top of page

Jaguar Parade chega a Belém em 2025 com participação do Instituto Líbio

Belém será palco, entre setembro e novembro de 2025, de uma das maiores mostras de arte urbana do mundo: a Jaguar Parade, exposição que reúne esculturas em tamanho real de onças-pintadas, customizadas por artistas nacionais e internacionais, espalhadas por praças, parques e pontos turísticos. A iniciativa, que já percorreu cidades como Nova Iorque, São Paulo, Rio de Janeiro e Paris, chega à capital paraense em meio à realização da COP30, reforçando a mensagem global de preservação do maior felino das Américas.


ree

Neste ano, parte dos recursos arrecadados com o leilão beneficente das obras será destinada ao Instituto Líbio, organização brasileira dedicada à conservação da fauna silvestre e à proteção de habitats naturais. Fundado em 2020, o Instituto atua em frentes como a reabilitação e soltura de animais vítimas de tráfico, maus-tratos ou atropelamentos, além de desenvolver projetos de educação ambiental e manter reservas privadas em estados como Mato Grosso do Sul e Pará, criando corredores ecológicos e promovendo a recuperação de áreas degradadas. Na Jaguar Parade Belém 2025, o Instituto Líbio terá sua própria escultura, intitulada “JAYA NÔ, assinada por Gabriel Cardoso (GC Arte) — criador do Afrofuturismo Amazônico. Nascido no bairro Jurunas, em Belém, o artista visual e arte-educador é autodidata e mistura ancestralidade, tecnologia e cultura amazônica em suas obras. A peça, uma onça amazofuturista que une grafismos marajoaras e elementos tecnológicos, simboliza a conexão entre ancestralidade e futuros possíveis, chamando atenção para a luta contra a extinção da onça-pintada e a preservação da floresta, de seus povos e de sua cultura.


ree

“A onça-pintada é mais do que um símbolo da biodiversidade: ela representa o equilíbrio dos ecossistemas. Para o Instituto Líbio, participar da Jaguar Parade em Belém é uma oportunidade única de unir arte, ciência e engajamento social em prol da conservação. Queremos que cada escultura desperte o olhar das pessoas para a urgência de proteger não só a espécie, mas toda a floresta que garante a vida de tantas outras”, afirma Raquel Machado, CEO do Instituto Líbio.


As esculturas, produzidas em fibra de vidro e com 1,8 metro de comprimento, ganharão vida pelas mãos de artistas amazônidas e de outras regiões do país. Entre 11 de setembro e 19 de outubro, o público poderá acompanhar o processo de pintura no ateliê oficial instalado no Boulevard Shopping Belém. A exposição será aberta em 25 de outubro e se estenderá até 30 de novembro, com destaque para o encontro das peças na “Reunionça”, em 15 de novembro, e o leilão beneficente on-line em 29 de novembro, Dia Internacional da Onça-Pintada.


ree

Além do Instituto Líbio, outras organizações que atuam diretamente na proteção da espécie e de seu habitat também serão beneficiadas, como a Onçafari, Panthera, AMPARA Silvestre, SOS Pantanal e Instituto Peabiru.


A Jaguar Parade Belém 2025 é apresentada por ISA Energia Brasil, com patrocínio de empresas nacionais e internacionais, e conta com apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura. A curadoria é assinada pela historiadora de arte Vânia Leal Machado, com co-curadoria de Débora Oliveira.


ree

Ao reunir arte, ativismo e ciência, a exposição amplia o debate sobre a conservação da onça-pintada, hoje ameaçada em grande parte dos territórios da América Central e do Sul. Estima-se que a Amazônia concentre de 10 a 17 mil indivíduos, cerca de 60% da população global da espécie. A proteção da onça-pintada implica também a preservação de ecossistemas fundamentais para a sobrevivência de inúmeras outras espécies, inclusive humanas.



Serviço – Jaguar Parade Belém 2025


Pinturas ao vivo: 11 de setembro a 19 de outubro

Exposição pública: 25 de outubro a 30 de novembro

Reunionça: 15 de novembro

Leilão beneficente: 29 de novembro (Dia Internacional da Onça-Pintada)

 
 
 

Comentários


bottom of page