Melissandra lança disco Mapará com show apoteótico e gratuito na quadrilha Fogo no Rabo, dia 14 de junho
- blognewschristian
- 11 de jun.
- 3 min de leitura
A multiartivista Melissandra apresenta no próximo dia 14 de junho, na Barão do Triunfo, o show de lançamento de Mapará, seu terceiro álbum de estúdio. O espetáculo acontece na programação da Revoada Fogo, festa que também celebra os 25 anos da quadrilha LGBT e periférica Fogo no Rabo, e promete ser um dos momentos mais impactantes da cena musical amazônica em 2025.

Espetáculo inédito, sem patrocínio e com força coletiva
“O show tá sendo um misto de emoções. É uma alegria enorme colocar esse trabalho no mundo depois de tanto tempo produzindo, de tantos desafios. Ao mesmo tempo, ele está sendo realizado sem patrocínio, sem apoio financeiro. Mas é uma escolha afetiva. Decidi, junto com minha equipe, lançar o disco nessa festa que celebra 25 anos de resistência da Fogo no Rabo. Essa quadrilha é histórica, é da periferia, é LGBT, e também tá fazendo tudo na raça. Então fazer esse show nesse contexto é muito simbólico”, conta a artista.
Sobre o disco: criação de Nik Lamento e narrativas travestis da Amazônia
Mapará é um projeto conceitual profundo, político e artístico. Produzido por BEÁ, da Guamaense Produções, entre 2023 e 2025, no bairro do Guamá, o disco marca a criação de Nik Lamento, personagem desenvolvida por Melissandra em parceria com a diretora de arte Htadhirua, também conhecida como Gata de Rua.
“Esse disco foi um laboratório de estudos e concepção. A personagem Nik Lamento representa a nossa espiritualidade, os nossos desejos, os nossos anseios. Mas, principalmente, ela é uma ferramenta de restituição dos nossos corpos, da nossa visibilidade enquanto travestis e pessoas trans da Amazônia. A gente ainda enfrenta muito preconceito, muita violência, e esse trabalho é sobre ganhar novos espaços, romper novas bolhas”, explica Melissandra.

Sonoridades urbanas e amazônicas entrelaçadas em dois lados
Dividido em dois lados, o álbum traz uma jornada sonora entre o urbano e o regional. “O lado A é mais noturno, mais da rua. Tem funk, tem rap, rimas afiadas, muita presença. Já o lado B mergulha nas sonoridades da nossa terra. Tem tecnobrega, carimbó, coco. É um lado mais íntimo, mais emotivo também”, diz.
A estreia do show será também a primeira vez em que Melissandra canta a maior parte das músicas de Mapará ao vivo. “É um show totalmente inédito. Tô me propondo a fazer um espetáculo apoteótico que eu ainda não vi ninguém fazendo aqui no Pará. Música, dança e teatro juntos, no mesmo palco, contando a história da personagem e do disco. Tô muito animada e com uma expectativa enorme. Tenho certeza de que as pessoas vão se surpreender. E mais que isso: vão se emocionar”, diz.
Revoada Fogo: festa gratuita, vibrante e cheia de atrações
Além de Melissandra, a Fogo no Rabo reúne atrações como Layse, Jamilão Perturbação, Shayra, Nat Esquema, W-Mate U, Savana, as quadrilhas Frescura das Najas e Fogo no Rabo, e intervenções da Ópera das Malandras. O evento será comandado por Lauro Martins.

“Esse disco é muito mais do que música. É memória, é denúncia, é esperança. E esse show é pra todo mundo que quer sentir, dançar e entender o que é existir sendo travesti da Amazônia”, finaliza Melissandra.
SERVIÇO:Show de lançamento do disco Mapará, de Melissandra, na Revoada FogoData: 14 de junho de 2025 (sábado)Horário: A partir das 18hLocal: Rua Barão do Triunfo – Belém (PA)Entrada: GratuitaPix de apoio: fogonorabo2022@gmail.comLink do pré-save: https://onerpm.link/178203401302


















Comentários