top of page

Fotografia paraense é homenageada em nova série nacional

Treze episódios, treze fotógrafos e fotógrafas que vivem e produzem no Pará e vêm transformando e contribuindo com o cenário cultural e visual não apenas do Estado, mas do Brasil e do mundo. A série documental “Olhares do Norte: Pará”, desenvolvida pela produtora Marahu, criada pelo jornalista Ismael Machado e com direção geral de Fernando Segtowick, traz relatos, trajetória e um registro que reverencia e valoriza a fotografia como muito mais que um meio de comunicação, mas como a arte revolucionária que ela é.



“Eu acho que a fotografia hoje é muito mais que só apertar um botão. Muitas vezes esse ato é apenas simbólico e isso para mim é o clique de uma poesia, de um poema, de uma ideia. Tudo isso é um clique, é uma fotografia”, explica um dos fundadores da iniciativa de formação Fotoativa, em Belém, Miguel Chikaoka, personagem do episódio de abertura da série.


Cada capítulo da série “Olhares do Norte: Pará” levará o espectador pelos olhares do personagem na trajetória de um dos movimentos artísticos mais importantes da cultura brasileira. Além de Chikaoka, também participam Paula Sampaio, Walda Marques, Octavio Cardoso, Luiz Braga, Eduardo Kalif, Dirceu Maués, Claudia Leão, Nay Jinksss, Guy Veloso, Naylana Thiely, Elza Lima e Tarso Sarraf. Os episódios contam também com entrevistas de especialistas na área como Rosely Nagakawa, Marisa Mokarzel, Eder Chiodetto, Tadeu Chiarelli, Mariano Klautau Filho, Val Sampaio, Orlando Maneschy, Pablo Miyada, Alexandre Siqueira, entre outros.



“Essa foi uma série que envolveu intensa pesquisa, curadoria, gravação e edição devido à riqueza do material que captamos. Trouxemos fotógrafos que possuem uma relação mais antiga e também os que estão na ativa trazendo novos olhares. Sempre tive uma relação de admiração enorme pelo movimento da fotografia paraense e essa série vem cobrir essa necessidade de divulgar essa arte”, comenta o cineasta Fernando Segtowick, que dirigiu a obra junto a Thiago Pelaes, Adrianna Oliveira e Matheus Almeida.



“Olhares do Norte: Pará” estreia nesta quinta-feira, 7, na TV Brasil, às 23h30h. A série é uma realização da Marahu, com financiamento da Ancine/FSA/BRDE e apoio da EBC. Os novos episódios sairão todas as quintas e com reprise aos sábados, às 18h, na TV Brasil.


Sobre a Marahu

A Marahu é uma produtora de conteúdo audiovisual que acredita no poder das histórias. Sediada em Belém do Pará, Amazônia, a produtora realiza produções e coproduções locais e nacionais para clientes e canais em todo o Brasil e no exterior. 



Ficha técnica

Título: OLHARES DO NORTE: PARÁ

Direção Geral: Fernando Segtowick

Diretores: Fernando Segtowick, Thiago Pelaes, Adrianna Oliveira e Matheus Almeida

Produção Executiva: Brenda Silvestre, Fernando Segtowick,  Tayana Pinheiro e Thiago Pelaes.

Direção de Fotografia: Thiago Pelaes e Igor Teixeira

Criação: Ismael Machado

Pesquisa: Michelle Maia

Roteiro: Fernando Segtowick, Ismael Machado e Masami Sato

Edição: Adrianna Oliveira, Alexandre Nogueira, Caroline Torres, Lucas Domires, Matheus Almeida e Taymari Leão.

Definição: Full HD

Idioma: Português

País: Brasil

Ano de Finalização: 2024

Classificação Indicativa: Livre

Gênero: Documentário

Número de episódios: 13

Duração por episódio: 26 minutos

Redes Sociais: @marahufilmes

Comments


bottom of page