Parceria entre 2KP e Selektah Nubeat celebra a força e a beleza negra em novo single

Celebrar a magnitude do povo negro e apontar os desafios enfrentados ao longo da história pela comunidade são temas da parceria entre os artistas paraenses 2KP e Selektah Nubeat, intitulada “Sinfonia Afromarcial”. Dançante, a canção de resistência chega às plataformas de música no próximo dia 24 de novembro (quarta-feira), no Mês da Consciência Negra, já com videoclipe gravado por Yan Dalpra no Restaurante Matapy, na Ilha do Combu, região conhecida por sua atratividade turística dentro de Belém.



Compositor da música, 2KP destaca as referências usadas na criação de “Sinfonia Afromarcial”. “A principal referência é o poder que o nosso povo demonstra ao longo de séculos de luta contra uma ideologia racista. E essa luta também se dá por meio da arte, seja ela em forma de literatura, música ou dança. A força de nossa cultura e ancestralidade, presente em nossa história, é o que mais me inspira nessa composição”, diz o artista, nascido no bairro da Terra Firme, periferia da capital, mas que atualmente reside em Santa Bárbara do Pará.


“Certa vez o músico e ativista nigeriano Fela Kuti disse que a música é uma arma, um instrumento de guerra, ‘nossa sinfonia é faca’. É daí que vem o nome da canção. Muitos antepassados tiveram que travar uma guerra real contra o racismo e o preconceito, afinal nosso povo foi escravizado, excluído, saqueado. E a música, o hip hop, acredito eu, também é um instrumento de batalha e enfrentamento diante da injustiça”, explica 2KP sobre o título da canção.


A sonoridade que conta essa narrativa de resistência é coordenada por Selektah Nubeat. Ele, que é responsável pela produção musical, programação de beats e efeitos do trabalho, conta que buscou referências de ritmos africanos à música latina. “Eu tentei com que tudo conversasse entre os instrumentos e o que o 2KP estava falando. Com certeza, a percussão com a bateria eletrônica e a guitarra foi o que eu quis que mais tivesse diálogo, já que a percussão traz a força do tambor e da africanidade, e a guitarra traz o swing caribenho que a música nortista tem”, adianta o produtor, que buscou inspiração em estilos como Raggamuffin e bandas como a Nação Zumbi.


O time de músicos ainda traz Diogo Craveiro na guitarra, Jan Andrade na produção musical, mixagem e masterização e Nego Walber nas congas, e foi gravado no Estúdio Selo Kizomba, em Castanhal. “Tivemos a preocupação em exaltar a negritude também na composição dessa equipe, que traz em sua maioria pessoas negras. Mas é importante ressaltar que o enfrentamento ao racismo não ocorre só no Mês da Consciência Negra”, pontua 2KP. “Achamos importante que essa mensagem fique evidente para quem assistir o nosso clipe”, finaliza Selektah.


Sobre 2KP - 2KP, codinome artístico de Elivan Mafra Cordeiro, nasceu no bairro da Terra Firme, periferia de Belém, filho de migrantes maranhenses. Foi na “quebrada” da capital que ele despertou seu interesse pela música, através principalmente das batalhas de rap e hip hop, que revelaram nomes como Bruno BO, DJ Morcegão e MBGC. Aos 15 anos começou a fazer covers de grupos de renome, o que lhe rendeu apresentações com artistas como Reggaetown, Sound Preto, Café Expresso e África Trinity, além de participação em festivais como Cabala Rap Festival, Fast Fantasy e Tributo a Bob Marley, e shows de Nocivo Shamon, Black Allien e Primeira Mente.


Sobre Selektak Nubeat - Allan Casimiro, mais conhecido como Selektah Nubeat, iniciou carreira musical em 2012, como DJ em festas de Castanhal, onde nasceu no bairro Nova Olinda. O trabalho avançou e, em 2016, o artista fundou o selo Kizomba Groove para fomentar a cena independente local. Versatilidade é a marca do produtor, que já tem mais de dez trabalhos gravados. Só em 2021, ele já lançou o álbum de reggae “Cultive”, que conta com o clipe da faixa “O Amor”, em parceria com o cantor e compositor Dudu Urband; o single e videoclipe “De Lá”, com o rapper castanhalense Kratos; a instrumental “La Busca”; e a colaboração com o duo Ori, “O Grito”.

Redes Sociais:

Instagram: @2KPrap

@selektah_nubeat

Youtube: www.youtube.com/c/SeloKizomba

Posts Em Destaque
Posts Recentes