera de sonho que nos conduz pela saga de uma família incomum, que sobrepõe a lenda aos fatos.

O ponto de partida é o primeiro ancestral, um inglês de reputação duvidosa, que chega ao Brasil no final do século XVIII e se casa com uma senhora portuguesa, dona de um extenso pedaço de terra. Seus herdeiros se tornarão os protagonistas dessa história de conflitos, amores e mistérios.

No amor, os segredos guardados levarão à morte. Mas para esses personagens, estar na memória é continuar vivendo.

Elenco:

Ruth de Souza; Ana Paula Arósio; Ruth Escobar; Marília Gabriela; Caco Ciocler; Werner Schunemann; Carlos Casagrande; Emílio Di Biasi;

Isadora de Faria Walter Breda; Luiz Guilherme; Bete Dorgam; Débora Duboc; Jairo Mattos; Nelson Baskerville; Zemanuel Piñero; Ricardo Ripa; Felipe Kanemberg; Lúcia Romano; Emmílio Moreira; Raquel Anastásia; Renata Imbriani; Alexandre Barros; Lui Strassburger;

Phil Miler; Martha Mellinger; André Fusko; José Roberto Jardim; Rejane Arruda; Rafaela Puopolo; Rosa Berger; Lavinia Lorenzon; Cris Peron; Mauro de Almeida; Paulo Contier; Patrícia Vilela; Carlos Capeletti; Eliana Guttman; Liz Reis; Giulio Lopes;

Grupo Linhas Aéreas.

Ficha Técnica:

Produção: Notábile Filmes Diretor: Carlos Porto de Andrade Jr Produtor Executivo: Ricardo Homuth Diretor Assistente: Helena Cunha Bueno Direção de Fotografia: Rinaldo Martinucci Direção de Arte: Aby Cohen Música: Eduardo Queiroz Montagem e Finalização: Emerson de Lucca Brandt Diretor de Produção: Kim Teixeira Jr.; Cenógrafo: Lee Dawkins; Assistente de Cenografia: Renato Rebouças; Assistente de Figurino: José Cavalhero; Produção de Elenco: Bri Fiocca, Juliana Fiocca e Nina Rossi; Assistente de Produção Executiva: Anabel Zamonel; Assessoria Jurídica: Arnaldo Vuolo e Fabiana Ferreira; Dublagens: Ritmika Audio Arts; Direção de Dublagem: André D’Ávila; Música Adicional: Felipe Alexandre e Guilherme Rios; Mixagem de Som: Estúdio JLS/Re-recording mixer: Toco Cerqueira; Técnico Operacional: Daniel Sasso; Primeiro Assistente de Câmera: Humberto Bassanelli; Segundo Assistente de Câmera: Fabiano Pierri; Operador de Vídeo Assist: Gabriel Cunha; Eletricista: Silvio Ferreira; Assistente de Elétrica: Xuxa; Maquinista: Tony Delboni; Assistente de Maquinista: Rodrigo “B.O.”; Equipe de Produção: Adriana de Lima, Jennifer Gan, Carlos Eduardo Glueck; Catalogação de Imagens: Andre Hendges Criação de Caracterização: Westerley Dornellas; Execução de Caracterização: Marcos Ribeiro e Christian Mourelhe.

Distribuição: O2 Play

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais. Já foram mais de 50 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como “Sócrates” e “Chorão - Marginal Alado” e internacionais, como "O Irlandês", "Dois Papas” e "Não Olhe Para Cima”, em parceria com a Netflix, e "Annette", que abriu o Festival de Cannes 2021, onde ganhou a Palma de melhor direção.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square