II Seminário do Brincar ocupa Belém com programação gratuita que une arte,infância e formação
- 7 de mai.
- 4 min de leitura
Nos dias 8 e 9 de maio de 2026, Belém recebe o II Seminário do Brincar, ação do
projeto Brincar é Urgente que propõe um mergulho nas culturas da infância a partir
da arte, da educação e da convivência. O Sesc, por meio do projeto Sesc Artes
Cênicas, recebe no Sesc Casa de Artes Cênicas a segunda edição do projeto, que
tem parceria com a Ubuntu Produções Artísticas. O evento tem como tema “A
potência dos encontros” e integra a programação da Semana Mundial do Brincar,
com atividades gratuitas abertas ao público.

A iniciativa reúne artistas, educadores, pesquisadores, profissionais da saúde e
pessoas interessadas no brincar como prática criativa, política e relacional. A
programação inclui roda de conversa, espetáculo, oficina, vivências, mostra
artística, intervenções e apresentações de trabalhos, além da publicação de um
e-book com reflexões e pesquisas compartilhadas durante o encontro.
Idealizado pelo coletivo Brincar é Urgente, o seminário nasce de uma trajetória que
articula cultura, território e infância na Amazônia. O projeto atua pela garantia do
direito ao brincar, desenvolvendo ações em periferias urbanas a partir de linguagens
como a palhaçaria, o teatro e as brincadeiras populares.
Assessoria de imprensa: Rafaela Collins (Rede Comunicação Criativa)
Contato: 91 9270-9239 / redecomunicacaocriativa@gmail.com
Um espaço de encontro entre arte, infância e território
Mais do que um evento, o seminário se afirma como espaço de troca e construção
coletiva. A proposta é refletir sobre o brincar não apenas como atividade infantil,
mas como linguagem que atravessa modos de vida, práticas pedagógicas e formas
de imaginar o mundo.

A abertura acontece no dia 8 de maio, com uma roda de conversa que reúne
diferentes olhares sobre o tema. Na mesma noite, o público acompanha o
espetáculo Amortalhado, do artista Edson Elias, que traz à cena narrativas
ribeirinhas, encantarias e memórias familiares a partir da palhaçaria.
Ao longo do dia 9, a programação se expande com oficina, vivências,
apresentações e intervenções que ocupam o espaço do Sesc com múltiplas
experiências do brincar.
Programação
08 de maio (quinta-feira)
18h – Roda de abertura: Brincar e a potência dos encontros, com Alana Lima e
Carol Castelo
19h – Espetáculo Amortalhado, com Edson Elias
09 de maio (sexta-feira)
9h às 12h – Oficina Práticas brincantes para criar novos mundos
10h às 12h – Vivência: O brincar e o desenvolvimento da infância (Liga Acadêmica
de Desenvolvimento Humano da Estácio- LADH)
15h às 17h – Rodas de comunicações orais
17h30 às 18h30 – Cortejo e vivência brincante
18h – Intervenção do Coletivo de Animadores de Caixas
19h – Mostra de cenas brincantes
Assessoria de imprensa: Rafaela Collins (Rede Comunicação Criativa)
Contato: 91 9270-9239 / redecomunicacaocriativa@gmail.com
Formação continuada: brincar como prática de criação
Como desdobramento do seminário, será realizada a oficina “Práticas brincantes
para criar novos mundos”, conduzida por Alana Lima, ao longo dos sábados do
mês de maio.
A proposta parte do chamado “estado de infância” como potência criativa e
relacional, convidando participantes a experimentar jogos teatrais, brincadeiras
tradicionais e práticas de palhaçaria. A oficina entende o brincar como gesto político
e poético, capaz de imaginar novos modos de existir e sustentar a vida em
contextos de crise.
Destaques da programação
Espetáculo “Amortalhado”
Criado e interpretado por Edson Elias, o espetáculo traz à cena o palhaço Tchulinho
Mucuri em um ritual de iniciação inspirado em práticas de pajelança. A obra costura
histórias ouvidas de seus pais, atravessadas por memórias ribeirinhas, encantarias
e saberes tradicionais.
Mostra de cenas brincantes
Apresentação de cenas curtas criadas por participantes do seminário, seguida de
roda de conversa sobre processos de criação a partir do brincar.
Intervenção do Coletivo de Animadores de Caixas
Grupo que pesquisa o teatro de animação em miniatura desde 2008, explorando a
linguagem cênica dentro de caixas como dispositivo poético e experimental.
Sobre o Brincar é Urgente
O Brincar é Urgente é uma iniciativa cultural coletiva que atua pela garantia do
direito ao brincar para infâncias amazônidas. Com ações que articulam arte,
educação e território, o projeto desenvolve atividades como Rua de Brincar,
Seminário do Brincar e formações que vêm se estruturando como uma Escolinha
Popular de Artes da Cena.
Assessoria de imprensa: Rafaela Collins (Rede Comunicação Criativa)
Contato: 91 9270-9239 / redecomunicacaocriativa@gmail.com
Desde 2023, realiza edições vinculadas à Semana Mundial do Brincar, ocupando
espaços públicos e fortalecendo o brincar como prática de convivência, criação e
transformação social.
Porta-vozes
Alana Lima – idealizadora e coordenadora
Palhaça, educadora e produtora cultural. Mestra em Artes, com atuação em teatro,
formação e pesquisa sobre brincar na Amazônia.
Contato: (91) 98098-6815
Adrielle Santana – assistente de produção
Integrante do coletivo desde as primeiras ações, atua na articulação e organização
do projeto. Disponível para entrevistas.
Contato: (91) 99136-7026
Carol Castelo – convidada da roda de abertura
Artista da dança, doutora em Artes e especialista em psicomotricidade. Atua na
formação e pesquisa em desenvolvimento humano.
Contato: (91) 99115-1036
Edson Elias – artista convidado
Palhaço, ator e criador do espetáculo Amortalhado, com trajetória ligada às culturas
ribeirinhas e de terreiro.
Contato: (91) 98956-2763
Serviço
II Seminário do Brincar
📅 Datas: 8 e 9 de maio de 2026
📍 Local: Sesc Casa de Artes Cênicas (Blvd. Castilhos França, 722 - Campina,
Belém)
🎟 Entrada gratuita
📩 Contatos: (91) 980986815 / brincareurgente@gmail.com
📱 Instagram: @brincareurgente_















Comentários