top of page

Manaus recebe a primeira edição da Campus Party Amazônia

A cidade de Manaus receberá a sua primeira edição da Campus Party. A maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, blockchain, games, cultura maker, educação e empreendedorismo do mundo acontecerá entre 11 e 15 de outubro, no Studio 5 Shopping e Convenções, trazendo à população manauara o que há de mais novo no mundo high-tech por meio de atividades, atrações, palestras e workshops.

Durante os cinco dias de duração, a CP Amazônia tem a expectativa de receber mais de 100 mil visitantes, sendo 5 mil na área paga (Arena), e 1000 campuseiros que ficarão acampados durante o evento e usufruirão de conteúdos voltados a temas atuais e à cultura tecnológica. Na Arena, estarão localizados os 12 espaços de conteúdo, divididos entre palcos, workshops e áreas multiuso com as comunidades.


“É muito emocionante realizar a primeira Campus Party no pulmão do mundo. Queremos proporcionar a toda região Amazônica as maiores experiências tecnológicas, com foco em enriquecer o conhecimento dos participantes para impulsionar cada vez mais a tecnologia e o empreendedorismo local em prol do bima da região”, afirma Tonico Novaes, CEO da Campus Party.

A Campus Party Amazonia vai contar com cerca de 368 palestrantes nacionais e internacionais de diferentes áreas do conhecimento com destaque para Bruce Dickinson, Maitê Lourenço, Ramon Pires, Ed Gama, Iberê Thenório, Mariana Kruger, Nina da Hora, Célia Kano, Mikaeri Ohana, entre outros. Vale destacar também que nessa edição a presença das mulheres será massiva não só nos palcos, com 46% das palestrantes sendo do sexo feminino, mas também entre as campuseiras, sendo 43% do público presente.


Como não poderia ser diferente, a programação dessa edição também está repleta de palestras e atividades com foco na sustentabilidade, meio ambiente e preservação do bioma da região. Entre os destaques da programação estão uma palestra sobre “Mudanças climáticas globais e o papel da Amazonia” que será ministrada pela mentora, professora e palestrante, especialista em felicidade e sustentabilidade, Alíria Noronha; “Inovação no Coração da Amazônia - O Barco Voador da AeroRiver”, palestra do Tulio Condé Duarte Silva, cofundador da AeroRiver, startup destinada a revolucionar a logística amazônica com um inovador Barco Voador; e a apresentação “Ameaças aos serviços ambientais da Amazônia”, realizada pelo Philip Martin Fearnside, Pesquisador do INPA, identificado em 2006 como o segundo cientista mais citado no mundo na área de aquecimento global, em 2011 como sétimo em desenvolvimento sustentável, em 2020 como “mais influente” no Brasil na área de ecologia e em 2021 na área de mudanças climáticas, e em 2023 como “melhor” (mais citado) em ecologia e evolução.

Ademais, a CPAmazônia também promoverá quatro hackathons, um em parceria com o Governo do Estado do Amazonas e a Fundação Rede Amazônica, outro em colaboração com o SERPO e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), um terceiro com a TecToy, e o último com a Siemens. Os desafios têm como objetivo utilizar a tecnologia para aprimorar a conectividade e a transformação digital tanto das pessoas quanto do setor agropecuário. A premiação de todos hackathons será de mais de R$ 50 mil.

Para atrair o público geral, a Campus Party Amazônia terá também a Open Campus, uma área aberta e gratuita que funcionará entre 12 e 14 de outubro, das 10h às 20h, com circulação permitida até às 21h e no domingo, 15, das 10h às 16h, com circulação até às 17h. No espaço, os visitantes poderão se aprofundar no universo gamer, palestras, workshops, além de acompanharem e participarem na Campus Play do campeonatos de eSports, que terá torneiros de League of Legend, Valorant e Counter-Strike, além de uma seletiva da Taça das Favelas Free Fire.


Além disso, a Open Campus será o palco de uma emocionante competição gastronômica chamada Printer Chef, onde os participantes criarão pratos típicos da gastronomia local elaborados a partir de alimentos produzidos em impressoras 3D. O público infantil também terá uma programação exclusivamente pensada para ele na Campus Kids, que contará com diversas atividades e oficinas com a curadoria do Instituto Campus Party. Já para aqueles que querem criar seu próprio negócio, a CPAmazônia, em parceria com o Sebrae, terá um espaço dedicado ao empreendedorismo.

Todas as palestras poderão ser acompanhadas em tempo real no site oficial da Campus Party Brasil, via streaming. Também é possível acompanhar a programação completa no novo aplicativo – Campus Party Brasil. Para baixar é só acessar as lojas App Store e Play Store.

Serviço Campus Party Amazônia – 1ª edição Arena: das 11h do dia 11 de outubro às 18h do domingo 15 de outubro Open Campus: de 12 a 14 de outubro, das 10h às 20h, com circulação até às 21h. Domingo, 15 de outubro, das 10h às 16h, com circulação até às 17h.

Local: Studio 5 Shopping e Convenções (Av. Gen. Rodrigo Otávio, 3373 - Crespo, Manaus)

Nossos parceiros

Como nas edições anteriores, a Campus Party Amazônia conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia durante os cinco dias.

Apoio Institucional: Universidade do Estado do Amazonas, Secretária de Desenvolvimento, Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. Parceiro Institucional: Sebrae.

Diamond: TecToy. Platinum: Governo Federal e Petrobras Gold: MTMega, RNP e SEPRO. Silver: Mendix. Realização: Instituto Campus Party, Gouvea Experience e Fundação Rede Amazônica.


Sobre a Campus Party

A Campus Party, completa 25 anos, sendo a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canada, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há quinze anos.

Comments


bottom of page