top of page

Oficina de teatro em caixas é atração no feriado no CCBA


O Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) convida o público a participar de uma programação que propõe experimentações artísticas, cênicas e plásticas, partindo da linguagem do "teatro de caixas". A Oficina “Futuros em Caixas” será ministrada por Lucas Serejo, nesta sexta-feira (15), e abordará temáticas sociais contemporâneas, como o consumo e os impactos ambientais. O Centro Cultural Bienal das Amazônias tem patrocínio máster do Nubank, Shell e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 


Lucas Serejo é ator de teatro, ator brincante de rua, palhaço de rua, ator manipulador de bonecos e arte-educador. O artista desenvolve seu trabalho em atuação e performance de rua e teatro de manipulação de bonecos junto ao Coletivo Animadores de Caixa e atualmente é artista residente no Centro Cultural Bienal das Amazônias.

 

A primeira oficina do arte-educador busca explorar elementos da linguagem performática e seu contato com o público. Lucas Serejo explica que a oficina será uma experimentação dos conceitos cunhados dentro do grupo e a partir de temas norteadores. “Criaremos 'caixas' e conceitos em miniatura para se adequarem a objetos que contam histórias; e seremos desafiados a refletir sobre as condições do nosso espaço regional, aplicando-as em processos artísticos”, acrescenta.

 

A oficina terá um momento reservado ao diálogo e outro à prática. O objetivo da atividade é construir ideias e materializar em caixas. “O intuito é que nós também possamos, em algum momento, 'apresentar' para o mundo. As caixas são materiais plásticos, mas também uma performance de contato com o outro. Então iremos construir objetos e atuar com eles”, resume o artista.

 

SERVIÇO

Oficina Futuros em Caixas, por Lucas Serejo

Classificação etária: maiores de 14 anos

Data: sexta-feira (15) e domingo (17)

Hora: 10h às 12h

Local: Centro Cultural Bienal das Amazônias - R. Sen. Manoel Barata, n° 400.

 

Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA)

Horário de funcionamento: segunda e terça (fechado), quarta e quinta (9h às 17h), sexta e sábado (10h às 20h), domingos e feriados (10h às 15h). Última entrada sempre 1 hora antes do fechamento.

 

Patrocinadores

 

Nu

O Nu é a maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, atendendo a mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.

 

Shell Brasil

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

 

Comments


bottom of page