top of page

Maior navio de guerra da Marinha do Brasil recebe mais de 10 mil pessoas em Belém

Hoje (9), no último dia da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, também encerrou sua participação no evento, abrindo as portas para a visitação pública da sociedade paraense, que ultrapassou mais de 10 mil pessoas a bordo. Esse , que é o maior navio de guerra da Marinha do Brasil (MB), é também o maior navio militar da América Latina.

O Comandante do NAM “Atlântico”, o Capitão de Mar e Guerra Mozart Junqueira Ribeiro, explica que o Capitânia da Esquadra brasileira veio, pela primeira vez, para Belém, e também para o Norte do País, para compor a segurança da Cúpula da Amazônia, um dos mais importantes encontros de Chefes de Estado dos “Países Amazônicos”, que discutiu políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.



“A Marinha está apoiando este evento, trazendo os navios da Esquadra, e em especial o NAM ‘Atlântico’. Em seguida, o navio vai participar de exercícios próximo ao Espadarte, na Foz do Rio Amazonas, exercícios de controle de área marítima em conjunto com os navios do Comando do 4⁰ Distrito Naval”, detalhou o Comandante Mozart.

O entorno da Foz do Rio Amazonas é uma área especial do ponto de vista da defesa, o que torna fundamental o seu controle estratégico para preservar as Linhas de Comunicação Fluviais da Bacia Hidrográfica Amazônica.

Uma das visitantes do navio, a pequena Maria Luiza, de 10 anos, conta que ficou surpresa com o tamanho do navio. “Gostei de terem vindo para a minha cidade, gostei do navio e não imaginava que seria tão grande assim, e o que mais me impressionou também foi ver os helicópteros”, disse. Já outra pessoa que ficou feliz por ter conhecido o NAM “Atlântico” foi a dona de casa Zaide Martins, mãe do Arthur de 13 anos. Ela conta que o filho tem muito interesse em navios. “ Ele [o filho] estava insistindo desde ontem para ver o navio, e hoje, ele está aqui realizando um sonho. É uma alegria imensa”, disse agradecida.

Operação Camex

A Operação “Camex Delta do Amazonas”, será realizada pela MB, no entorno da Foz do Rio Amazonas, onde serão empregados o NAM“Atlântico”, um Grupamento de Mergulhadores de Combate e a Fragata “Defensora”, da Esquadra, bem como meios do Comando do 4º Distrito Naval, que são o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, o Navio-Patrulha “Bocaina” e o Navio-Patrulha “Guarujá”, componentes do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

A “Camex” tem o objetivo de contribuir para o adestramento da Esquadra e das Forças Distritais e o desenvolvimento de opções operacionais para a defesa da região. No período, o Grupo-Tarefa localizará, identificará e acompanhará os navios e embarcações transitando pela área, por meio de operações de esclarecimento, bem como coordenará o emprego conjunto dos meios da Esquadra e do Comando do 4⁰ Distrito Naval.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page