top of page

Projeto Gastronomia do Amanhã abre inscrições gratuitas em municípios paraenses


Jambu, tapioca, castanha, tucupi. Ingredientes que se destacam entre as riquezas da cozinha paraense e que também ajudam a gerar renda e oportunidades de trabalho. Essa é a missão do Gastronomia do Amanhã, que realiza oficinas de cozinha e mercado a comunidades locais. Com patrocínio da Albras, a nova edição do projeto será realizada nos municípios de Barcarena e Abaetetuba. As inscrições para a primeira oficina iniciaram em 25 de outubro, e seguirão o calendário de acordo com cada localidade.

Cada turma terá cinco dias de aulas teóricas e práticas, com temas como empreendedorismo, desenvolvimento de fichas técnicas para os alimentos, noções de planejamento de eventos e pequenos negócios. As oficinas destacam, sobretudo, os sabores e aromas dos ingredientes paraenses, respeitando e valorizando a cultura regional. No quinto e último dia, o resultado de toda essa troca de saberes será compartilhado com o público em uma deliciosa mostra gastronômica, com a entrega de certificados.



“Estamos motivados em dar continuidade a um projeto que apoia e viabiliza a difusão de técnicas de culinária profissional e fundamentos econômicos visando complementação de renda para as famílias e que também valoriza a cultura gastronômica do Pará, gerando autonomia e independência financeira aos moradores locais”, destaca João Batista Menezes, diretor da Albras.

A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, conta sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem para enxergarem na gastronomia uma fonte de renda.

“Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuarem a cozinhar após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Ao término dos cursos, contamos sempre com bons resultados: alunos que montaram seus próprios restaurantes, estão cursando faculdade de gastronomia e hoje possuem renda própria”, conclui Verena.



Inscrições

Serão disponibilizadas 30 vagas para cada turma. As inscrições podem ser feitas por meio de uma ficha cadastral, que estará disponível em locais de grande circulação nas comunidades e no perfil oficial do projeto no Instagram, o @gastronomiadoamanha.

No município de Barcarena, as oficinas ocorrerão nas seguintes localidades: Vila do Conde e Vila Nova, no período de 30 de outubro a 3 de novembro; Jardim das Palmeiras e São Francisco, de 6 a 10 de novembro; Luz Divina e São José, de 13 a 17 de novembro; Novo Horizonte e Pioneiro, de 20 a 24 de novembro; Novo Paraíso e Laranjal, de 27 de novembro a 1 de dezembro. E em Abaetetuba, a comunidade de Beja receberá as capacitações de 11 a 15 de dezembro.

O Gastronomia do Amanhã tem patrocínio da Albras e realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA).



Serviço:

Inscrições - Projeto Gastronomia do Amanhã

Onde? Barcarena e Abaetetuba

Quando? A partir de 30 de outubro

Informações: (91) 98391-4039 ou @gastronomiadoamanha

Comentários


bottom of page