Projeto ‘Palco Belém’ presenteia capital lançando aplicativo e guia de teatros


No dia 12 de janeiro, aniversário de Belém, os artistas integrantes do projeto “Palco Belém” lançam um aplicativo para smartphones e um guia de teatros, reunindo informações e imagens de alguns dos principais espaços teatrais de Belém. Os artistas do projeto mapearam tanto os teatros mais conhecidos, como Theatro da Paz e Margarida Schivasappa, quanto espaços mais alternativos e experimentais como a Casa de Artes Tiago de Pinho, Espaço das Artes e Belém e Casarão do Boneco.

Na quarta-feira (12), às 20h, dia do aniversário de Belém, os idealizadores do projeto apresentarão detalhes sobre as funcionalidades do aplicativo e sobre as características do Guia de Teatros, através de uma live no Instagram do projeto (www.instagram.com/palcobelem). Já no domingo (16) os responsáveis pelo projeto farão uma distribuirão para a população de cópias físicas gratuitas do Guia de Teatros às 10h na Praça da República.



Para o diretor teatral, Tiago de Pinho, a iniciativa é um presente para a cidade, pois auxilia na divulgação das produções artísticas da cidade, além de facilitar o acesso do público à cultura. “Fico honrado de ter o nosso espaço listado no Palco Belém, permitindo o acesso das pessoas às informações de forma tão fácil e moderna. Temos muitos espaços culturais, teatros, cursos de artes que merecem uma visibilidade maior. A expectativa é termos público sendo formado através dessa iniciativa, pois as pessoas saberão onde encontrar conteúdos sobre os espaços teatrais da cidade de forma bem rápida e fácil”, comentou o artista.

Sobre o projeto Palco Belém

O Palco Belém é conduzido por uma equipe de artistas de teatro de Belém com atuação nas áreas de produção cultural, fotografia, audiovisual e jornalismo. Essa equipe desenvolveu durante o ano de 2021 um mapeamento de teatros, que foi contemplado com patrocínio da Lei Aldir Blanc, no Edital de Patrimônio Cultural Material executado pelo Instituto Nova Amazônia (INÃ) e Secretaria de Cultura do Pará (SECULT). Em setembro de 2021 foi lançado o site do projeto com o resultado desse mapeamento (www.palcobelem.com.br) e agora em janeiro de 2022 serão lançados o Aplicativo e o Guia de Espaços Teatrais, na semana do aniversário de Belém.

A equipe principal do projeto é formada por Sofia Lobato (atriz, produtora cultural e coordenadora do projeto), Junior Sá (ator e produtor) e Allyster Fagundes (ator e artista visual), que se conheceram na Escola de Teatro e Dança da UFPA (Etdufpa), quando iniciavam suas trajetórias artísticas no curso de teatro.




Sobre o Aplicativo

Sofia Lobato, atriz e coordenadora do projeto comenta que “o objetivo do aplicativo é proporcionar uma forma rápida e fácil para o público e o meio artístico acessar informações atualizadas sobre os espaços teatrais tais como: fotos, vídeos, localização, história, capacidade de público e agenda de espetáculos.”

O aplicativo foi desenvolvido também com o intuito de fortalecer o turismo artístico de Belém, para que tanto os moradores quanto os turistas que visitam a cidade conheçam e visitem os espaços de teatrais que fazem parte do patrimônio cultural e artístico paraense.

"Desenvolvemos a plataforma e o aplicativo do Palco Belém com grande entusiasmo e satisfação, como uma ferramenta para impulsionar a cultura e arte de Belém. A nossa sociedade atual é profundamente permeada pelos meios digitais, e o Palco Belém foi pensado para fortalecer a presença digital da produção artística da cidade.”, comentou Sofia.

O aplicativo foi inicialmente desenvolvido para o sistema Android, e estará disponível no dia do lançamento na loja Play Store do Google. Futuramente a equipe do projeto pretende lançar também uma versão do aplicativo para o sistema iOS da Apple.

Sobre o Guia de Espaços Teatrais de Belém

As informações coletadas pela equipe do projeto também estão presentes no Guia de Espaços Teatrais que será distribuído gratuitamente em cópias nos formatos físico e digital. O material contém 8 páginas e apresenta um pequeno resumo com fotos de 16 espaços teatrais de Belém, além de um mapa indicando a localização desses teatros pela cidade.

A coordenadora do projeto explica o objetivo do material: “como já investimos bastante no digital – site, redes sociais e app – a ideia do Guia de Espaços Teatrais é ser algo mais simples, que as pessoas possam manusear, conhecer um pouco sobre os nossos teatros e ver as fotos deles. Ficará como um registro do patrimônio cultural material da cidade. É um modo de despertar a curiosidade sobre o que acontece naquele local, que tipo de apresentações são feitas ali e possivelmente estimular o hábito de frequentar os eventos que acontecem nesses espaços.”

O artista Júnior Sá, integrante da equipe do projeto, destaca que a iniciativa visa também dar visibilidade para espaços artísticos menos conhecidos do grande público: “Quando se fala em ‘teatro’, geralmente nos vem em mente os grandes teatros, com palco italiano. Porém, também temos excelentes espaços alternativos e experimentais como casarões e anfiteatros, fundamentais para a cultura em Belém, que gostaríamos de ajudar a popularizar, para que fiquem conhecidos pelo grande público, auxiliando também na formação de plateia”, finalizou.


SERVIÇO – “Lançamento do Aplicativo e Guia de Espaços Teatrais do Palco Belém”

· Live de Lançamento

Data: 12 de janeiro, dia do aniversário de Belém

Hora: 20h

Local: Online, por meio de live no Instagram @palcobelem

· Ação de distribuição gratuita de Guias de Espaços Teatrais de Belém:

Data: 16 de janeiro, domingo

Hora: 10h

Local: Praça da República, nas proximidades do Theatro da Paz.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square