Marca paraense sustentável traz coleção inspirada em São Miguel do Guamá para restaurante de Belém
- blognewschristian
- 17 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Imagine transformar resíduos de madeira do manejo florestal em área de Concessão Florestal, em peças com design e origem. Os usos vão desde objetos utilitários como bancos, mesas a adornos escultóricos, que trazem um QR Code impresso na própria madeira que indica sua origem e localização geográfica. Assim iniciou-se a Vedac, quando sua fundadora, Jessica, deparou-se com a possibilidade de transformar os resíduos, dando a eles nova função e, simultaneamente, tornando-os em peças que representam a força no norte na economia circular e no consumo consciente.

Tamanha preocupação com a educação profunda sobre o que é ser sustentável e apreço com o design já esteve a partir do trabalho com designers talentosíssimos, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, Casa Cor São Paulo e Mato Grosso, Casa Vogue Experience, com as peças assinadas por Jay Boggo. Destaque para o Projeto Pallas, iniciativa da Gua Arquitetura, ganhador do Premio EDIDA da ELLE DECOR, presente também na Design Week no Shopping Cidade Jardim e na Semana Criativa de Tiradentes.

As peças da coleção Rio que Chove, passam a integrar o mobiliário do restaurante Beiju Xica, localizado na Brás de Aguiar. Segundo Janaína, as histórias das marcas se entrelaçam pois ambas valorizam o simples. “Aqui no Beiju transformamos gastronomia e o espaço em acolhimento por meio da valorização de objetos do restaurante e da própria comida que remete a simplicidade”. A partir desse mês as peças já compõem o mobiliário do espaço.
Coleção Rio que chove
As peças da Vedac foram elevadas a outro nível na coleção Rio que Chove, uma seleção de peças que homenageia o Rio Guamá, sendo o significado deste último a tradução em tupi-guarani do nome da coleção. “A coleção é uma ode a natureza e a cultura, imortalizada pelo som da chuva vindo da água que corre esculpindo seus caminhos pelas pedras”, defende Jessica Dalmaso. A coleção desdobra-se em coleções menores. Na coleção Rio que chove, o banco Dorcha, em Pequiá, combina o a rusticidade e perenidade da madeira natural a ângulos retos que lhe conferem uma geometria ímpar. Já na coleção Água, o mesmo banco, agora recebe um corte mais simétrico em sua forma combinada ao trabalho artesanal de esculpir em sua superfície formas únicas que fluem e contornam simbolizando a água em movimento com suas formas desenhadas pelas pedras no fundo do rio. Sobre a Vedac
A Vedac é uma empresa genuinamente paraense especializada em peças de madeiras cuja transformação depende da originalidade da artesania para transformar o que já fora desperdício peças que emanam poesia. A empresa, certificada FSC®️ - Forest Stewardship Council (FSC-C170188), fundamenta-se em defender o uso consciente de ativos amazônicos como a madeira, possibilitando a expansão da criatividade de designers e arquitetos, a Vedac tem o papel de trazer a vida, junto com uma equipe de artesãos, aquilo que sempre esteve distante, o uso consciente da madeira, matéria prima, durável, renovável e biodegradável. Que faz parte do nosso estado e precisa fazer parte do nosso potencial, da nossa expressão artística. Nos buscamos, valorizar o trabalho manual, estimular o saber profundo, para um consumo verdadeiramente consistente.
Sobre o Beiju Xica
O Beiju Xica é um restaurante localizado na Brás de Aguiar que valoriza os saberes e fazeres tradicionais da gastronomia imprimindo técnicas contemporâneas em um espaço antigo e preservado no coração de Belém.
Comments