top of page

Obras de Walcyr Monteiro estarão na Feira do Livro 2023


A Editora Walcyr Monteiro estará mais uma vez presente na programação da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que será realizada no período de 9 a 17 deste mês, no Hangar – Centro de Convenções. No estande será possível encontrar todas as obras do escritor, incluindo o best seller “Visagens e Assombrações de Belém”, que teve nova tiragem impressa especialmente para o evento.

O filho do escritor e responsável pela editora, Átila Monteiro, explica que o desejo era lançar, durante o evento deste ano, o inédito “Visagens e Assombrações de Belém 2”, como chegou a ser anunciado, mas que infelizmente, por falta de patrocínio, não foi possível. “Apesar do meu pai ter deixado os textos prontos, ainda precisaríamos arcar com os custos de pesquisa para completar alguns dados, assim como ilustrações, revisão e a impressão em si, o que sem apoio ainda não temos pernas para fazer”, explica Átila.

Quando iniciou a publicação das histórias de visagens e assombrações de Belém, em 1972, no jornal “A Província do Pará”, o escritor Walcyr Monteiro não imaginava o alcance e a importância que esta publicação teria em sua trajetória como pesquisador e escritor do universo fantástico da Amazônia, muito menos que os textos que dariam origem ao livro completariam mais de meio século ainda como um best seller do gênero, aclamado e respeitado por tantos brasileiros.

Na apresentação da última edição lançada em vida, ele escreveu que visava tão somente a preservação de um traço cultural que estava fadado ao desaparecimento, a tradição oral da população. Walcyr Monteiro faleceu em 29 de maio de 2019 sabendo que tinha conseguido muito mais que isso, ao inspirar outros escritores a reunirem e registrarem as lendas e histórias fantásticas que fazem parte do dia a dia do povo amazônico.



Por conta disso é que Átila Monteiro, mesmo não conseguindo realizar o desejo de lançar a segunda edição do “Visagens...”, mantém o compromisso de investir na reimpressão dessa obra que entrou para a história da literatura nacional. “Acredito que este seja o desejo de Walcyr, que as histórias que com tanto cuidado ele reuniu continuem sendo lembradas, seja em forma de livro, ou nas novas plataformas digitais, que tão bem acolheram esse legado. É esta a missão e o desejo da editora Walcyr Monteiro, seguir contando histórias e preservando a memória popular e a cultura oral da Amazônia”.

Veja as obras que estarão disponíveis no estande da editora Walcyr Monteiro

VISAGENS E ASSOMBRAÇÕES DE BELÉM

Histórias de visagens e assombrações na cidade de Belém. Matintas Pereras, lobisomens, romances sobrenaturais, contos de amor com almas de outro mundo, curas milagrosas realizadas por médicos falecidos, botijas de ouro enterradas, plantas em que residem caboclos guardiães, gente que vira bicho e outras histórias sempre envolvendo o sobrenatural.

VISAGENS, ASSOMBRAÇÕES E ENCANTAMENTOS DA AMAZÔNIA

Publicados desde 1997, o autor aborda as lendas e mitos da região amazônica, bem como as histórias de visagens, assombrações e encantamentos. Nelas desfilam botos, iaras, cobras grandes, Matintas Pereras, curupiras, mapinguaris e outros seres fantásticos e encantados. Não há história criada ou inventada pelo escritor. São todas produto de pesquisas. Walcyr Monteiro viajou subindo e descendo rios, pelas estradas, indo a remotos lugarejos, procurando, enfim, ouvir do próprio caboclo suas vivências com os habitantes da Amazônia...! Além da versão encadernada nas coleções Azul e Marrom, também foram publicadas em forma de revistas coloridas.

PRESENTE DE NATAL

Edição em espanhol, japonês e inglês, lançada pela Editora Shinseken, com ilustrações do artista plástico Ruma e que conta a história que se passa no período das festas de final do ano, no bairro Condor, em Belém. O conto narra a história sobrenatural de um policial que surpreende um homem roubando uma boneca às vésperas do Natal e resolve comprar o brinquedo para dar de presente à filha do ladrão, tendo no entanto, uma grande surpresa ao chegar ao local.

NA AMAZÔNIA ENCANTADA

Uma história medieval de (des)amor no século XXI e Uma história de amor na era espacial - poemas ilustrados pelo artista gráfico João bento e publicados nos anos de 2014 e 2015, respectivamente.

AS INCRÍVEIS HISTÓRIAS DO CABOCLO DO PARÁ

A publicação traz, inicialmente, as histórias engraçadas ou anedotas que rondam o nome de várias cidades e localidades paraenses: Afuá, Apeú, Aramanaí, Rio Anapu, Beja, Benfica, Capanema, Caraparu, Maracacuera, Murubira, Ourém, Pacajá, Parauapebas, Prainha e Urumajó. Em seguida, as histórias são divididas por temática, como os casos envolvendo caça, pesca e o caboclo na cidade, entre outros assuntos.

CONTOS DE NATAL

Cinco histórias que se desenvolvem em dezembro, tendo o Natal de Jesus Cristo como tema central. Presente de Natal narra como um espírito procura entregar o presente de Papai Noel para sua filha. Loteria de Natal descreve como um homem quer dar os melhores presentes após ganhar o primeiro prêmio da Loteria Federal. Natal no Quartel mostra a noite do nascimento de Jesus vivida por militares. Natal do Ribeirinho fala da esperança de uma criança, moradora de uma das ilhas que cercam Belém, de ganhar um presente de Papai Noel. Finalmente, em Cesta de Natal, a realidade da violência urbana que mostra a sua cara em plena noite de Natal!

HISTÓRIAS JAPONESAS CONTADAS NA AMAZÔNIA

Livro foi editado em homenagem aos 80 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2009. A publicação traz as histórias japonesas contadas na Amazônia e narradas por Hiroshi Okajima, com tradução e edição de Rosa Kamada.

A obra registra contos trazidos pelos imigrantes e que até os dias atuais são contados pelos descendentes deste povo, como ‘A Montanha do Abandono’, ‘A Gratidão da Garça e ‘A Catarata que virou saquê’, além das linhas mestras daquilo que constitui a educação dos japoneses na Amazônia, reproduzido em ‘A Filosofia Samurai’.

AMAZÔNIA: HISTÓRIAS E LENDAS

Edição bilingue em português e alemão, traz histórias de diferentes lugares e regiões da Amazônia. De Belém, ocorridas na época do carnaval e do natal; de Parintins-AM, O Curupira; do mundo das águas: O Mergulho, em Melgaço, pequeno município da ilha do Marajó, História de beira do rio é o encontro do boto que se transforma em homem, em Igarapé-Miri; A Iara, a sedutora deusa dos rios , em Cametá,. A Rosa conta uma história de cobra grande, na região do rio Pacoara, em Roraima.

bottom of page