Portal da Amazônia tem shows gratuitos em neste domingo (5), Dia do Meio Ambiente


Mundialmente celebrado no dia 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente tem showsgratuitos, em Belém, no próximo domingo. A partir das 16h, os artistas DJMeury, Arraial do Pavulagem, Nic Dias, Afro Axé Dudu e Jeff Moraes sobem em um trio elétrico montado no Portal da Amazônia, localizado na avenida Bernardo Sayão, em comemoração à data, que completa 50 anos em 2022. Oevento é uma realização da Psica Produções e faz parte de um ciclo de programações em alusão ao dia, que serão realizadas em, pelo menos, 50 cidades brasileiras.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1972. O objetivo da data é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Este ano, a campanha tem

como tema “Uma Só Terra”. No Brasil, o debate ganha ainda mais peso, já que, nos primeiros três meses de 2022, a Amazônia Legal registrou o maior número acumulado de alertas de desmatamento da história, segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais, o Inpe.



A rapper Nic Dias é uma das artistas que se apresenta no domingo. Ela destaca a importância de se falar de preservação. “Está mais do que na hora que a gente reflita mais sobre pautas que envolvam o meio ambiente, a Amazônia e os povos originários. Além da própria natureza que está sendo

explorada, os povos que residem aqui também estão sendo exterminados, então, acho muito importante que esses eventos tragam essa reflexão da vida real mesmo. Esse show vai servir para voz a essa discussão”, conta.

O Arraial do Pavulagem é um grupo icônico da cultura paraense, que traz em suas composições elementos da natureza e do folclore amazônico. Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, traz um recado especial para os brincantes que estarão no evento. “É importante entender que os tambores, as nossas cores, as nossas fitas, o nosso chapéu bordado, o boi,tudo faz parte de um empenho coletivo para que a gente consiga ter o respeito pela natureza. Trabalhar a sensibilidade de todos nós para que a gente continue respeitando a natureza, preservando o espaço público que nos é cedido”, afirma.

Jeff Moraes, um dos principais nomes da música amazônica atual, também está nessa luta. “Em um dia tão importante como esse, de 50 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente, a gente estar falando do coração da Amazônia, é muito importante parar para pensar de que forma a gente está lidando com esse assunto tão sério e tão importante, que é cuidar do meio ambiente", conclui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square