top of page

Projeto Gastronomia do Amanhã promove curso gratuito de culinária e cozinha em Belém


Capacitar pessoas em vulnerabilidade social, possibilitando um aumento de renda e melhor qualidade de vida. Esse é o objetivo do Gastronomia do Amanhã, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), que já capacitou cerca de cinco mil pessoas e realiza oficina gratuita no período de 01 a 05 de abril, na Associação Carnavalesca Unidos da Baixada, na rua Manoel Barata, no distrito de Icoaraci, em Belém.

Baseada nos princípios da cultura alimentar amazônica, o projeto realizará oficinas teórico-práticas, durante uma semana, sobre cultura alimentar. Nesta edição, o projeto já passou por Marabá, no Pará e em Imperatriz, no Maranhão, em sua primeira vez fora do estado.



Aluna de uma das edições do curso, Camile Mendes conta que o aprendizado acrescentou em seus conhecimentos de cozinha, os quais aplicou em seu negócio de culinária saudável.

“O Gastronomia não mudou só o meu negócio, ele mudou a minha vida e o jeito de olhar para nossos ingredientes locais. Me fez ter vontade de trabalhar com insumos da culinária regional, como o tucupi e o camarão regional. Antes eu não sabia como usá-los em minhas receitas e após o curso, pude aprimorar as minhas habilidades”, explica.

Edilene Morbach é uma das chefs do projeto. Ela conta como é o processo de aprendizagem dos alunos. “Ensino técnicas para que eles possam pôr em prática e ganhar uma renda extra através da venda. Como trabalhamos com pessoas em vulnerabilidade social, eu penso também como os alunos podem garantir a renda do dia a dia através da culinária”, conta.



Feira GastronômicaPara encerrar a sua passagem pelo distrito, no dia 06 de abril, os alunos apresentam e vendem, em um Festival Gastronômico, as comidas que prepararam durante as oficinas. Além disso, terá aula show, programação cultural, música e dança regionais, potencializando a economia criativa e a cultura alimentar da região, bem como seu patrimônio imaterial. A programação acontecerá na Estação Cultural de Icoaraci, na Rua Padre Júlio Maria, e será aberto ao público.

O Gastronomia do Amanhã tem o patrocínio da rede de supermercados Atacadão e da Equatorial Pará via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal - Rouanet.



Serviço

Gastronomia do Amanhã – Curso gratuito para pessoas em vulnerabilidade social

Onde: Associação Carnavalesca Unidos da Baixada - Rua Manoel Barata 1692 - IcoaraciQuando: 01 a 05 de abrilHorário: 14h às 18h


Festival Gastronômico

Onde: Estação Cultural de Icoaraci (Rua Padre Júlio Maria S/n)Quando: 06 de abrilHorário: 17h

Programação:- DJ Failache;- Regional Jurupari;- Mayara Viana.

Entrada gratuita.

Comentários


bottom of page