top of page

Natura Musical apresenta ‘Arraial do Mundo’, retorno de Antônio de Oliveira, celebrando a cultura da Amazônia

Marcando o retorno à música, o cantor e compositor Antônio de Oliveira mistura batuques e vozes amazônidas mirando o olhar para o Norte em seu novo álbum “Arraial do Mundo”, lançado nas plataformas digitais em julho. O projeto é patrocinado por Natura Musical e vem após o lançamento dos dois singles “Avante, Axé” e “Eu Quero Ver no Pará”, feat. Elói Iglesias e Belém de Belém, que já somam mais de 12 mil streamings.

 

A proposta, como conta o artista, é celebrar os domingos de junho com o Arraial do Pavulagem, que arrasta milhares de pessoas pelas ruas de Belém - um patrimônio cultural do Pará, onde Antônio desenvolveu desde criança os talentos para a música e performance.

 


“O que é um Arraial? É um lugar provisório onde se realiza festas! E aonde eu escolhi fazer meu Arraial? No mundo!”, ele descreve.

 

“Arraial do Mundo” foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Anna Suav e Bruna BG, Bando Mastodontes, Chico Malta, Circuito Mangueirosa, Liège, Metaleiras da Amazônia, Lucas Estrela e Thais Badu . No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 80 projetos até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Dona Onete, Raidol, Nic Dias e os festivais Mana, Lambateria e Psica.

 

Antônio conta que nesse “Arraial do Mundo” criou uma maneira de festejar vivências, lutas, sonoridades e culturas que vivem dentro e fora dele enquanto artista. “Sem nenhum exagero, estou falando nessas músicas das coisas que me mantêm vivo até agora. Cresci numa família que aos domingos de junho me transportava para um lugar cheio de cores, onde por algumas horas todo mundo era feliz, cantava, dançava e tocava com alegria. Esse é dos meus arraiais que eu quis passar nesse disco”.

 

O álbum tem contribuições de artistas renomados na música popular feita no Pará, como Sammliz, vocalista da banda Madame Saatan; a cantora Aíla, entre outros. Quem assina a produção musical é o paulista e ex-baixista de Gal Costa, Lucas Martins.

 

Na banda, Antônio também convidou Lucas Martins para assumir os efeitos, baixo, teclado e guitarra; Caio Azevedo, do Bando Mastodontes, para a bateria; Rafael Barros, percussionista do Arraial do Pavulagem, na percussão; e também o paulista Rafael Moraes, nas guitarras. 

Em algumas participações instrumentais estão a paraense Luê, na rabeca; Arquiza, da Paraíba, no violino; e paraense, Belém de Belém, nos solos de guitarra.

 

“Esse disco celebra os meus arraiais de boêmia, das cantorias em Ajuruteua, aos bailes da saudade, as festas de guitarrada, carimbó, boi bumbá, reggae, a icônica “Festa da Chiquita”, na época do Círio de Nazaré. Mas meu Arraial quer também mexer na ferida, fazer pensar, questionar, fazer sobre a opressão e colonização que ainda vive forte no Pará. É sobre querer falar, enaltecer e divulgar grandes nomes e acontecimentos, usando a música como instrumento de resistência”, descreve.

 

Um dos momentos especiais do álbum é a faixa em homenagem ao movimento das Themônias, coletivo cultural coordenado por drags queens paraenses: NoiteSuja.

 

Composta ao lado de Sammliz, Antônio faz homenagens ao movimento, sendo que a faixa foi abertura do reality “Dinatia Drag”, exibido no Youtube, em 2023.

 

“Um dos arraiais que eu quero mostrar nesse disco vem logo após botar fogo no armário e me assumir, com muito orgulho, LGBTQIAPN+. Foram as festas da NoiteSuja, das Themonias do Pará. Foram nessas noites que conheci uma família, pessoas que me inspiram a fazer uma revolução com afeto”.

 

Faixas do disco

 

Avante Axé

Composição: Antônio de Oliveira e Luciano Lira

 

Eu Quero Ver No Pará

Composição: Antônio de Oliveira e Felipe Cordeiro

Feat: Elói Iglesias e Belém de Belém

 

Pra Continuar Vivendo, Pra Continuar Lutando

Composição Antônio de Oliveira e Flor de Mururé

Feat: Flor de Mururé

 

Bomba No Sistema

Composição Antônio de Oliveira 

Luz Da América

Composição: Antônio de Oliveira, Alê Brandão, André Moska e Laércio Esteves (todos da Móbile Lunar)

 

Maria E João

Composição: Antônio Oliveira, André Abujamra (SP), Isis Broken (SE) e Arquiza (PB)

Feat: Isis Broken (SE) e Arquiza (PB)

 

Golpe De Amor

Composição: Antônio de Oliveira e Aila

Feat: Aila

 

Alma E Coração

Composição: Antônio de Oliveira e Inesita

 

Noite Suja

Composição: Antônio de Oliveira e Sammliz

 

Arraial do Mundo

Composição: Antônio de Oliveira e Toni Soares

 

Sobre o artista

Compositor e cantor paraense, Antônio de Oliveira cresceu no meio de uma das principais manifestações culturais e artísticas do estado do Pará, o Arraial da Pavulagem, onde experimentou desde menino o que é estar no palco.

 

O contato com a cultura popular desde menino o levou para o seu primeiro EP, lançado em 2016, “O Bloco Aqui Pra Você Ó”. Na estreia, Antônio reuniu sonoridades da batucada marcante nas ruas de Belém às reflexões pessoais sobre o que é viver na Amazônia. Uma de suas músicas mais conhecidas, “Saravá”, traz atravessamentos de corpo, mente e alma que ressoam nos cultos de religiões de matrizes africanas. Já colaborou com artistas como Thais Badu, Pelé do Manifesto, Dj Waldo Squash (da Gang do Eletro), entre outros.

 

Sobre Natura MusicalNatura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

Comments


bottom of page