top of page

Greenpeace Brasil apresenta, em Belém, nesta quarta (27), embarcação usada para pesquisa sobre impactos da exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Nesta quarta-feira (27), em Belém, o Greenpeace Brasil apresenta para a imprensa o veleiro Witness, embarcação que está em águas brasileiras para viabilizar pesquisas científicas sobre a região da Margem Equatorial e avaliar potenciais impactos da exploração de petróleo na região. A iniciativa é parte da expedição Costa Amazônica Viva. Profissionais de imprensa poderão conhecer o veleiro e entrevistar porta-vozes do Greenpeace entre 9h e 10h no Espaço Náutico Marine Club.

 

O Witness possui 22,5 metros de comprimento e, devido à elevação da quilha e do leme, é capaz de navegar em águas rasas e inacessíveis a barcos maiores. Adaptações tecnológicas  promovidas na embarcação em 2022 visam tornar o veleiro mais ecológico e incluem células solares, turbinas eólicas e um sistema otimizado de gerenciamento de energia.

 



O estudo busca contribuir para um entendimento mais acurado sobre a trajetória de eventuais vazamentos de petróleo, já que não há um consenso científico sobre tais dinâmicas. Pelo contrário, há um dissenso fundamental: as modelagens de dispersão de óleo apresentadas pela Petrobras, que indicavam que ele não chegaria até a costa foram recebidas com ceticismo por oceanógrafos de renomadas instituições do país. 

 

Ainda há incertezas em relação ao risco do petróleo derramado atingir a costa amazônica, os manguezais, os rios, terras indígenas, açaizais e lavouras da região. Essa falta de informações sobre as correntes costeiras e oceânicas expõe a região a impactos imensuráveis, comprometendo a efetividade de planos de resposta em caso de derramamento.

 

Com a expedição, o Greenpeace pretende fomentar o debate público em relação aos potenciais impactos do petróleo na região, cobrar responsabilidade das entidades de Estado (e o próprio governo) para que os povos do território e a ciência sejam escutados e que se respeite o Princípio da Precaução - que prevê a não implementação de projetos sem que haja consenso científico em relação à região e os potenciais impactos das atividades

 

Para participar é necessário realizar o credenciamento pelo e-mail imprensa.br@greenpeace.org ou WhatsApp (11) 95761-2703, com Milka Veríssimo.

 

Sobre o Greenpeace Brasil

O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há mais de 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.

Comments


bottom of page