Galeria Benedito Nunes apresenta exposição sobre a trajetória do fotógrafo Geraldo Ramos


A Galeria Benedito Nunes, localizada na Fundação Cultural do Pará, realiza a abertura da exposição “Geraldo Ramos: o registro além do fotógrafo” nesta quinta-feira (17), às 19h. A mostra, ganhadora do Prêmio Branco de Melo 2022, presta homenagem à trajetória do fotojornalista paraense e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 21 de dezembro.


O Projeto traz um recorte do arquivo fotográfico de Geraldo Ramos, profissional que atuou por cerca de 56 anos registrando a Amazônia paraense, e integra a pesquisa acadêmica desenvolvida por Madalena Ramos, curadora da exposição e parceira do artista que faleceu em 2021.



A pesquisa, denominada “Uma Poética no arquivo do artista: contínuo desdobrar das paisagens da memória de Geraldo Ramos”, foi defendida em 2018 no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGARTES- UFPA) e, atualmente, desdobra-se para o Doutorado em Artes na Linha de Pesquisa de Poéticas em Arquivos.


De acordo com Madalena Ramos, a exposição resgata os trabalhos que Geraldo realizou em diferentes períodos da carreira, especialmente entre os anos de 1970 e 2006. Nessa época, o paraense atuou como fotógrafo no Museu da Imagem e do Som e na agência Ver Editora, registrando diferentes temas, como os aspectos da cultura popular amazônida, o garimpo de Serra Pelada e a Rodovia Transamazônica.



A curadora ressalta também que a mostra apresenta como tema central as paisagens da memória de Geraldo. E, por meio delas, o público confere as incursões feitas por quatro bairros de Belém que marcaram a vida do fotógrafo: Nazaré, Cidade Velha, Batista Campos e Pedreira. Dessa maneira, cada bairro é propositor de memórias que constituíram o profissional da fotografia.


No dia 19 de novembro, às 10h, a Galeria Benedito Nunes promoverá um bate-papo, com Madalena Ramos, sobre o tema “Desculpa a Poeira: diálogo com o arquivo”. Já no dia 21 de dezembro, durante o encerramento da exposição, ocorrerá o lançamento do catálogo.



Serviço


Exposição “Geraldo Ramos: o registro além do fotógrafo”


Abertura: 17 de novembro

Horário: 19h


Visitação: 17 de novembro a 21 de dezembro (segunda a sexta)

Horário: 9h às 17h

Entrada Franca


Local: Galeria Benedito Nunes, Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square