Livro infantil aborda maternidade solo com sensibilidade e sem romantização
- há 8 horas
- 2 min de leitura
A jornalista e escritora Ana Danin lança, neste sábado (18), às 17h, em Belém, o livro infantil “A Rua dos Tijolinhos”, que aborda, de forma lúdica e sem romantização, a realidade de muitas mães solo no país. A personagem principal, Duda, é uma menina de 6 anos que enxerga o mundo com imaginação e leveza, mesmo vivendo em um contexto de muita desigualdade social.
Em seu olhar, as casas sem reboco e a precariedade da rua onde mora são retratadas de forma inocente, onde tudo é laranja, “exceto quando chove e deixa tudo meio marrom”. A história, no entanto, não ignora as dificuldades - ao contrário, as apresenta de forma acessível às crianças.

“Eu quis contar essa história a partir do olhar de uma criança porque, mesmo em meio às dificuldades, a infância ainda encontra espaço para imaginar, brincar e ressignificar o mundo. Acredito que, por meio deste livro, as crianças entenderão melhor a rotina ‘puxada’ de muitas mulheres e as que não vivenciam essa realidade poderão compreender que ela existe em muitos lares”, afirma Ana Danin.
De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), quase metade dos domicílios brasileiros é chefiada por mulheres — um cenário muitas vezes marcado por desafios e sobrecarga. O livro "A Rua dos Tijolinhos", publicado pela editora Asinha, braço infantil da editora Ases da Literatura, tem ilustrações de Charles Will, e também destaca a importância das redes de apoio, fundamentais para a sobrevivência e o bem-estar de muitas famílias. Na trama, esse papel é representado pela personagem Tia Lu, vizinha que acolhe Duda no período entre a volta da escola e o retorno da mãe, Rosana, no fim do dia.

“A Tia Lu representa essas mulheres — vizinhas, avós, amigas — que também têm suas próprias batalhas, como ela, que depois ainda sai para vender café, mas que se ajudam para que tudo funcione”, explica a autora. “E ainda tem o Picolé, um vira-lata caramelo, que é aquele amigo pet fiel que toda criança merece ter”, completa.
O livro “A Rua dos Tijolinhos” também já está disponível nas principais plataformas de venda online do Brasil. O lançamento presencial deste sábado ocorrerá na sorveteria IceBode, no Umarizal (tv. Alm. Wadenkolk, 635, esquina com a rua Domingos Marreiros).
Além do novo título, o público que comparecer ao evento poderá adquirir o primeiro livro da autora, “Teca, a gata sapeca”, uma gatinha que “pula” das páginas do infantil para convidar os adultos a dedicarem mais tempo de qualidade aos pequenos.
Serviço:Lançamento de “A Rua dos Tijolinhos” – Ana DaninData: 18 de abril de 2026 (sábado)Horário: 17hLocal: Sorveteria IceBode, na tv. Alm. Wadenkolk, 635, Umarizal, Belém/PA (esquina com a rua Domingos Marreiros)
Entrada Gratuita















Comentários