top of page

Os Dinâmicos apresentam show de pré-lançamento do álbum inédito Baile da Guitarrada em Belém

O Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso recebe nesta quinta-feira, 10 de julho, às 20h, o show de pré-lançamento do novo álbum de Os Dinâmicos - Baile da Guitarrada, que integra o projeto Baile da Guitarrada Lab Música, realizado por meio da Lei Rouanet Norte, com patrocínio da Caixa, Correios, Banco da Amazônia e Banco do Brasil, e apoio, em Belém, do Sesc-Pa. A entrada é gratuita.

ree

Após o show em Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, os músicos que integram três gerações formadoras da guitarrada paraense, chegam a Belém com o novo trabalho autoral, que será lançado nas plataformas digitais em agosto.

O disco marca um novo momento para o grupo formado por músicos que acompanharam o criador da guitarrada, Mestre Vieira, desde os anos 1970, e que agora ganham fôlego renovado com a entrada de novas gerações.

“Esse trabalho já é uma essência da guitarrada, porque traz os caras que são da raiz. Eles foram a base do Vieira, gravaram com ele o primeiro disco, Lambada das Quebradas. Então é diretamente conectado à origem”, afirma o percussionista Carlos Canhão Brito Jr., que também assina a produção musical do álbum.

ree

Além dele o grupo reúne nomes como Lauro Honório (guitarra base), Luis Poça (tecladista), Dejacir Magno (vocal), todos com décadas de atuação e história dentro do gênero, como também e Jairo Rocha (bateria) e Cassiano Pereira Neto (baixista) e ganha agora a presença do jovem guitarrista Wesley Souza.

“Nem sei responder direito o que é tocar com essa galera. É uma responsabilidade muito grande. É um pessoal que faz parte da história da música paraense. O papel do guitarrista solo na Guitarrada é improvisar, se arriscar, criar. É isso que tento trazer nesse disco”, compartilha Wesley, que cresceu ouvindo jazz e bossa nova, mas se apaixonou pela música amazônica e hoje mergulha na cúmbia, no carimbó, no brega e, claro, na guitarrada.

Com direção musical de Cassiano Neto, filho do baterista original do Vieira e Seu Conjunto, o álbum expande as possibilidades do gênero ao incorporar novas referências. “A gente fez questão de abranger o máximo de ritmos possíveis. Tem guitarrada, lambada, carimbó e brega. A banda é madura, entendendo o processo criativo e se preparando para sempre dar o melhor ao público”, comenta Cassiano.

Para o tecladista Luís Poça, o novo álbum também é uma tentativa de dar novo impulso à carreira do grupo. “A gente não podia deixar essa história acabar. A expectativa com esse disco é que a gente possa expandir mais esse trabalho, voltar com força à mídia e manter viva essa sonoridade que o Vieira deixou pra gente.”

Com dez faixas autorais e dançantes, o disco tem entre seus destaques composições de Cassiano Neto, Luís Poça, Wesley Souza e Dejacir Magno. “Sempre fiz música, mas nunca tive oportunidade de lançar. Agora, com mais de 50 anos, gravei duas composições minhas. Isso é uma alegria imensa”, diz Magno. “Além das composições dos músicos da banda, também tem uma música inédita assinada por Waldo Possa, músico que também é de Barcarena”, complementa.

O show em Belém será um mergulho nessa sonoridade amazônica que atravessa gerações. Como diz o baterista Jairo Rocha, que cresceu ouvindo Guitarrada em Barcarena: “A gente não imaginava que esse som, que era só da nossa cidade, ia tomar o Pará, outros estados e até o mundo. E a bateria teve um papel essencial nisso. A Guitarrada é uma mistura viva, em movimento.”

O Baile da Guitarrada Lab Música é um projeto que une memória, criação e formação a partir da obra do Mestre Vieira, criador da guitarrada, e o fortalecimento e reconhecimento da banda Os Dinâmicos, como um grupo pioneiro na difusão do gênero. O projeto é realizado via edital Rouanet Norte, do Governo Federal, com patrocínio da Caixa, Banco da Amazônia, Correios e Banco do Brasil. Em Belém, o Baile tem apoio do Sesc Pará.

Em circulação por diferentes cidades, Barcarena, Ponta de Pedras, Belém e Macapá, além de lançar um novo disco, realiza uma série de ações formativas, reafirmando o caráter laboratorial que o nome carrega. Há ainda uma contrapartida social voltada ao público infantil: a contação da história “O Pequeno Joaquim e sua Guitarra Mágica”, criada especialmente para o projeto, e que narra de forma lúdica o despertar musical de Vieira na infância, aproximando as novas gerações de sua trajetória.


ServiçoShow de pré-lançamento do álbum Baile da Guitarrada – Os Dinâmicos. Nesta quinta-feira, 10 de julho, às 20h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso – Boulevard Castilhos França, 522/533 – Campina - Belém (PA). Entrada gratuita. Produção: Holofote Virtual Produções Artísticas. Mais informações: @bailedaguitarrada (Instagram).

 
 
 

Comentários


bottom of page