Orquestra Jovem Vale Música fará apresentações no fim de semana

O clima de São João também invadiu o Vale Música Belém. A aula concerto deste sábado (25/6), às 9h, traz uma programação recheada com muito anarriê e balancê na Sala Augusto Meira Filho, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM). Desenvolvido na capital paraense desde 2004, o projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.



No domingo (26/6), a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) apresenta um concerto especial sob a regência de Renan Cardoso, com o pianista convidado Rogério Zaghi, que interpretará o concerto de Grieg em Lá menor, Op. 16. Ainda haverá a Sinfonia nº 5, em Dó menor; Op. 67. de Beethoven, conhecida popularmente como “Sinfonia do Destino”, escrita entre os anos de 1804 e 1808. A apresentação também será na Sala Augusto Meira Filho, às 18h.


Rogério Zaghi

Pianista brasileiro versátil, Rogério Zaghi atua frequentemente como solista à frente de orquestras brasileiras. Ele se dedica ao repertório fundamental de câmara para cordas, madeiras e metais, e acrescenta à sua produção, o repertório sinfônico que inclui o piano em sua orquestração.

Foi reconhecido em mais de vinte concursos nacionais e sul-americanos de piano. Já se apresentou na França, Croácia, Rússia e Áustria, além de importantes salas brasileiras, tais como a Sala São Paulo, Cultura Artística, MASP, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Theatro Pedro II, Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Municipal de Santo André.


Como solista esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Santo André, Sinfônica de Ribeirão Preto, Filarmônica de São Caetano, Jovem Heliópolis, Experimental de Repertório e OSUSP, entre outras. E também colaborou diversas vezes em recitais de câmara com Cláudio Cruz, Emmanuelle Baldini, Johannes Gramsch, Jacques Mauger, Raïff Dantas Barreto e o Quaternaglia Guitar Quartet.

Realizou sua formação com a grande mestra do piano brasileiro, Marisa Rosana Lacorte, complementando seus estudos no Brasil com Yara Bernette; na Rússia, com Sergei Dorensky; e na França, com Cristina Ortiz.

É Mestre pela UNICAMP, período no qual desenvolveu uma ampla e detalhada dissertação sobre a obra integral para piano de Arnold Schoenberg. Foi por 10 anos professor titular de piano, música de câmara e disciplinas teóricas dos cursos de música da UniFIAM FAAM e da EMESP Tom Jobim.

Serviço:

Aula concerto: sábado (25), às 9h

Concerto da Orquestra Jovem Vale Música: domingo (26), às 18h

Na Sala Augusto Meira Filho, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM), que fica na Av. Governador Magalhães Barata, N 1022 (entre Tv. 14 de abril e Tv. Castelo Branco).

Vale Música Belém

O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Desde 2004, a iniciativa transforma a vida de alunos do ensino público, formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior.

Já são mais de cinco mil pessoas impactadas por meio do ensino e da aprendizagem da música. O projeto atende 300 crianças e jovens atualmente e conta com a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.

Orquestra Jovem Vale Música

Criada em janeiro de 2010, a Orquestra Jovem Vale Música é resultado do Projeto Vale Música Belém e já se apresentou em importantes salas de concerto em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luis e Fortaleza, além de parcerias com grandes solistas internacionais. No mês de abril desse ano, a OJVM acompanhou o premiado pianista Dmitry Shishkin, em apresentação, no palco do Theatro da Paz.

A orquestra reúne jovens de 14 a 29 anos de idade e que tem o jovem maestro Renan Cardoso, que iniciou seus estudos no projeto aos 8 anos de idade, atualmente como seu regente titular.

Renan foi regente da Orquestra Vale Música nas apresentações da Orquestra Vale Música, composta por alunos do Programa Vale Música dos estados do Pará, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, na Expo Dubai 2020, em fevereiro desse ano, em Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Ele também esteve à frente do concerto “Exagerado”, iniciativa da Orquestra Nova, que contou com patrocínio do Instituto Cultural Vale e a participação de alunos do Programa Vale Música do Pará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square