Projeto que vai capacitar 15 mil paraenses seleciona tutores
- blognewschristian
- 9 de jul.
- 2 min de leitura
Estão abertas as inscrições para a seleção de tutor presencial do projeto “Jovens Empreendedores Digitais” no período de 9 a 16 de julho. As inscrições podem ser feitas de forma virtual. Os interessados devem acessar o edital e os anexos no site do Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do link: https://faifce.ifce.edu.br/editais-bolsas/04-2025-selecao-de-tutor-presencial-para-o-projeto-jovens-empreendedores-digitais.
A seleção será realizada em duas etapas: análise curricular e entrevista. Uma vez definida a classificação na primeira etapa, serão convocados para a etapa de entrevista até quatro candidatos por função. A entrevista será realizada por meio de videoconferência e possui caráter eliminatório e classificatório, com pontuação de zero a 10; será desclassificado quem atingir nota inferior a 6 ou zerar qualquer um dos critérios exigidos.

Os tutores selecionados para o JEDI irão atuar presencialmente nos municípios paraenses contemplados pelo projeto (veja no final da matéria). Esses profissionais terão papel estratégico no acompanhamento dos alunos durante o processo formativo, apoiando tanto nas atividades pedagógicas quanto na adaptação ao uso da plataforma de ensino a distância.
A remuneração dos novos tutores será realizada por meio de bolsa, a ser paga pela Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAICE), conforme carga horária cumprida: R$ 1.500 para tutores presenciais de Ananindeua e Belém; e R$ 1.500 para tutores presenciais dos polos demais polos 1, 2 e 3. A carga horária é de 12h semanais.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 2 de agosto de 2025 no site oficial da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAICE): https://faifce.ifce.edu.br/editais-bolsas/.
Veja os locais de atuação do projeto:
a) Polo 1 - nove municípios: Ananindeua, Belém, Benevides, Breves, Castanhal, Marituba, Portel, Santa Izabel do Pará e Vigia;
b) Polo 2 - nove municípios: Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia e Tomé-Açu;
c) Polo 3 - sete municípios: Bragança, Capanema, Capitão Poço, Curuçá, Salinópolis e São Miguel do Guamá e Viseu;
d) Polo 4 - seis municípios: Dom Eliseu, Itupiranga, Marabá, Paragominas, Rondon do Pará e Ulianópolis;
e) Polo 5 - sete municípios: Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Parauapebas, Redenção, São Félix do Xingu e Tucumã;
f) Polo 6 - oito municípios: Altamira, Breu Branco, Itaituba, Jacundá, Novo Repartimento, Pacajá, Tucuruí e Uruará;
g) Polo 7 - sete municípios: Alenquer, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Santarém e Terra Santa.
JEDI vai capacitar 15 mil jovens em todo o Pará
O projeto “Jovens Empreendedores Digitais” vai formar 15 mil jovens, entre 16 e 24 anos, em áreas estratégicas do empreendedorismo digital. O projeto é resultado da parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Senado Federal. O coordenador-geral do projeto é Igor Pain. No Pará, o coordenador-geral é Gleydson Oliveira.
A iniciativa contempla 53 municípios do estado do Pará. Além da qualificação, vai gerar renda, estimular o protagonismo juvenil e fortalecer o ecossistema de inovação no Estado. Trata-se de uma ação estratégica que promove a inclusão produtiva e o desenvolvimento regional.
Acesse as redes sociais do JEDI: linktr.ee/jovensempreendedoresdigitais


















Comentários