Paula Lima entrevista Mariene de Castro em live da União Brasileira de Compositores

Cantora, compositora, instrumentista, bailarina e atriz - essas são algumas das atribuições de Mariene de Castro, convidada da série de lives Janela UBC desta semana. A baiana vai bater um papo com a cantora e diretora da UBC Paula Lima nesta quinta-feira, 15 de julho, às 18h, através do perfil da União Brasileira de Compositores no Instagram, em https://www.instagram.com/ubcmusica/. As artistas abordarão temas diversos, dentre eles a carreira de Mariene, suas referências e seu último projeto, o álbum "Acaso Casa Ao Vivo", que foi indicado ao Grammy Latino de 2020 e feito em parceria com o pernambucano Almério.

Mariene de Castro começou sua carreira musical na década de 1990, como parte das equipes de vocais de Carlinhos Brown, Márcia Freire e do grupo Timbalada. Seu primeiro show solo foi em 1996, assim como a turnê "Iluminada", que percorreu vinte cidades francesas. Após voltar ao Brasil, investiu em seu trabalho solo, se apresentando em diversas casas na Bahia, e em 2004 tornou-se a cantora principal do Bloco Cortejo Afro, além de lançar seu primeiro álbum, "Abre Caminho". O projeto recebeu o Prêmio Tim de Melhor Disco em 2005, e o Prêmio Rumos do Itaú Cultural. Ao longo dos anos 2000, Mariene trabalhou com nomes importantes da música brasileira, como Beth Carvalho, Caetano Veloso, Diogo Nogueira, Quinteto em Branco e Preto e Toninho Geraes, e também teve uma de suas canções, "Isto É Bom", incluída na trilha sonora da novela "Lado a Lado", da Rede Globo. Apresentou-se ao lado de Arlindo Cruz e Gilberto Gil em diferentes edições do Prêmio da Música Brasileira, além de cantar no encerramento das Olimpíadas de 2016, ano no qual também atuou como Dalva na novela "Velho Chico", da Globo. Seu trabalho mais recente, o álbum "Acaso Casa - Ao Vivo", feito com o cantor pernambucano Almério, foi indicado ao Grammy Latino de 2020.

Idealizada no início da quarentena, em 2020, a série de lives Janela UBC propõe uma conexão entre artistas e profissionais do meio musical com seus públicos, com discussões qualificadas e acessíveis. O projeto faz parte do Fundo Juntos Pela Música, que arrecadou mais de R﹩ 1,7 milhão, unindo campanhas de crowdfunding e matchfunding - esta feita pelo Spotify por meio de sua iniciativa global Covid-19 Music Relief, que dobrou o valor recebido nas doações feitas pela Benfeitoria. Com a cifra arrecadada, foi possível ajudar mais de 1.070 famílias e profissionais da música em situação vulnerável, durante 4 meses.

Desde a sua criação, a Janela UBC contabiliza mais de 120 horas de lives, com participações de nomes diversos da música brasileira que vão de Gilberto Gil a profissionais do backstage da indústria, como diretores e executivos de distribuidoras. A ação conecta fãs e pessoas interessadas pelos trâmites do mundo musical a articuladores locais, proporcionando diálogos aprofundados e educativos através das redes sociais.


Serviço Janela UBC

Convidados: Paula Lima e Mariene de Castro

Data: 15/07/2021

Horário: 18h

A transmissão acontecerá no perfil da União Brasileira de Compositores, através do link https://www.instagram.com/ubcmusica/


Posts Em Destaque
Posts Recentes