top of page

MC Gaspar du Norte apresenta música nova

‘Ogã’ é o nome da nova música do rapper Gaspar du Norte. O lançamento será neste domingo, 15, em todas as plataformas digitais. Em uma nova fase de produção, quando o rapper está retornando ao circuito com este trabalho autoral, o artista faz referência aos ancestrais que conduzem as batidas dos atabaques e cantos nas religiões de matrizes africanas.

A canção é uma composição autoral do MC Gaspar du Norte, que atua há mais de 15 anos na cultura Hip Hop paraense. “Meu sentimento ao compor esta música é de resistência, maturidade e gratidão. O hip hop também me salvou, em termos principalmente de indivíduo em sociedade. Hoje ele continua sendo instrumento de transformação, resistência e linguagem artística em diversas quebradas do Brasil e do mundo”, afirma o MC.


A música contou com a parceria do DJ Gus, que é produtor do Selo "Toca do Urso Records". “Utilizei como referência para a música a figura de ‘Ogã’, numa referência aos ancestrais responsáveis pelos toques nos atabaques e cantos dentro das religiões de matrizes africanas. O instrumental foi produzido e elaborado pelo DJ Gus”, conta Gaspar du Norte.

Esta é uma forma, segundo o MC, de reverenciar o Hip Hop, à sua maneira. “A cultura hip hop está comemorando seu cinquentenário neste ano e aqui no Norte do Brasil temos o pioneirismo nesse ritmo com a atuação tanto de DJs com o rap e MCs, na música em si, assim temos ainda essa relação do hip hop com o Breaking, no caso da dança e com o grafite na arte visual”, aborda.


“Minha inspiração para a composição veio a partir da reflexão do papel de cada indivíduo na sua atuação de músico, seja ‘cantador’, seja ‘tocador’ diante dessa rica herança sonora deixada por nossos ancestrais, além da responsabilidade de manter e preservar sua essência e, ao mesmo tempo, dialogar com a contemporaneidade do mundo moderno e suas demandas”, analisa.

ESCUTE:

Data: 15/10/23, desde à meia-noite.

Onde: Todas as plataformas digitais



Comentarios


bottom of page