No bairro do Telégrafo: Vila da Barca recebe espetáculo contações de histórias
- blognewschristian
- 23 de jul.
- 2 min de leitura
Depois de chegar e provocar emoção e risos na Comunidade Brincando, Criando e Aprendendo, na Pratinha, o Circula Amostraí segue sua travessia e aporta neste sábado, 26 de julho, na Vila da Barca. Das 17h às 19h, a Quadra de Esportes da comunidade se transforma em palco de histórias e personagens inesquecíveis.
E não é pouca coisa: quem chega por lá vai encontrar o premiado espetáculo “Curupira”, do In Bust Teatro com Bonecos, que dá corpo e voz àquele guardião da floresta dos pés virados para trás. Uma narrativa cheia de humor, musicalidade e poesia que traz para cena o encontro do caçador Seu Jovino com o moleque encantado que protege a mata.
As histórias também prometem envolver: “Mel e Kiko – uma história com muitos nós”, de Leonel Ferreira, fala de laços de afeto e imaginação em uma aventura divertida; e “Minha Mãe é um Problema”, com Adriana Cruz, inspirada no livro de Babette Cole, apresenta uma mãe excêntrica, capaz de salvar a escola e conquistar até os corações mais desconfiados.

Quem também marca presença é o menestrel Evanescente, figura cênica que conduz os cortejos do Casarão do Boneco, interpretado por Maurício Francco. E as crianças curtem ainda os entremeios com Cincinato Marques Jr., que costura o programa com graça e interação, mantendo a plateia dentro da roda.
Essa nova parada do projeto acontece em parceria com a ONG Comissão Solidária da Vila da Barca, responsável pelo projeto Barca Literária, que leva livros, leitura e inclusão para mais de 80 crianças e adolescentes no território das palafitas da Passagem Praiana.
O Circula Amostraí é um projeto do Coletivo Casarão do Boneco, contemplado pelo Prêmio PNAB/FUMBEL 2024, que transforma o histórico Amostraí — criado em 2016 — em uma mostra itinerante, reafirmando que arte também é item essencial da cesta básica. O último sábado de circulação será no dia 2 de agosto, quando o projeto encerra com um encontro no Casarão do Boneco, no bairro Batista Campos.
Criado em 2016, o Amostraí nasceu como uma mostra mensal de espetáculos e contação de histórias realizadas no Casarão do Boneco. Ao longo dos anos, o projeto consolidou-se como uma referência na cena cultural de Belém, promovendo mais de 50 edições com cerca de 55 espetáculos teatrais e mais de 80 contações de histórias.

Programação Circula Amostraí
26 de julho – Vila da Barca (17h às 19h)
Local: Projeto Barca Literária – Quadra de Esportes da Vila da Barca
Apresentação e entremeio divertido: Cincinato Marques Jr.
Performance: Menestrel Evanescente – Maurício Francco
Contações:
Minha Mãe é um Problema (Adriana Cruz)
Mel e Kiko – uma história com muitos nós (Leonel Ferreira)
Espetáculo:
Curupira (In Bust Teatro com Bonecos)
2 de agosto – Batista Campos
Local: Casarão do Boneco
Endereço: Av. 16 de Novembro, 815
17h às 19h – Apresentação e entremeio divertido: Cincinato Marques Jr.
Contações:
Calças (Nanan Falcão)
Histórias e Peraltices (Fernandu Sarmento)
Os 12 Trabalhos de Hércules (In Bust Teatro com Bonecos)
ServiçoCircula Amostraí – Telégrafo - 26 de julho (sábado) - 17h às 19h - Local: Quadra de Esportes da Vila da Barca - Acesso gratuito | Com intérprete de Libras. Dia 2 de agosto - 17h às 19h - Local: Casarão do Boneco - Batista Campos - Av. 16 de Novembro, 815. Mais informações @casaraodoboneco
--


















Comentários