top of page

Orquestra Sustentável SESI fará show inspirado nos mitos amazônicos neste sábado (26)

Para encerrar o Festival SESI Cultura de Fé, no dia 26 de outubro, às 19h, a Orquestra Sustentável SESI (OSS) apresentará o show “Amazônia Musical: A Força do Coração Tambor”. No espetáculo, os integrantes mostrarão novos arranjos e roupagens inéditas para grandes sucessos da música paraense e amazônica. A apresentação contará com as participações de Naieme, Warilou, Kim Marques, Iva Roth e Mestre Faustino.

 


O trabalho é inspirado no mito da Samaumeira, árvore sagrada dos povos originários da Amazônia que, segundo a lenda, possui um coração cujo pulsar une todos os seres vivos. Nesta nova produção, os alunos da orquestra embarcam em uma jornada musical pela floresta, com a missão de encontrar a "força do coração tambor" e trazer os sons de volta à floresta por meio da conexão com a cultura local. A viagem inclui uma passagem pela icônica feira do Ver-o-Peso, apresentações de carimbó, a vivência da dança do brega e a celebração dos ritmos da região em um grande baile. A cada etapa, a batida do coração da Samaumeira se intensifica, unindo músicos e público em uma celebração vibrante da cultura e da natureza.

 



Sobre a OSS – Criada há três anos, a Orquestra Sustentável SESI envolve crianças e jovens das Escolas SESI e de escolas públicas, com o objetivo de estimular a autonomia, a criatividade e uma participação ativa na preservação do meio ambiente por meio de iniciativas de educação ambiental. “A Orquestra Sustentável SESI é um projeto que une educação, cultura e responsabilidade social, e promove o aprendizado musical ao mesmo tempo em que fomenta a conscientização ambiental”, explica Ana Cláudia Moraes, gerente do Teatro do SESI.

 

Os integrantes da orquestra utilizam instrumentos não convencionais, como tambores e flautas confeccionados artesanalmente a partir de materiais reciclados ou com resíduos da natureza. “Dessa forma, a orquestra ensina, na prática, a importância da reciclagem e da redução de desperdícios. Além de enriquecer culturalmente os participantes, também incentiva a criatividade, ao mesmo tempo em que valoriza as riquezas culturais da Amazônia, reforçando o papel da arte como agente de transformação, preparando cidadãos comprometidos com um futuro mais sustentável e inclusivo”, afirma a gerente.

 

Sobre o Festival – Realizado há quatro anos pelo Teatro do SESI, em Belém, o Festival já faz parte do calendário oficial da cidade com uma programação diversificada que tem como objetivo reforçar o fomento à cultura e ao entretenimento. Nesta edição, reuniu apresentações teatrais e shows musicais, com uma rodada inédita de painéis com profissionais locais e nacionais para discutir a economia criativa. A ação compõe o projeto “Jornada COP+”, iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA) para a construção de uma nova agenda econômica, social e ambiental da indústria na Amazônia.

 

“O Festival SESI Cultura de Fé é uma iniciativa importante, parte da nossa 'Jornada COP+', que reflete o compromisso da FIEPA em promover não apenas o desenvolvimento industrial, mas também o acesso à cultura e a inclusão social. Nossa programação foi pensada com carinho, buscando democratizar o acesso à arte por meio de atividades diversificadas, que valorizem a pluralidade cultural, enriquecendo tanto o indivíduo quanto a comunidade”, explica Ana Cláudia Moraes, gerente do Teatro do SESI Pará.


Imagens: Pedro Sousa/Sistema FIEPA

 

Commenti


bottom of page