LA KOMBIA | LAM, projeto itinerante da Lambateria, faz sua estreia em Marapanim neste domingo, 07
- blognewschristian
- 5 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Um palco itinerante montado em uma Kombi que tem como objetivo circular e levar a música latino-amazônica dançante gratuita pelos bairros de Belém e para outros municípios do Estado . Esse é o objetivo do La Kombia, novo projeto da Lambateria,que faz parte do LAM - Lambateria em Movimento. O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, Fadesp - Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa via Secult Pará, Governo do Pará, Ministério da Cultura / Governo Federal, e terá a primeira apresentação neste domingo, 07, no balneário Vila Silva, em Marapanim.

O Lambateria em Movimento é um projeto de divulgação e fomento da cultura musical dançante da Amazônia para bairros descentralizados da Região Metropolitana de Belém, incluindo os distritos, através de uma Kombi adaptada que atua como palco móvel. Buscando expandir o projeto, o LAM faz sua estreia em Vila Silva, comunidade residencial e familiar de Marapanim, composta por cerca de 300 famílias.
Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura latino-amazônica, o projeto vai circular por comunidades e bairros periféricos promovendo inclusão social e cultural com música, dança e ações educativas gratuitas. Nesta primeira edição, a programação começa às 10 horas com discotecagem da DJ Rebarbada, aula de Lambada com o professor de Dança César Cordeiro e encerrando a programação tem show de Félix Robatto e seu Conjunto.

“Muita gente sempre diz que gostaria de ir a Lambateria e levar os pais, avós, mas que não consegue porque mora longe e também porque trabalha durante a semana ou não tem com quem deixar os filhos. E nós pensamos esse projeto para descentralizar e também para que fosse uma programação para toda a família, dos avós aos netos, por isso a programação será realizada cedo, em bairros e comunidades descentralizadas e com classificação livre para que todo mundo possa curtir junto", explica Sonia Ferro, realizadora do projeto e que atua como DJ.
Além da discotecagem, o projeto prevê o show do guitarrista, percussionista, produtor e pesquisador musical Félix Robatto que, acompanhado por sua banda, faz um passeio pela música latino-amazônica dançante com grandes clássicos dos bailes paraenses e músicas autorais como “A Gente chama de Lambada” e "Hoje vai Ter Fritação".

Já a aula de dança será comandada por César Cordeiro, professor e coreógrafo de Danças de Salão desde 1995, formado em Letras e no Curso Técnico em Dança pela UFPA com especialização em Artes (dança) também pela UFPA e presidente do Ponto de Cultura Marina Benarrós. Com experi6encia internacional como ter trabalhado como jurado no Campeonato Intercontinental de Tango na Argentina (Buenos Aires), César vai ministrar a oficina de dança de Lambada, ensinando um pouco da técnica e caqueado desse gênero musical paraense.

La Kombia - O palco do LAM é a "La Kombia", nome que é um trocadilho do idealizador do projeto, Félix Robatto: “Desde a época do La Pupuña, quando tínhamos o Pupumóvel, eu já imaginava chegar nos lugares com a Kombi para tocar, mas na época, por questões técnicas, não tínhamos a praticidade de hoje. E aí essa ideia voltou e o nome é meio óbvio: unir a Kombi com esse gênero musical que une a América Latina e faz parte do recorte musical da Lambateria, que é a Cumbia”, explica Félix.
O projeto foi aprovado pelo Edital de Circulação de Projetos Culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, via Secult Pará, Governo do Pará, Ministério da Cultura / Governo Federal, prevendo três edições e, em breve, estará nas ruas de Belém.
PROGRAMAÇÃO
10h - Discotecagem DJ Rebarbada
10h30 - Aula de Lambada com professor César Cordeiro
11h30 - Discotecagem DJ Rebarbada
12h - Show Félix Robatto e seu Conjunto
Mais aqui: IMPRENSA - La Kombia
Serviço:
| O quê |: 1 edição do LAM com La Kombia em Marapanim
| Quando |: 07 de dezembro de 2025 (domingo) às 10 horas
| Onde |: Balneário Vila Silva (Rod. Transmaú - Vila Silva - Marapanim/PA) - 68760-000
| Entrada |: gratuita
| Redes |: @lakombia
| Realização |: Lambada Produções
| Apoio |: Associação Cultural Sereia do Mar
O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, Fadesp - Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa via Secult Pará, Governo do Pará, Ministério da Cultura / Governo Federal.


















Comentários