“Joias da Amazônia” celebra sustentabilidade e saberes na Casa SESI Indústria Criativa
- blognewschristian
- 5 de nov.
- 3 min de leitura
Em cada joia, uma história contada. Narrativas sobre família, infância e memórias pessoais que se entrelaçam com histórias de sustentabilidade, respeito à natureza e amor a tudo que vem dela. São 14 peças autorais, feitas por artesãs de diversas regiões do Pará, após formação e consultoria técnica especializada. A exposição “Joias do Pará” teve sua abertura oficial nesta terça-feira, 4, na Casa SESI Indústria Criativa. O projeto é uma realização do Instituto Elabora Social, com patrocínio da Hydro e apoio institucional do Sistema FIEPA, da Jornada COP+, Ebata e Aimex.
Escamas de peixe, caroços de açaí, sementes, cerâmicas e fibras regionais, entre outros materiais da biodiversidade amazônica compõem as peças. Tudo isso foi incorporado à madeira de manejo florestal, cedida pela Ebata Produtos Florestais, a partir da Associação Das Indústrias De Madeira Do Estado Do Pará; e ao alumínio reciclado de ferro-velho, em parceria com a Hydro.
A vice-presidente executiva da FIEPA e da Jornada COP+, Marcella Novaes, destacou como o projeto trabalha dois pilares essenciais da Jornada: a sociobioeconomia e a economia circular. “A exposição mostra que a indústria tem a sustentabilidade como base. E olhando as peças e sabendo um pouco da história das criativas artesãs, não tem como a gente não se emocionar. E é isso que a gente espera quando a gente tem esse espaço tão bonito, a Casa SESI Indústria Criativa”, pontuou.

Unindo design, sustentabilidade e os saberes da floresta, as peças foram criadas tendo como ponto de partida o tema “Sonhos”. “Sonhos que se repetem, que nos conectam às origens, aos afetos e, às vezes, também aos nossos medos. e hoje, mais do que nunca, esse tema se materializa, porque estamos celebrando um sonho transformado em realidade”, destacou Nathalie Kuperman, diretora do Instituto Elabora Social.
A mostra será uma vitrine para a valorização do trabalho das artistas locais, e da riqueza cultural e natural da Amazônia, durante a COP30. Altairley Mendonça, Ana Lucia Everdosa, Bianca Camino, Bruna Sampaio, Josane Santos, Joyce Adriele, Luciene Farias, Maria Aparecida Matos, Monica Moraes, Neuciane Pereira, Nilma Arraes, Patrícia Pamplona, Selma Montenegro e Tânia Lúcia Amaral são as artesãs participantes do projeto. A artista Altairley Mendonça criou o colar “Morada da Felicidade”, feito com fibra de miriti, caroço de açaí, madeira, casca de coco e alumínio. A peça foi inspirada em um lugar especial. “Na minha casa, onde eu passei na infância, onde eu aprendi a fazer as peças, onde aprendi técnicas que hoje uso nas minhas peças”, contou a artista.

A produção da coleção iniciou em julho, quando as artesãs participaram de formação ministrada pelo Instituto Elabora Social no SENAI Getúlio Vargas. “Foi uma experiência muito enriquecedora. A princípio, conhecer mulheres maravilhosas, mulheres com uma gama de conhecimento. Foi uma troca de saberes, de conhecimentos, histórias, sonhos, onde não só aprendemos sobre a Amazônia sobre, biojoia, mas nós aprendemos também marketing, como fotografar o nosso material. E isso é só início, a gente vai ter nosso trabalho mais reconhecido e divulgado”, relembrou Maria Aparecida, uma das artistas do projeto.

A exposição estará aberta à visitação até o dia 28 de novembro, de terça a sexta, das 9h às 18h, e no feriado municipal (6 e 7) até 13h, sempre com entrada gratuita. Além disso, o projeto fechou parceria com quatro pontos de venda em Belém para que as artistas possam apresentar e vender suas criações autorais: as lojas do Museu das Amazônias, do Museu de Arte Sacra, Ygarapé e o espaço do Sebrae na Green Zone, espaço oficial da COP30.
Casa SESI Indústria Criativa
Localizada na avenida Brás de Aguiar, a Casa SESI Indústria Criativa é o novo espaço de cultura, inovação e criatividade. Após um minucioso processo de restauro, que revelou nove camadas de tinta, vitrais originais e pisos de madeira de lei, a Casa agora integra o Brazilian Industry Hub, ponto de convergência da indústria nacional durante a COP30. O projeto é resultado da parceria entre o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), com apoio do Conselho Nacional do SESI e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em sua estreia, além do projeto “Joias da Amazônia”, a Casa também apresenta ao público outras três exposições simultâneas: a exposição “Casa SESI”, que mostra a história do imóvel; a mostra imersiva “Im-PARÁ-veis”, que tem a direção da artista visual paraense Roberta Carvalho; e a mostra “Upcycling SENAI”, realizada por meio da parceria com a Receita Federal e o SENAI Pará, dedicada à economia circular e à redução de desperdícios.
Serviço: Exposição Joias da Amazônia
Visitação: Até 28 de novembro, de terça a sexta, das 9h às 18h, e no feriado municipal (6 e 7) até 13h
Local: Casa SESI Indústria Criativa - Av. Comandante Brás de Aguiar, 607, Nazaré, Belém, Pará
Entrada gratuita, mediante inscrição no site da FIEPA


















Comentários