“Marajó Além dos Grafismos” é o tema da nova coleção do Polo de Moda do Marajó, que será lançada nessa quinta-feira (05), a partir das 17 horas, no Complexo Cultural Nabêra, em Belém. A experiência promete ser uma verdadeira oportunidade para explorar as múltiplas camadas da identidade marajoara, que vão muito além de suas formas artísticas tradicionais. As roupas e acessórios são resultado do trabalho de estilistas, empreendedoras e artesãs dos municípios de Belém e Soure, que transformaram a rica tradição cultural do Marajó em peças contemporâneas e vibrantes.
Este será o terceiro desfile do Polo, do qual participam 108 empreendedoras, sendo 48 de Soure e 60 de Cachoeira do Arari, que participaram de diversas capacitações promovidas pelo Sebrae e Senar/Senai. Desde o início do projeto nos municípios, já foram realizados os cursos de consultoria, custos e formação de preços, tendências de moda, criação de coleções, talk show de economia criativa, curso de costureiro industrial, entre outros
O desfile destaca elementos que transcendem os famosos grafismos da cerâmica marajoara, como a conexão com a biodiversidade local, as cores vivas da fauna e da flora, bem como os saberes ancestrais que moldam o cotidiano da região. As coleções apresentadas misturam técnicas tradicionais com inovações criativas, refletindo a pluralidade e a originalidade da moda marajoara.
As marcas que apresentarão suas coleções exclusivas são: Coletivo Marajó, Cañybó, Mãos Caruanas, Mang Marajó, Val Valadares, Madame Floresta, Ná Figueredo, Art'Genuína, Seiva Amazon Design, Isabela Sales Design e Amazônia Zen.
Sobre o Polo de Moda do Marajó
Participam do Polo de Moda do Marajó empreendedoras dos municípios de Belém, Soure e Cachoeira do Arari. A iniciativa é resultado da parceria entre o Governo do Estado do Pará, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA), Prefeitura Municipal de Soure, Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que assinaram um convênio, em agosto de 2023.
Comments