top of page

II Seminário do Brincar ocupa Belém com programação gratuita que une arte,infância e formação

  • 7 de mai.
  • 4 min de leitura

Nos dias 8 e 9 de maio de 2026, Belém recebe o II Seminário do Brincar, ação do

projeto Brincar é Urgente que propõe um mergulho nas culturas da infância a partir

da arte, da educação e da convivência. O Sesc, por meio do projeto Sesc Artes

Cênicas, recebe no Sesc Casa de Artes Cênicas a segunda edição do projeto, que

tem parceria com a Ubuntu Produções Artísticas. O evento tem como tema “A

potência dos encontros” e integra a programação da Semana Mundial do Brincar,

com atividades gratuitas abertas ao público.



A iniciativa reúne artistas, educadores, pesquisadores, profissionais da saúde e

pessoas interessadas no brincar como prática criativa, política e relacional. A

programação inclui roda de conversa, espetáculo, oficina, vivências, mostra

artística, intervenções e apresentações de trabalhos, além da publicação de um

e-book com reflexões e pesquisas compartilhadas durante o encontro.

Idealizado pelo coletivo Brincar é Urgente, o seminário nasce de uma trajetória que

articula cultura, território e infância na Amazônia. O projeto atua pela garantia do

direito ao brincar, desenvolvendo ações em periferias urbanas a partir de linguagens

como a palhaçaria, o teatro e as brincadeiras populares.


Assessoria de imprensa: Rafaela Collins (Rede Comunicação Criativa)

Contato: 91 9270-9239 / redecomunicacaocriativa@gmail.com


Um espaço de encontro entre arte, infância e território

Mais do que um evento, o seminário se afirma como espaço de troca e construção

coletiva. A proposta é refletir sobre o brincar não apenas como atividade infantil,

mas como linguagem que atravessa modos de vida, práticas pedagógicas e formas

de imaginar o mundo.


A abertura acontece no dia 8 de maio, com uma roda de conversa que reúne

diferentes olhares sobre o tema. Na mesma noite, o público acompanha o

espetáculo Amortalhado, do artista Edson Elias, que traz à cena narrativas

ribeirinhas, encantarias e memórias familiares a partir da palhaçaria.

Ao longo do dia 9, a programação se expande com oficina, vivências,

apresentações e intervenções que ocupam o espaço do Sesc com múltiplas

experiências do brincar.

Programação

08 de maio (quinta-feira)

18h – Roda de abertura: Brincar e a potência dos encontros, com Alana Lima e

Carol Castelo

19h – Espetáculo Amortalhado, com Edson Elias

09 de maio (sexta-feira)

9h às 12h – Oficina Práticas brincantes para criar novos mundos

10h às 12h – Vivência: O brincar e o desenvolvimento da infância (Liga Acadêmica

de Desenvolvimento Humano da Estácio- LADH)

15h às 17h – Rodas de comunicações orais

17h30 às 18h30 – Cortejo e vivência brincante

18h – Intervenção do Coletivo de Animadores de Caixas

19h – Mostra de cenas brincantes


Assessoria de imprensa: Rafaela Collins (Rede Comunicação Criativa)

Contato: 91 9270-9239 / redecomunicacaocriativa@gmail.com


Formação continuada: brincar como prática de criação

Como desdobramento do seminário, será realizada a oficina “Práticas brincantes

para criar novos mundos”, conduzida por Alana Lima, ao longo dos sábados do

mês de maio.

A proposta parte do chamado “estado de infância” como potência criativa e

relacional, convidando participantes a experimentar jogos teatrais, brincadeiras

tradicionais e práticas de palhaçaria. A oficina entende o brincar como gesto político

e poético, capaz de imaginar novos modos de existir e sustentar a vida em

contextos de crise.


Destaques da programação

Espetáculo “Amortalhado”

Criado e interpretado por Edson Elias, o espetáculo traz à cena o palhaço Tchulinho

Mucuri em um ritual de iniciação inspirado em práticas de pajelança. A obra costura

histórias ouvidas de seus pais, atravessadas por memórias ribeirinhas, encantarias

e saberes tradicionais.

Mostra de cenas brincantes

Apresentação de cenas curtas criadas por participantes do seminário, seguida de

roda de conversa sobre processos de criação a partir do brincar.

Intervenção do Coletivo de Animadores de Caixas

Grupo que pesquisa o teatro de animação em miniatura desde 2008, explorando a

linguagem cênica dentro de caixas como dispositivo poético e experimental.


Sobre o Brincar é Urgente

O Brincar é Urgente é uma iniciativa cultural coletiva que atua pela garantia do

direito ao brincar para infâncias amazônidas. Com ações que articulam arte,

educação e território, o projeto desenvolve atividades como Rua de Brincar,

Seminário do Brincar e formações que vêm se estruturando como uma Escolinha

Popular de Artes da Cena.


Assessoria de imprensa: Rafaela Collins (Rede Comunicação Criativa)

Contato: 91 9270-9239 / redecomunicacaocriativa@gmail.com


Desde 2023, realiza edições vinculadas à Semana Mundial do Brincar, ocupando

espaços públicos e fortalecendo o brincar como prática de convivência, criação e

transformação social.


Porta-vozes

Alana Lima – idealizadora e coordenadora

Palhaça, educadora e produtora cultural. Mestra em Artes, com atuação em teatro,

formação e pesquisa sobre brincar na Amazônia.

Contato: (91) 98098-6815

Adrielle Santana – assistente de produção

Integrante do coletivo desde as primeiras ações, atua na articulação e organização

do projeto. Disponível para entrevistas.

Contato: (91) 99136-7026

Carol Castelo – convidada da roda de abertura

Artista da dança, doutora em Artes e especialista em psicomotricidade. Atua na

formação e pesquisa em desenvolvimento humano.

Contato: (91) 99115-1036

Edson Elias – artista convidado

Palhaço, ator e criador do espetáculo Amortalhado, com trajetória ligada às culturas

ribeirinhas e de terreiro.

Contato: (91) 98956-2763


Serviço

II Seminário do Brincar

📅 Datas: 8 e 9 de maio de 2026

📍 Local: Sesc Casa de Artes Cênicas (Blvd. Castilhos França, 722 - Campina,

Belém)

🎟 Entrada gratuita

📩 Contatos: (91) 980986815 / brincareurgente@gmail.com

📱 Instagram: @brincareurgente_

 
 
 

Comentários


bottom of page