Produtor paraense leva documentário a festival europeu

O documentário “Tír na mBeo – The Land of the Living”, com tradução livre para “Tír na mBeo – A terra dos vivos”, tem a produção criativa do paraense Pedro Fernandez e será um dos trabalhos exibidos no festival de cinema europeu GAZE International LGBT Film Festival, realizado todos os anos na cidade de Dublin, capital da Irlanda, sempre entre os meses de julho e agosto.

Ao lado de Pradeep Mahadeshwar, produtor e diretor de arte sênior do site da Groupon, o paraense levou adiante a ideia de retratar a vida de pessoas queer durante o período de lockdown da Covid-19 na Irlanda.

“Eu levei a minha experiência durante este período para o Pradeep, que é um diretor indiano que, assim como eu, também residia em Dublin. E, a partir daí, achamos que podíamos encontrar outras pessoas que passaram pelas mesmas mudanças, já que o meio social, dentro do mundo LGBT, é importantíssimo, porque a rua é como se fosse a nossa casa, é onde nos sentimos mais livres e longe de preconceitos. Encontramos pessoas que moravam com homofóbicos e não podiam sair de casa, eu inclusive tive que continuar trabalhando como cuidador de idosos e, na época, alguns deles vieram a falecer. Eles eram as únicas pessoas com quem eu conversava todo dia. Queríamos saber como estas pessoas estavam lidando com a vida sexual e afetiva”, explicou Pedro Fernandez.


O GAZE, anteriormente conhecido como Festival de Cinema Gay e Lésbico de Dublin, foi fundado em 1992 e se tornou o maior evento de filmes LGBTQIA+ da Irlanda, assim como o maior encontro da comunidade no país.

“O trabalho ficou incrível. Estou muito feliz de, primeiro, levar o Pará e a produção cinematográfica da nossa região a um festival internacional. E, segundo, ter o nosso documentário exibido no maior festival de cinema da Irlanda, mostrar as dificuldades que pessoas queer enfrentaram durante o lockdown, a solidão e a forma como foram superando estas questões, significa que estamos dando voz a elas, dizendo que elas existem e que têm o direito de serem respeitadas”, complementou o produtor paraense.

Este ano, o festival ocorrerá no final do mês de agosto, com data prevista para ser divulgada em breve.


* Para mais informações, acesse:

Instagram:

@tir_na_mbeo_thefilm

@gazefilmfest

Twitter:

@GAZEfilmfest

Site:

https://www.gaze.ie/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square