top of page

Projeto de homenagem a Tó Teixeira ganha lançamento com programação cultural em Belém

O projeto Tó Teixeira – Mergulho na Vida e Obra joga novos holofotes sobre a vida e a obra do violonista e compositor Tó Teixeira (1893-1982), um dos maiores nomes da música popular na Amazônia brasileira, conectando seu legado às novas gerações.  O​ lançamento, antecipado, é uma maneira de desde já chamar o público, a fim de apresentar um personagem tão importante, porém, ainda desconhecido da maioria das pessoas. "Estamos trabalhando a partir da pesquisa já realizada por Salomão Habib e as fotografias que o Miguel Chikaoka fez do Tó Teixeira, nos anos 80, mas estamos indo um pouco além e vamos falar sobre isso neste

lançamento", diz Makiko Akao, coordenadora do projeto. 



A programação inicia na próxima quinta-feira, 19 de dezembro, às 19h, com o lançamento

oficial, seguido da exibição do documentário “Tó: Violão Mestre”, produzido pela TV Cultura do Pará, com direção de Felipe Cortez. E logo após haverá bate-papo com o fotógrafo e educador Miguel Chikaoka e com o pesquisador e músico Salomão Habib. A conversa será mediada pelo artista visual Alexandre Sequeira, que assina a curadoria da exposição.

Já na sexta-feira, 20, Chikaoka ministrará a oficina "Fotobiografia", inspirada na sua e em outras experiências em fotografar personagens. Dividida em dois momentos, uma introdução, com exemplos de narrativas visuais biográficas, e uma discussão prática sobre ideias e projetos fotobiográficos. A oficina é gratuita, com carga horária de seis horas, e oferece certificado de participação.

O formulário de inscrição está online com links disponíveis nos perfis do

Instagram da @kamara_ko e do projeto @toteixeiramergulhonavidaeobra.

Uma ocupação inédita no Museu da Imagem e do Som

“Tó Teixeira Mergulho na Vida e Obra” foi um dos projetos selecionados pelo Edital Rouanet Norte e é o primeiro a ser lançado publicamente, tendo como patrocinador mais direto, entre as estatais envolvidas no edital, o Banco da Amazônia. O projeto de exposição se configura como uma ocupação artística híbrida, que será inaugurada em abril do ano que vem, no Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-PA).

“Patrocinar um projeto dessa magnitude artística é motivo de grande orgulho. Seguimos com o nosso compromisso de fomentar a região amazônica em todas as áreas e somos uma instituição financeira que possui uma vocação nata em exaltar nossa gente, nossas qualidades, tudo o que temos de notável. Unimos forças com o Ministério da Cultura-MINC para expandirmos e democratizarmos a distribuição dos recursos da Lei Rouanet e a Rouanet Norte é uma realidade. E temos a honra de ser um dos seus patrocinadores", diz a instituição.

A mostra reunirá intervenções visuais, partituras, objetos pessoais e documentos de pesquisa, compondo uma narrativa visual e sonora sobre a vida de Tó Teixeira. O espaço contará com recursos de acessibilidade, com audiodescrição e intérpretes de LIBRAS.

Além de um conjunto raro de fotografias de Miguel Chikaoka, que registrou de forma sensível, Tó Teixeira em sua casa, revelando sua intimidade, atividades musicais e artesanais, a exposição também mergulha profundamente na pesquisa do músico e pesquisador Salomão Habib, autor do livro "Tó Teixeira – Poeta do Violão”.

Nascido em 1893, no bairro Umarizal, Tó Teixeira viveu um período de grandes transformações na capital paraense, atravessando o ciclo da borracha e as mudanças urbanísticas que moldaram Belém. Apesar de sua origem humilde, ele se destacou como músico autodidata, compondo mais de 300 peças musicais que iam de choros e sambas a carimbós e batuques.

A música de Tó refletia as tradições populares amazônicas, mas também alcançava os salões aristocráticos, onde ele foi o primeiro músico preto a se apresentar, em 1925. Professor de violão, o músico ajudou a formar novas gerações de músicos em Belém. Ele faleceu em 1982, aos 89 anos, deixando um legado cultural ainda pouco explorado e valorizado.

No bate papo:

Miguel Chikaoka - É um dos mais importantes fotógrafos e educadores do Brasil. Com uma carreira consolidada em Belém desde 1980, ele é reconhecido por sua atuação em

movimentos de pensamento e prática coletiva da fotografia, sendo fundador da Fotoativa e da Agência Kamara Kó Fotografias.


Salomão Habib - Violonista clássico, compositor, arranjador, pesquisador e produtor musical.

Há mais de 30 anos contribui ativamente para o resgate e registro da música amazônica para violão. É autor da pesquisa e do livro “Tó Teixeira – O POETA DO VIOLÃO”.

Alexandre Sequeira - Artista visual, Mestre e Doutor em Arte pela UFMG e professor na

graduação e na pós-graduação do Instituto de Ciências da Arte da UFPa.  Participa de

encontros de Fotografia, seminários e exposições no Brasil e exterior.

 

Sobre o Edital Rouanet Norte

 

O Edital Rouanet Norte é um programa do Ministério da Cultura (MinC) que visa incentivar

projetos culturais nos estados da Região Norte do Brasil. O programa foi lançado em agosto de

2023, com o objetivo de democratizar e nacionalizar o investimento na cultura, e conta com a

parceria de várias instituições: Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil (BB), Caixa

Econômica Federal (Caixa), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios).

 


Serviço

Lançamento do projeto "Tó Teixeira – Mergulho na Vida e Obra". Gratuito.

Datas: 19 e 20 de dezembro de 2024

Local: Centro Cultural Palacete Faciola / Auditório Eneida de Moraes – Av. Nazaré, 194 –

Nazaré – Belém-Pa.


Oficina "Fotobiografia"

Data: 20 de dezembro de 2024

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Local: Centro Cultural Palacete Faciola / Auditório Eneida de Moraes

Inscrições: Abertas pelo Instagram @kamara_ko e @to_teixeira_projeto

Certificação: Atividade com certificado de participação.

Commentaires


bottom of page