top of page

Márcio Moreira celebra sua estreia na literatura com pocket show ao lado de Renato Torres em Belém


Na noite desta sexta-feira, 29, Márcio Moreira comemora o nascimento de seu primeiro livro de poemas ‘Amanhecimento íntimo ou Princípio das jornadas’ (Editora Autografia), com um pocket show especial ao lado do poeta e multiartista Renato Torres, na Casa do Fauno, Rua Aristides Lobo, 1061 – Reduto, com entrada franca. “Será uma noite de celebração à poesia. Canto e escrevo canções por causa dela e através dela, portanto, nada mais justo do que comemorar o nascimento deste projeto tão especial com um show musical”, explica o poeta.

A escolha de Renato Torres para acompanhá-lo nesta festa não foi aleatória. O músico é uma espécie de padrinho Renato como professor de artes no colégio e, entre ensaios e parcerias, nasceu uma amizade muito fundamental para o artista que me tornei. Ao lado de Dionelpho Jr, que convidei para prefaciar meu livro, Renato me ensinou a poesia e o ofício da arte”, destaca Moreira.

Além do show, composto por um repertório de parcerias dos artistas, o evento contará com palco aberto para declamação de poemas, venda e autógrafo dos exemplares do livro de estreia de Márcio Moreira na literatura.



Amanhecimento íntimo ou Princípio das jornadas Composto por 100 poesias cheias de sentimentos e algumas angústias, o cantor e compositor Márcio Moreira fala de amores errâncias e finitudes em versos cantáveis. “A maioria das minhas canções partem da poesia. Ela é a pedra fundamental na construção e no motivo do meu canto,

por isso vejo com naturalidade o nascimento deste livro que, para mim, é uma compilação muito íntima do que pensa e, principalmente, sente o Márcio Moreira de agora”, descreve o artista que incluiu entre a seleção de poemas a versão original de algumas letras de suas canções, antes de sofrerem alterações para caberem na métrica musical.

O livro, que conta com im Paula Queiroz Resende, é dividido em quatro capítulos: ‘Belenências’, ‘Bem-querências e desamores’, ‘Errâncias’ e ‘Morrências e outras finitudes’. Vale destacar o prefácio do diretor

teatral e arte-educador Dionelpho Jr., que agrega ainda mais afeto na apresentação do livro deste experiente estreante na literatura: “Aqui, ler vem de onde abraçar, de onde rearrumar as distâncias, as presenças e os afetos. Antes era o infante, o menino e a vontade de ser, de cantar, de dizer, de dançar, de amar. Hoje é o menino imenso costurado ao homem e seu caminho de iluminar.”, inicia o texto de Dionelpho, que foi escolhido pelo autor por ter sido o responsável, ao lado do músico e poeta Renato Torres, por semearem a poesia nos primórdios de sua formaçãoartística.

Entre poemas que falam de encontros, desejos, perdas e angústias, o livro conta ainda com

passagens importantes que cantam a Amazônia, e a migração para o sudeste, tão típica dos artistas de sua geração em busca de visibilidade. “Me irmano aos milhares de artistas do norte, contemporâneos a mim, que num tempo pré-internet, justamente no momento decisivo da carreira, se viu obrigado a sair de sua terra, em busca de oportunidades e espaços legítimos para sua arte. A coisa evoluiu muito e hoje não vejo mais essa necessidade tão urgente, mas já me estabeleci no Rio (de Janeiro) e como diria Drummond, Belém hoje ‘é uma fotografia na parede.



Mas como dói!’”, descreve Moreira, que registra sua imensa saudade da terra natal, no livro, em poemas como ‘Belém de Tudo’, ‘Sol do meu Lugar’ e ‘Poema de quando volto de casa’. ‘Amanhecimento íntimo ou Princípio das jornadas’ está disponível para venda através da livraria virtual da editora: https://www.autografia.com.br/loja/ ou direto com o autor pelo e-mail:


SERVIÇO:

Pocket show de lançamento do livro “Amanhecimento íntimo ou Princípio das jornadas”, de

Márcio Moreira com participação de Renato Torres

Dia: 29/11/24 - sexta-feira Hora: 20h

Local: Casa do Fauno - Rua Aristides Lobo, 1061 – Reduto. Belém – PA

Entrada Franca.

Contato: Márcia Tupinambá – Produtora Artística: (91)98169-2802

Comments


bottom of page