top of page

Márcinho Bertolone assume direção de projeto pioneiro da TV Digital “Casa Brasil Cast” em Belém na COP30

A Casa Brasil Belém Sebrae 2025, espaço oficial de programação paralela à COP30 — Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, terá uma TV ao vivo, a Casa Brasil Cast, apresentada por Mari Belém, sob direção artística de Marcinho Bertolone (LAB3TV) e direção técnica de Rodrigo Carelli. A transmissão ocorrerá de 6 a 21 de novembro, direto da Praça Waldemar Henrique, em Belém (PA), com cobertura de painéis, entrevistas e conteúdos diários entre 14h e 21h.

 

ree

O projeto foi criado para ampliar o alcance das discussões e registrar os temas tratados nos encontros realizados no espaço. O show caller, Marcinho Bertolone, profissional com ampla experiência em grandes transmissões e operações de conteúdo ao vivo, comenta que a Casa Brasil Cast transmitirá todos os painéis e conteúdos exclusivos com os protagonistas do evento. 

 

“Mais do que uma cobertura, a ideia é criar uma experiência de transmissão em tempo real, conectando o público com os debates e vivências da COP30 a partir da Casa Brasil. Acreditamos que esse formato de TV ao vivo é um novo modelo de negócio e um importante movimento de comunicação para eventos dessa magnitude”, explica Bertolone. 

 

O diretor possui uma trajetória sólida como show caller - profissional responsável pela condução técnica e artística de transmissões ao vivo - e acumula projetos de destaque, como a NBA House (por três edições), African League, e a Varanda da Amazônia da Fafá de Belém (há cinco anos no ar durante o Círio de Nazaré). Entre os principais pontos de sua atuação estão a precisão técnica, sensibilidade narrativa e domínio sobre formatos de entretenimento e experiência de marca. 

 

A programação da Casa Brasil Belém 2025 tem curadoria conceitual da AYA Earth Partners e reúne saberes tradicionais e soluções tecnológicas atuais. O espaço recebe a primeira edição do Festival Coletivo, com três painéis diários sobre temas como bioeconomia, transição energética, créditos de carbono, cidades sustentáveis e inovação social.

 

O festival tem curadoria da Menos 1 Lixo. A Casa também apresenta uma exposição do fotógrafo Renato Soares, dedicada aos povos originários da Amazônia, e encerra a cada dia com apresentações de artistas locais sob curadoria da Secretaria de Cultura do Pará.

 

Casa Brasil Belém 2025|COP30 Data: de 06 a 21 de novembro 

Horáriodas Transmissões: 14h às 21hRealização: MChecon e Agência GaelLink da Transmissões: https://www.youtube.com/@Menos1LixoOficial

Slogan da Casa Brasil

O futuro é ancestral. E é agora.

Mari Belém é apresentadora, jornalista e ativista cultural paraense, filha da cantora Fafá de Belém. Com forte ligação à Amazônia e à cultura do Norte do Brasil, Mari tem se destacado como uma voz atuante em pautas sociais, ambientais e de valorização da identidade amazônica. Ela também atua como comunicadora em projetos voltados à sustentabilidade, diversidade e empoderamento feminino, consolidando-se como uma representante contemporânea da nova geração da cultura amazônica.

 

Menos 1 Lixo é uma plataforma de educação ambiental e inovação social criada pela ativista Fe Cortez. O projeto nasceu com o objetivo de conscientizar e mobilizar pessoas e empresas sobre a redução de resíduos e o consumo consciente.

Mais do que uma marca, o Menos 1 Lixo se tornou um movimento nacional de transformação de hábitos, atuando em temas como economia circular, sustentabilidade, clima e responsabilidade socioambiental. A plataforma desenvolve conteúdos, cursos, campanhas e parcerias com organizações públicas e privadas, estimulando uma nova forma de se relacionar com o planeta — mais empática, regenerativa e coletiva.

Hoje, o Menos 1 Lixo é referência no Brasil em comunicação ambiental de impacto e educação para sustentabilidade, com forte presença digital e participação em eventos e projetos ligados à agenda climática.

 

 
 
 

Comentários


bottom of page