top of page

Obra de Roberto Evangelista é reencenada na 2° Bienal das Amazônias 

A 2° Edição da Bienal das Amazônias tem como artista homenageado Roberto Evangelista, um dos pioneiros da arte contemporânea na região Norte. Como parte da programação de abertura da exposição “Verde-Distancia”, no próximo sábado (30) o público poderá prestigiar e participar da reencenação da performance “Resgate” (1992), um dos trabalhos mais reconhecidos de Evangelista. A ação será realizada às 19h, no complexo turístico Ver-o-rio, no centro de Belém.

ree

Inspirada pela obra Verde Vagomundo, do escritor paraense Benedicto Monteiro, a 2° Bienal das Amazônias tem patrocínio master do Nubank, Shell e Vale, e patrocínio do Mercado Livre, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A 2° edição conta também com o apoio institucional do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa na Amazônia (FADESP).


Roberto Evangelista, nascido no Acre e radicado em Manaus, tem sua contribuição à arte contemporânea eternizada por memoráveis instalações, videoarte, ações efêmeras e site-specific. Sua obra dialoga com espiritualidade, coletividade e a florestania, conceito de uma cidadania ética com a floresta. 


Três de suas obras serão representadas na 2° Bienal das Amazônias: Ritos de Passagem (1996), Resgate (1992) e Nika Uiícana (1989), como resultado de uma cuidadosa pesquisa realizada pelas curadoras da Bienal das Amazônias.

ree

A ação coletiva no centro de Belém convida o público a celebrar o legado do artista que impulsionou a arte como sistema de vida na companhia da família do artista, representada pela viúva Ana Evangelista e a filha Sâmara Evangelista. O cantor Celdo Braga, que participou da primeira performance, em 1992, também participará do evento. 


“Resgate” é reconhecida também como um dos trabalhos de maior envergadura de Roberto Evangelista. Esteticamente, a obra apresenta uma ligação com os primeiros trabalhos de sua trajetória, utilizando cuias de modo a criar simbolismos associados ao universo do sagrado e ao universo dos povos tradicionais amazônicos.


SERVIÇO 

Participação gratuita 

Performance: Roberto Evangelista “Resgate”

Data: 30 de agosto de 2025

Hora: 19h

Local: Ver-o-rio - Avenida Marechal Hermes, n° 1374, Umarizal - Belém


2ª Bienal das Amazônias – Verde-DistânciaDe 27 de agosto a 30 de novembro de 2025Centro Cultural Bienal das Amazônias – Rua Manoel Barata, 400 – Belém, PAwww.bienalamazonias.org.br | Instagram: @bienalamazoniasImprensa: +55 (91) 99282-9518 / 99212-9882comunicacao@bienalamazonias.com.br


Horário de funcionamento do CCBA: segunda-feira e terça-feira fechado; quarta e quinta-feira das 9h às 17h; sexta e sábado das 10h às 20h; e domingos e feriados das 10h às 15h. A última entrada é sempre uma hora antes do fechamento.

Horário de funcionamento especial na semana de abertura: quarta-feira (27) das 12h às 18h30; quinta-feira (28) das 15h30 às 18h30; sexta-feira (29) e sábado (30) das 10h às 20h; domingo (31) das 10h às 15h. 

 
 
 

Comentários


bottom of page