top of page

Idealizada por Fafá de Belém, 'Varanda de Nazaré' celebra a Amazônia durante o Círio


Este ano a capital paraense, Belém do Pará, recebe a 13ª edição da “Varanda de Nazaré”, celebração que acontece de 4 a 8 de outubro e homenageia um dos mais belos rituais de cultura e fé da história da humanidade, o Círio de Nazaré. Com uma carreira brilhante que atravessa décadas e um profundo amor pela região amazônica, a iniciativa é realizada pela cantora Fafá de Belém, uma das maiores embaixadoras da cultura paraense, e tem a missão levar a todos os brasileiros a real dimensão desse que é um dos maiores rituais de fé da história da humanidade, recebendo anualmente cerca de 3 milhões de pessoas para homenagear à Nossa Senhora de Nazaré.


Com uma programação feita especialmente para vivenciar a história, a gastronomia, a cultura e a biodiversidade da Amazônia Paraense, a Varanda receberá convidados de múltiplos olhares – celebridades, fotógrafos, artistas, cineastas, jornalistas e empresários – para uma imersão no universo do Círio. Entre os destaques, a 13ª edição trará o tema “Biodiversidade”, e contará com a realização da Varanda da Amazônia, um Fórum que pretende discutir a biodiversidade Amazônica, seus desafios e oportunidades, a partir de diversos pontos de vista. Além dos eventos exclusivos para convidados, a Varanda inclui na sua agenda dois shows públicos de Fafá de Belém para os fiéis que acompanham as procissões.



Para a idealizadora, a 'Varanda de Nazaré' não é apenas um evento, mas sim uma celebração de seu compromisso em preservar um dos tesouros mais preciosos do planeta. "Não adianta as pessoas irem até a Amazônia e não olharem em nossos olhos", desabafa Fafá de Belém. Eleita como cidade sede da COP 30, em 2025, Belém estará no centro da discussão sobre os desafios para o futuro sustentável do planeta e em especial em como transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030.


O projeto também contará com o espaço infantil Varandinha de Nazaré, conduzida por Laura e Julia Saab, netas de Fafá de Belém, e Yula Penna, que reunirá uma programação especial para as crianças, com atividades lúdicas que terão como guia a tecnologia, a sustentabilidade e a Amazônia.


Programação


Varanda da Amazônia (04 de outubro)

- Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas

Experiência Sensorial de Boas-Vindas (05 de outubro)

- Ilha do Combu

Sarau da Fafá (06 de outubro)

- Atrium Quinta de Pedras

Varanda Fluvial (07 de outubro)

- Baía de Guajará

Trasladação (07 de outubro)

- Estação das Docas

Círio de Nazaré (08 de outubro)

- Estação das Docas


A Varanda de Nazaré é um projeto multiplataforma, com formato presencial e com transmissões ao vivo nas redes sociais e na TV Varanda. O projeto conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Pará, por meio da Lei Semear, do Instituto Cultural Vale, do Banpará, da TIM, da Magalu e da Prefeitura Municipal de Belém.

Serviço

Data: 4 a 8 de outubro

Sobre Varanda de Nazaré

Idealizada e catalisada pela cantora Fafá de Belém, a Varanda de Nazaré nasceu em outubro de 2011, com a missão de ser uma das maiores vitrines do Círio de Nazaré para o Brasil e para outros países. Com uma programação que tem como fio condutor um espaço localizado no coração de Belém, de onde Fafá canta para mais de dois milhões de pessoas, enquanto a procissão emerge pelas ruas da cidade, a Varanda existe para potencializar o alcance desse ritual de fé que é dos mais belos e impactantes que se tem conhecimento na história da humanidade. Esse olhar ampliado, que envolve uma rede com mais de 400 embaixadores, tem sido uma oportunidade única de discutir questões prementes para a sociedade brasileira, como fé, inclusão e diversidade e melhorar a visão de país, a partir de uma experiência única e transformadora como o Círio de Nazaré.


bottom of page