top of page

Funeral dos Combustíveis Fósseis ganha as ruas de Belém neste sábado (15)

O Funeral dos Combustíveis Fósseis marca o início do fim de uma era.É um ato performático de arte, política e resistência, integrado à Marcha Global pelo Clima, organizada pela Cúpula dos Povos, que acontecerá no dia 15 de novembro às 8h00 em Belém do Pará, durante a COP30 sobre Mudanças Climáticas.

ree

Este funeral simbólico busca gerar consciência política e social para que se abandone definitivamente a exploração e a exploração de combustíveis fósseis — petróleo, gás e carvão — principais responsáveis pela atual crise ambiental planetária.

A ação faz parte do Bloco de Transição Energética da Marcha Global e é organizada pela Aliança Potência Energética Latino-Americana, pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Auto do Círio, pela Cúpula dos Povos e por mais de cem organizações territoriais, povos originários e movimentos da sociedade civil de toda a América Latina.


ree

Mais de 150 artistas darão vida a uma experiência imersiva inédita nas ruas de Belém


Caixões gigantes simbolizando o fim do carvão, do petróleo e do gás, um sol gigante, árvores humanas e redemoinhos de vento que anunciam novos tempos, mais de 80 onças representando a força da Amazônia, mulheres choradeiras que se despedem do que precisa morrer, música ao vivo e um ritual coletivo que celebra o nascimento de uma nova relação entre a humanidade, a Terra e seus ecossistemas.


ree

O Funeral dos Combustíveis Fósseis não é um fim — é uma declaração de esperança, uma celebração da vida, e um chamado urgente para encerrar a era fóssil e construir, a partir da América Latina, um futuro justo, limpo e solidário com o planeta.


OLHAR GERAL

Inspirar o público e pressionar líderes políticos e delegações oficiais presentes na COP30 a refletirem e agirem diante do fim da era fóssil, apresentando o Funeral dos Combustíveis Fósseis como um ato artístico, político e cidadão que celebra a transição para um futuro justo, limpo e sustentável.


ree

 MENSAGENS-CHAVE

O MUNDO SE DESPEDE DA ERA FÓSSIL

● “Estamos organizando um funeral simbólico para os combustíveis fósseis.

● Não porque já estejam mortos, mas porque sabemos que precisam desaparecer.”

● Toda vez que os fósseis queimam, aquecem o planeta.

● Sua queima altera o equilíbrio que sustenta a vida — e isso é inevitável.

● É hora de deixá-los descansar em paz… antes que eles nos enterrem.

2.  A MUDANÇA JÁ ESTÁ ACONTECENDO

● “A transição energética não é o futuro — ela já começou.”

● As energias limpas estão mais baratas, seguras e acessíveis do que nunca.

● Na América Latina, quase 60% da eletricidade já vem de fontes renováveis.

● O Uruguai gera 98% de sua energia a partir de renováveis; o Chile, 63%; a

Colômbia, 15%; e o Brasil, cerca de 30% com energia solar e eólica.

● As juventudes e as comunidades exigem um novo modelo baseado em justiça e

vida.

 

ORGANIZADORES

Aliança Latino-Americana de Energia e Potência, Escola de Teatro e Dança da UFPA, Domo dos Povos, Auto do Cirio, Pororoka, Obiassu Artyc, Movilizatorio, Jornalistas pelo Planeta, Transforma Global, Fundo Emergente, Guardiões do Amanhã, 350.org, Grande Caribe Livre de Combustíveis Fósseis.

 

SAIBA MAIS NO SITE: https://fossilfuelfuneral.org/


 
 
 

Comentários


bottom of page