Nem Te Conto” reapresenta terror e realismo fantástico com toque amazônico
- blognewschristian
- 26 de nov. de 2025
- 4 min de leitura
Quatro anos depois do lançamento da primeira edição, o livro “Nem Te Conto” volta às prateleiras com uma versão expandida. A obra, que se propõe a misturar os gêneros de terror e realismo mágico em uma coleção de contos originais, será relançada neste sábado, 29, em Belém, durante um bate-papo com sessão de autógrafos. Além dos 14 contos e oito ilustrações da versão original, a 2ª edição inclui capa dura com um novo design, prefácio escrito pelo escritor e influenciador Tanto Tupiassu, além de um conto ilustrado inédito.
Iaci Gomes, jornalista e escritora da obra, explica que o relançamento de seu livro de estreia é fruto de uma parceria com a Editora Boiuna. “O ‘Nem Te Conto’ foi escrito a partir da minha observação do cotidiano. Moro no Pará desde criança e por isso os cenários daqui aparecem bastante no livro. Acho que isso gerou uma identificação com os leitores, porque a primeira edição foi muito bem aceita, as cópias físicas se esgotaram em poucos meses e algumas pessoas me perguntavam se eu faria uma nova tiragem. Quando a Boiúna me procurou com a proposta de relançar, foi a oportunidade de trazer o livro de volta, mas com novidades”, explica.

Nos universos apresentados pela autora, a realidade e o mistério amazônicos se encontram com influências de autores consagrados, como Gabriel García Márquez e Stephen King. Lugares como as margens do Rio Trombetas, o Parque do Utinga e a praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro, são retratados com atenção a detalhes e ares de horror.
Enquanto alguns contos trazem situações clássicas de terror, como aparições de fantasmas, monstros e animais gigantes, outros apresentam cenários que parecem cotidianos, mas que podem assustar tanto ou mais do que o sobrenatural, como forças da natureza, o medo de fracassar ou de reencontrar um antigo amor que ainda te causa mal-estar emocional. “Essas sensações para mim também são uma espécie de terror e são ainda mais reais, pois a gente passa por elas na vida. Gosto de explorar essas possibilidades do elemento de terror que há nas situações do cotidiano”, diz a autora.
As ilustrações são parte importante das obras de Iaci Gomes. Na segunda edição do Nem Te Conto, além das ilustrações originais feitas por Magno Brito, Renata Segtowick, Márcio Alvarenga e Victor Almeida, a nova arte de capa é assinada por Paulo Victor Magno. “Tomei muito cuidado para chamar pessoas daqui do Pará, que poderiam traduzir melhor em imagem o que eu quis dizer nos textos, com a sensibilidade necessária”, conta a escritora.
Das redes sociais para a literatura
Iaci Gomes, que também é social media, publicou seus primeiros contos de maneira despretensiosa na rede social X, antigo Twitter. As histórias eram organizadas com a hashtag #NemTeConto, que acabou se tornando o nome do livro. “Quando eu comecei a postar, a minha bolha de seguidores sabia o que eu estava fazendo e que eram histórias de ficção. Até que eu publiquei um conto sobre uma mulher que encontrava um caranguejo gigante no Parque do Utinga, um perfil de visibilidade compartilhou e deu muita repercussão. Tinha gente achando que era real, outros me chamando de mentirosa sem entender que era tudo um conto de ficção. Mas muitas pessoas gostaram e me seguiram porque queriam ler mais”, relembra a autora.
“Nem Te Conto” abriu portas para a Iaci no mercado editorial a partir da Amazônia. A obra foi assunto em entrevistas na imprensa, resenhas em perfis de influenciadores, rodas de conversa, salas de aula, feiras do livro e outros eventos literários. Em 2024 – por meio do Edital de Múltiplas Linguagens, da Lei Paulo Gustavo, publicado pela Prefeitura de Belém – ela lançou seu segundo livro de contos de terror, o “Visagentas”, em parceria com a ilustradora Renata Segtowick.

“Meu primeiro livro foi lançado de maneira totalmente independente e eu fico muito grata quando penso no quão longe ele chegou e no quanto eu cresci como escritora a partir dele. Revisitar essa obra quatro anos depois, a convite da Editora Boiúna, me fez olhar para quem eu era com muito orgulho. Espero que esta nova edição alcance ainda mais pessoas e desperte a imaginação, o frio na barriga, e aquela sensação de que a realidade que estamos acostumados pode mudar a qualquer momento, como num passe de mágica”, relata Iaci Gomes.
O CEO da Editora Boiúna, Victor Rogério Silva, explica que o relançamento do “Nem Te Conto” faz parte de um projeto de investir em publicações tradicionais e abrir espaço para autores paraenses. “Ainda estamos bem no começo, mas já tivemos uma seleção de originais e devemos trazer mais autores estreantes em 2026, sempre nessa proposta: valorizar o produto cultural do Pará, revelar talentos e mostrar que os livros daqui têm tanto valor como os de todo o Brasil”, afirma.
Serviço
Lançamento da 2ª edição de “Nem Te Conto”
Quando: 29/11/2025, às 17h.
Onde: Livraria Boiúna. Av. Conselheiro Furtado, nº 980 – loja 2. (Em frente ao Cemitério da Soledade). Batista Campos - Belém - PA.
Preço: R$ 75,90
E-book disponível em amazon.com.br


















Comentários