top of page

“Lavagem da Madeleine”, com Carlinhos Brown, reuniu 60 mil pessoas em Paris

Reunindo manifestações populares de todas as regiões do Brasil, como: maracatu, capoeira, cortejo, samba, MPB, a 22ª edição da “Lavagem da Madeleine”, arrastou uma multidão de 60 mil pessoas pelas ruas de Paris, neste domingo (10). Carlinhos Brown comandou o trio elétrico, levando toda brasilidade e diversidade ao lado do idealizador do evento, Robertinho Chaves e vários grupos artísticos.

“Fazer parte da Lavagem da Madeleine me traz muita alegria e emoção. Milhares de pessoas reunidas, franceses, brasileiros, cidadãos de todas as nacionalidades, juntos na mesma sintonia, nessa celebração que é a maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa. Eu só tenho a agradecer a Robertinho Chaves por me possibilitar estar somando ao evento em Paris, desfilando com meu trio elétrico. Me sinto energizado!”, destacou Brown.

Emocionado, Robertinho falou sobre o desfile: “Levamos às ruas toda a diversidade e identidade da cultura brasileira. É lindo ver a integração entre Brasil e França, através da música, da dança e da alegria. É um evento de resistência cultural do povo negro, contra a intolerância e por respeito a todas as crenças. Há mais de 20 anos realizamos a Lavagem e hoje ela já integra o calendário da cidade e é uma referência mundial. Estamos muito felizes com o grande público que veio e toda essa energia boa”.



O desfile aconteceu pelas ruas de três bairros de Paris: saiu da Praça da República, passou pela Ópera Garnier até chegar na Igreja de “la Madeleine”, quando artistas e manifestações culturais se apresentaram na praça da Madeleine. Quem também chamou atenção do público foi o ator Vincent Cassel, que acompanhou o cortejo. Cassel é um dos astros mais populares da Europa, que tem no currículo diversos filmes e prêmios internacionais.

O cortejo surgiu em 1998, ainda na Igreja do Sagrado Coração (Sacré Coeur), por iniciativa de Robertinho Chaves, natural da cidade de Santo Amaro da Purificação, interior da Bahia, para aliviar o seu “banzo” de imigrante. O evento é inspirado na tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. Durante a festividade, foram gravadas as últimas cenas para o longa-metragem intitulado “Madeleine à Paris”, que conta a história da Lavagem de Madeleine e tem Roberto Chaves como protagonista, da cineasta Liliane Mutti.

A atividade é uma realização do Brasil Onire Lavage de La Madeleine, Carlinhos Brown e Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).


Comments


bottom of page