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Grande Belém (PA) recebe exposições e oficinas do projeto "Hacklab Volante"

Chega ao município de Belém, capital do Pará, o Hacklab Volante, um micro-ônibus adaptado que mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O público poderá conhecê-lo gratuitamente, interagindo com seu acervo de arte multimídia e gambiarras. Entre 13 e 24 de novembro, o projeto circula por Belém, Ananindeua e pelos distritos de Icoaraci e Mosqueiro, oferecendo oficinas a estudantes de escolas públicas e visitação ao “busão”.


As visitas serão guiadas por monitores que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras. Elas duram em torno de 10 minutos e são feitas em grupos de 6 a 8 pessoas. A exposição conta com quase 20 obras de nove artistas, como Fred Paulino, artista visual, curador e idealizador do projeto (foto no abre do release); os também mineiros Marcelo Kraiser e Sara Lana; o paulista Arthur Joly; e o argentino Jorge Crowe, entre outros (veja lista completa no final).

Além das obras em exposição, o projeto leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas.


Também fazem parte do Hacklab Volante os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Em Belém, a atividade educativa vai acontecer em escolas municipais do município, com estudantes do 3º ao 5º ano. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LED’s pisca-pisca e componentes eletrônicos.

A turnê do Hacklab Volante teve início em Minas Gerais e já passou pelo Maranhão até chegar em terras paraenses, onde passou por Tucumã, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e se encerra na Grande Belém.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale.

Sobre o Hacklab Volante

O Hacklab Volante é um laboratório que leva a espaços públicos atividades de formação em arte e tecnologia, combinadas de modo a incentivar a sustentabilidade ambiental e econômica. Ele parte de conceitos do movimento Gambiologia, que se inspira na gambiarra para aplicação na arte contemporânea, um dos fundamentos do movimento. Fred Paulino, coordenador geral e pedagógico do projeto, explica que ele se propõe a “discutir a tecnologia como ferramenta de transformação social, estimular o pensamento crítico e promover acesso e melhor compreensão do público em geral ao universo eletrônico”.

O veículo é uma escultura eletrônica ambulante com estética nada minimalista, que chama atenção com sua sinalização artística diferenciada. Nele, habitam obras interativas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, energia solar, sintetizadores, arte sonora, engenhocas e “o menor cinema do mundo”, uma cabine de exibição para apenas duas pessoas.

Em 2023, o ônibus-ateliê-galeria está cruzando as fronteiras de Minas Gerais pela primeira vez. Até dezembro, ele vai passar pelo Maranhão (São Luís, Arari e Imperatriz) e Pará (Tucumã, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e Belém) antes de retornar a Belo Horizonte. A estimativa de público é de quase dez mil pessoas, entre visitantes, alunos e professores atendidos pelo projeto.

Fred Paulino comemora a circulação em outros estados e o consequente aumento do público atendido. “Isso acaba consolidando nossa maneira de trabalhar. Sempre foi um desafio para nós ampliar a escala de atendimento, mantendo o formato presencial. Temos uma longa trajetória de oficinas de formação, sempre mais direcionadas a públicos menores. Agora estamos conseguindo alcançar essa forma de democratização. Pela primeira vez vamos atingir um número tão grande de pessoas em um projeto com viés educativo”, afirma.

O ônibus conta com recursos de acessibilidade, como estratégia de ampliação e diversificação de público: intérprete de libras em duas diárias de exposição (Ver-o-Rio e Mosqueiro), rampa de acesso para cadeirantes e audioguia para uso por pessoas com deficiência visual.

O projeto Hacklab Volante é uma realização do Gambiologia, Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Em Belém, conta com apoio da Usina da Paz - Governo do Pará e da Fundação Cultural do Município de Belém - FUMBEL.

GAMBIOLOGIA

Completando 15 anos de existência, o projeto Gambiologia começou como uma campanha, consolidou-se como coletivo e evoluiu para uma plataforma aberta de investigação criativa e conceitual. Arte, educação, tecnologia, design, experimentação, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais se combinam no conceito e na prática da gambiarra.

A proposta é pesquisar, adaptar, improvisar e combinar elementos na criação de objetos, engenhocas e artefatos que transitam entre o eletrônico, o decorativo, o funcional e o artístico. Os resultados podem ser obras de arte ou peças utilitárias. Em gambiologia, o que importa é inventar, resgatar objetos descartados e descobrir, de forma criativa e inusitada, novas funções e maneiras de utilizá-los.

Fred Paulino – Coordenador geral e pedagógico

Mentor do projeto Gambiologia. Artista, designer, curador e pesquisador, com foco nas relações entre arte, tecnologia, política e cultura popular. Coordena e participa desde a década de 1990 de iniciativas na área criativa, como Estúdio Mosquito, Osso Design e Graffiti Research Lab Brasil. Participou como artista convidado, palestrante e oficineiro de dezenas de eventos de arte e tecnologia no Brasil, África do Sul, Áustria, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França e Japão. Desde 2008, organiza e integra exposições, publicações, consultorias e atividades educacionais. Idealizou e organizou projetos como a “Facta - Revista de Gambiologia”, as exposições “Gambiólogos – A Gambiarra nos Tempos do Digital” e “Maquinações – Artistas, Máquinas e a Invenção do Cotidiano" e “Favela Hacklab”. Transformou a ciência da gambiarra em projeto artístico e socioeducativo.

OBRAS/ARTISTAS PARTICIPANTES

1- Quadro Gambiológico Sequencial – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2023)

2- Menor Cinema do Mundo – técnicas variadas (Autoria coletiva, 2022)

3- Máquina de Hipnose – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2020)

4- Cromotópio – marcenaria/mecânica (Daniel Herthel, 2022)

5- Ludotecnia – sintetizador digital (Jorge Crowe, 2018)

6- Genius Gigante - jogo eletrônico (Fred Paulino e Maurício Jabur, 2022)

7- Máquina de Trotes – eletrônica antropológica (Sara Lana,2023)

8- Lavanda – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)

9- Máquina de Ritmos – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)

10- Reco Synth – sintetizador analógico (Arthur Joly, 2022)

11- Grilo Solar – escultura eletrônica (Paulo Nenflídio, 2019)

12- Realejo eletrônico – escultura eletrônica interativa (Paulo Nenflídio, 2022)

13- Brain Machine – objeto vestível interativo (Maurício Jabur, 2022)

14- Circuit Bending Pezinho – circuit bending (Fred Paulino, 2012)

15- Atari Punk Console Goiabada – sintetizador analógico (Fred Paulino, 2010)

16- Manual interativo de ferramentas (Fred Paulino e Sandro Miccoli, 2023)

17- Máquina de Raio-X - objeto vestível interativo (Juliana Porfírio, 2023)

Imagens em foto e vídeo geral (crédito Alexandre Rezende): Link

Imagens em foto São Luís (crédito Luiza Fernandes): Link

* * * Temos vídeos para envio, mediante solicitação * * *

Programação - Belém

Icoaraci

13/11 - segunda

Oficina voltada aos alunos Escola Municipal de E.F. Profº Alfredo Chaves Endereço: R. Dois de Dezembro - Cruzeiro

14/11 - terça

Visitação aberta ao público Praça da Matriz 8h às 11h 16h às 19h

Ananindeua

16/11 e 17/11 - quinta e sexta Visitação aberta ao público Usina da Paz Icuí-Guajará 15h às 21h

Belém

19/11 - domingo

Visitação aberta ao público Ver-o-Rio 16h às 22h

20/11 - segunda

Oficina voltada aos alunos Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Honorato Filgueiras Endereço: Tv. de Breves, 660 - Jurunas

22/11 - quarta

Visitação aberta ao público Praça da República - Teatro da Paz 8h às 11h 16h às 19h

Mosqueiro

23/11 - quinta Oficina voltada aos alunos Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Profº Abel Martins e Silva

24/11 - sexta

Visitação aberta ao público Praça da Vila 8h às 11h 16h às 19h

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