Grupo Galpão (MG) traz espetáculos e oficinas para Belém
O Galpão, uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, chega a Belém com
programação gratuita, trazendo na bagagem dois espetáculos: “Till - a saga de um herói torto”, com
apresentação no dia 16 de agosto, às 20h, no Theatro da Paz, e “De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão”, no dia 17, às 19h30, na Praça do Carmo. Antes, porém, o grupo realiza três oficinas, no Teatro Nazareno Tourinho. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Secretaria de Cultura do Pará e Fundação Cultural de Belém.
A primeira oficina será no dia 14: “Hist ória do Teatro X História do Galpão”. Ministrada por Eduardo Moreira, faz um percurso pelos processos desenvolvidos ao longo de 40 anos de encontros do Grupo Galpão com e artistas, paralelamente à história do teatro e seus mestres. Em seguida, no dia 15, será ministrada a oficina de Produção Cultural. Gilma Oliveira, também integrante do grupo, abordará as etapas de trabalho que envolvem as montagens, a partir da experiência de circulação e turnês dos espetáculos do grupo mineiro. E no dia 16 de agosto, Alba Martinez ministrará a oficina de Gestão de Projetos Culturais que irá abordar pontos importantes para uma gestão eficiente do projeto junto à equipe interna e parceiros externos do projeto.

Sobre o Galpão: O Grupo Galpão é uma companhia de teatro originária do teatro de rua de Belo Horizonte. Fundado em 1982 por Teuda Bara, Eduardo Moreira, Wanda Fernandes e Antônio Edson, teve sua primeira peça, E a Noiva Não Quer Casar, encenada na Praça Sete de Setembro, área central de Belo Horizonte, em novembro do mesmo ano.
O grupo de fundadores se conheceu em oficinas que aconteceram em Diamantina, em ocasião do Festival de Inverno da UFMG. Depois, a trupe se encontrou durante a realização das oficinas de teatro dos alemães Kurt Bildstein e George Froscher, do Teatro Livre de Munique, que trabalhavam com o teatro de rua, surgindo a ideia de fundação do grupo a partir desta experiência. A oficina resultou em A Alma Boa de Setsuan, de Bertolt Brecht, a primeira montagem do grupo.
O grupo ganhou projeção nacional a partir de 1992, quando encenou Romeu e Julieta de Shakespeare, com direção de Gabriel Vilella, uma montagem típica de teatro de rua, recebendo os prêmios do júri popular do Festival Nacional de Teatro de Curitiba e Shell especial, em 1993. O grupo fez também várias turnês nacionais e internacionais, embora suas temporadas geralmente sejam curtas. Em 2000, tornou-se o primeiro grupo brasileiro a apresentar-se no Globe Theatre de Londres, famoso local onde se encenam apenas peças de Shakespeare, com sua versão de Romeu e Julieta.
Sobre os espetáculos da turnê: Em Turnê pelo Brasil, o grupo que agora chega a Belém se apresentou em São Luís do Maranhão e seguirá para Marabá (PA). Em Belém do Pará, o Galpão vai celebrar o encontro do teatro com a música, marca registrada em sua trajetória de quatro décadas de história. “De Tempo Somos” é um sarau musical com direção de Lydia Del Picchia e de Simone Ordones. Reunindo canções, poesia e festa, o sarau lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.

O espetáculo, que estreou em 2014, apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops - além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. Tem classificação livre e duração de 70 minutos.
Já a tragicomédia “Till - a saga de um herói torto”, de 2009, com direção de Júlio Maciel, apresenta ao público um Demônio que aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till, que passa a viver em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões. Abandonado em meio ao frio e a fome, ele descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. A classificação é livre e a duração, de 90 minutos.

PROGRAMAÇÃO
OFICINAS
Oficina 1 - História do Teatro X História do Galpão
Ministrado por Eduardo Moreira
Sinopse: Aulas expositivas com exibição de vídeos e trechos de peças lidas ou encenadas pelos atores do
grupo.
Data: 14 de agosto de 2023, 16h às 20h
Local: Teatro Popular Nazareno Tourinho
Vagas limitadas
Classificação: 18 anos
Oficina 2 - Produção Cultural
Ministrado por Gilma Oliveira
Sinopse: Serão apresentados, a partir da vivência e da prática junto ao Galpão, aspectos da pré-produção,
produção executiva e pós-produção - formação de equipes de execução, planejamento, desenvolvimento de
orçamentos, planos de trabalho, busca de apoios e parcerias, cronogramas de execução das etapas, check-
list, contratos, liberações, roteiros e logística de viagens.
Data: 15 de agosto de 2023, 16h às 20h
Local: Teatro Popular Nazareno Tourinho
Vagas limitadas
Classificação: 18 anos
Oficina 3 - Gestão de Projetos Culturais
Ministrado por Alba Martinez
Sinopse: A Oficina de Gestão de Projetos Culturais é uma ação formativa que busca introduzir os principais
aspectos do processo de elaboração de projetos culturais e utilização de mecanismos de incentivo para sua
viabilização.
Data: 16 de agosto de 2023, 9h às 13h
Local: Teatro Popular Nazareno Tourinho
Vagas limitadas
Classificação: 18 anos
ESPETÁCULOS
Till, A saga de um Herói Torto
Direção: Júlio Maciel
Classificação: livre
Data: 16 de agosto de 2023 (quarta), 20h
Local: Theatro da Paz (Av. da Paz, Praça da República, S/N - Campina)
Acesso Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia da apresentação.
Sujeito à lotação do espaço
De Tempo Somos: Um Sarau do Grupo Galpão
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Classificação livre
Data: 17 de agosto de 2023 (quinta), 19h30
Local: Praça do Carmo
Acesso Gratuito
Serviço
Grupo Galpão em Belém com os espetáculos “Till - a saga de um herói torto”, dia 16 de agosto, às 20h, no Theatro da Paz, e “De Tempo Somos”, no dia 17, às 19h30, na Praça do Carmo, todos com entrada gratuita. As oficinas ocorrerão no Teatro Nazareno Tourinho, inscrições são gratuitas e estarão abertas pelo sympla.com.br/grupogalpao. Mais informações: www.grupogalpao.com.br