top of page

LAPSUS aborda memória e afeto na 1ª Mostra de Teatro Koringa

Nesta sexta-feira, 24, o público confere "Lapsus", mais do que uma leitura dramática, uma leitura espetáculo, com dramaturgia de Mário Zumba e direção de Marton Maués, que será apresentada às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha (BPMAR), em Icoaraci, com entrada gratuita. A programação integra a 1ª Mostra de Teatro Koringa, premiada pelo edital 12/2022 – Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023. "Lapsus" conta a história de um idoso com Alzheimer e o filho, expulso de casa por ser gay e agora volta para cuidar do pai. Frente a frente, eles revisitam a trajetória desta relação, relembrando momentos de afeto e mágoa na busca de uma redenção. Um segredo entre eles. Dor, perdão, amor. Lapsus.

“Quando iniciamos as visitas a domicílios levando a leitura-espetáculo ́"Lapsus", já pensávamos em apresentá-la na biblioteca Avertano Rocha. Então, esse convite para participar da Mostra Koringa veio de encontro a essa vontade. Nossa expectativa é grande e esperamos fazer uma bela apresentação para o público de Icoaraci, neste local de arquitetura ímpar e tão repleto de simbolismo para toda aquela população”, diz Mário Zumba. O projeto nasceu da leitura informal para os amigos. A intenção era mostrar o texto recém escrito por Mário Zumba, a partir de um argumento proposto por Marton Maués, para ver qual seria a reação dos ouvintes. E as respostas eram surpreendentes. “Ao final da leitura as pessoas estavam sempre emocionadas com a história ouvida e estabelecia-se, naturalmente, uma conversa a respeito dos assuntos tratados no texto. As percepções dos participantes eram extremamente pertinentes apontando caminhos/aspectos valiosos para a montagem do espetáculo”, diz Marton Maués. De residências e quintais para a orla de Icoaraci Os atores perceberam, então, que aqueles encontros poderiam tornar-se algo mais elaborado sendo feito na casa de quem os convidasse. Assim, no início de janeiro de 2023 foi lançada a proposta e logo surgiram os convites, para a leitura em residências, jornadas pedagógicas, centros culturais, pousadas, livrarias e quintais, já tendo sido levado a diversas cidades. E agora, o público de Belém e Icoaraci terão a oportunidade de participar da leitura que se torna praticamente um espetáculo. O drama, de 35 minutos, indicado a pessoas com 16 anos ou mais, conta com dois experientes atores. Marton Maués é professor de EBTT da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Expressão Vocal, Corpo e Máscara, Palhaçaria, atuando principalmente nos seguintes temas: riso, palhaço, cultura popular, comicidade e circo. É fundador da Cia Palhaços Trovadores.

Já Mário Zumba, paraense de Primavera, é um artista inquieto e curioso que transita com facilidade pela literatura, teatro, artes plásticas, literatura de cordel e poesia. Foi vencedor do XV Concurso Nacional de Dramaturgia Infantil - Prêmio Pedro Veiga do Ministério da Cultura com a peça CUIDADO COM O TAMANDUÁ-BANDEIRA. Ator, dramaturgo e escritor, teve suas peças encenadas em vários estados do Brasil. Publicou os livros infantis KUKRÃ E O CAMALEÃO, A HISTÓRIA DOS DOIS MOISÉS E A COBRA PAPAGAIO e um de poesia, OLHOS DE LETRA. LAPSUS, é sua mais recente dramaturgia e foi premiada com o Edital Obras Literárias/2023 da Fundação Cultural do Pará. Mostra Koringa vai até dia 2 de dezembro! A Mostra de Teatro Koringa é um projeto selecionado pelo edital 12/2022 - Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023, do Governo do Estado. Na próxima terça-feira, 28, haverá a Contação de História “Ser Diferente é o que nos Une” (Raimundo Lima), às 10h, na Escola Passo a Passo. Já no dia 30, a mostra volta à biblioteca com a leitura dramática "Médico à Força", da Má Companhia de Teatro, às 19h.

No dia 1º de dezembro, a mostra traz o espetáculo “Enfim Sós”, uma parceria entre a Escola Koringa e a Presságio Produções, às 20h, e encerrando amostra, dia 2 de dezembro, com o espetáculo “Histórias de beira rio: contos para esperar a maré encher”, de Marvin Muniz e Wagner Abapuru, a partir das 18h, também na Biblioteca Avertano Rocha (Livre – Infantil). Serviço 1ª Mostra de Teatro Koringa – Apresentação de Lapsus, com roda de conversa após a apresentação, com Marton Maués e Mário Zumba (haverá intérpretes em LIBRAS). Nesta sexta-feira, 24, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, no Distrito de Icoaraci. Entrada Franca. Informações: (91) 9 8467-3229/ 9 9922-0848.


bottom of page