Maria Clara Gueiros, Júlia Rabello e Priscila Castello Branco estão prontas para surpreender o público. Em 'Agora É que São Elas!', as atrizes e comediantes extrapolam a questão de gênero e se transformam em vinte personagens, entre femininos e masculinos, como protagonistas de novas esquetes escritas por Fábio Porchat. Esquetes são peças curtas que contam histórias em torno de uma situação específica com começo, meio e fim. O gênero, que fez sucesso nas décadas de 1980 e 1990, é caracterizado por diálogos rápidos e afiados que exigem versatilidade de seus intérpretes.
Para montar Agora É que São Elas!, Porchat misturou textos recém-criados e outros que, apesar de escritos em 2004 e 2005, revelam conexão com a década de 2020. Na época, Porchat era estudante da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Rio, e chegou a encenar alguns deles ao lado do saudoso colega Paulo Gustavo.
Entre as nove histórias, “Números” é uma das mais engraçadas ao mostrar um casal (interpretado por Júlia e Priscila) perdido em meio aos tantos algarismos que memorizam para usar como senhas no dia a dia. Maria Clara e Júlia dividem o palco em “Superstição”, peça que traz o reencontro de duas amigas que não se viam há anos. Uma delas acredita cegamente em todas as crendices e a outra é puro ceticismo. Já Priscila e Maria Clara contracenam em “Selfie”, sobre um fã que aborda uma famosa atriz em um restaurante e, enquanto tenta tirar uma fotografia, começa a listar defeitos na artista que supostamente admira.
Os esquetes manifestam críticas e reflexões sobre sociedade, política e comportamento e são trazidos à cena com humor e talento por esse elenco feminino. São três ótimas atrizes de gerações distintas que despontaram para o público em veículos diferentes. A carioca Maria Clara Gueiros, de 58 anos, é bailarina, estreou no teatro com o espetáculo Na Cola do Sapateado (1987), e ganhou popularidade na televisão com o humorístico Zorra Total, entre 2004 e 2007. Também do Rio, Júlia Rabello, de 42 anos, estourou na internet como destaque do time do Porta dos Fundos e participou das novelas A Regra do Jogo (2015) e Rock Story (2016). A paulistana Priscila Castello Branco, de 34 anos, por sua vez, fez drama no teatro em Cenas de uma Execução (2016) e apareceu nas novelas Deus Salve o Rei (2018) e Salve-se Quem Puder (2020). O seu território, porém, é o stand-up e faz sucesso há dois anos com o solo Tô Quase Lá.
Agora é Que São Elas! se compromete com o humor raiz, com o espaço para improvisos, aproximando o público de cada cena. E, como uma das linguagens mais vivas do teatro, a cada dia um mesmo esquete pode ser interpretado de um jeito diferente do dia anterior, como se cada plateia assistisse a um espetáculo exclusivo.
Ficha técnica
Texto e direção: Fábio Porchat
Elenco: Maria Clara Gueiros, Júlia Rabello e Priscila Castello Branco
Cenografia: Mina Quental & Atelier na Glória
Equipe Atelier na Glória: Bernard Heimburger, Alexsander Pereira e Mariana Castro
Cenotécnico: A. Salles Cenografia – André Salles e Marcio Domingues
Figurino: Gilda Midani
Assistente de Figurino: Vanessa Vicente
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Assistente de Luz: Valdeci Correia
Montagem de Luz: Equipe Art Light
Trilha Sonora: Lúcio Mauro Filho
Assistente de Direção: Hernane Cardoso
Visagismo: Diego Nardes
Fotografia: Pino Gomes
Identidade Visual: Vicka Suarez
Marketing: Renato Passos
Assessoria de Imprensa: Fábio Dobbs e Guilherme Scarpa
Assistente de Produção: Alice Porchat
Produção Executiva: Hernane Cardoso
Produção: Pad Rok Produções Culturais – Clarissa Rockenbach e Fernando Padilha
Idealização: Fábio Porchat
Serviço
Teatro dos Quatro - Shopping da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 52, 2º andar, Gávea, Rio de Janeiro.
De 5 de abril a 14 de julho de 2024.
Sextas e sábados, 20h; domingos, 19h.
Preço: R$ 140.
Classificação etária: 14 anos.
Duração: 70 minutos.
Comments